Família | Revista Graça/Show da Fé
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023

COMPARTILHE

Foto: Nicola Fioravanti / Unsplash

O coração disputado


No sentido bíblico, o coração não é apenas um órgão vital para o corpo, mas também o lugar no qual a vida física se une à espiritual. Nele, o corpo se liga à alma, e o homem, a Deus. É o centro da personalidade, para onde confluem os afetos, os pensamentos, a vontade e as intenções. Por isso, Deus manda que O amemos de todo o coração (Dt 6.5) e promete: Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração (Jr 31.33).

Por essa razão, o texto de Provérbios 4.23 aconselha: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Considero esse um dos mais importantes provérbios por nos ensinar o quanto precisamos vigiar, afinal, se algo controlar o nosso coração, controlará toda a nossa vida. Segundo a Bíblia, o pecado, por exemplo, começa nesse órgão: Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mt 15.19). É para ele que o Senhor atenta quando olha para nós. O primeiro livro de Samuel registra: O homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (1 Sm 16.7). No segundo livro de Crônicas, está escrito: Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele (2 Cr 16.9).

Guarde os mandamentos – Por outro lado, o diabo também deseja conquistar a obediência do coração humano. Ele consegue isso quando a pessoa não vigia, cede aos desejos pecaminosos, dá ouvidos a palavras que não vêm de Deus, ou se deixa levar por mágoas e outros sentimentos, que podem estar sendo usados por Satanás para contaminar o interior dela. Quando o maligno consegue tal êxito, é um desastre. E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse (Jo 13.2). O demônio contaminou Judas e o levou a trair o Senhor Jesus. Judas era um dos discípulos, mas caiu no laço do diabo. Esteja alerta! O inimigo quer o seu coração, mas você foi comprado pelo sangue de Jesus Cristo.

Precisamos guardar a Palavra de Deus, para sermos habitação do Pai, do Filho e do Espírito Santo: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo 14. 23). Somente dessa forma, poderemos permanecer firmes nos caminhos do Senhor: A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão (Sl 37.31). Ele nos fortalecerá no dia mau, e poderemos dizer como Davi: O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei (Sl 28.7). Amém!

Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus em Minas Gerais


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *