Família | Revista Graça/Show da Fé
Falando de História – 287
20/06/2023
Heróis da Fé | Louis Zamperini – 288
10/07/2023
Falando de História – 287
20/06/2023
Heróis da Fé | Louis Zamperini – 288
10/07/2023

COMPARTILHE

Foto: Dave Hoefler / Unsplash

A pedra certa


A vida de Davi nos traz muitas lições importantes. Sua luta contra o gigante Golias (1 Sm 17) contém vários ensinamentos preciosos. O filho de Jessé era um jovem pastor quando foi ao campo de batalha levar comida para seus irmãos, que lutavam na guerra contra os filisteus. Lá, descobriu que um gigante do exército inimigo afrontava os israelitas. O rapaz, destemido e cheio da unção de Deus, decidiu enfrentá-lo e, com sua funda, encravou uma pedra na testa do oponente, abatendo-o.

A primeira lição que tiramos dessa experiência é que devemos dar pão à nossa família e pedras aos nossos inimigos. Cuidado para não fazer o oposto! Há quem esteja “lançando pedras” na família, perdendo a paciência com facilidade, fomentando brigas e disparando ofensas. Por outro lado, está dando pão ao adversário. Como? Permanecendo na prática do pecado, nutrindo pensamentos impuros, guardando mágoas, alimentando o medo e deixando de exercitar a fé. Precisamos identificar nosso verdadeiro inimigo, que é o diabo. Nossos familiares não devem ser o alvo de nossas investidas. Ainda que, em alguns momentos, possam ser usados pelo maligno, nossa luta não é contra a carne ou o sangue (Ef 6.12). 

Poder e autoridade A segunda lição é: devemos enfrentar o adversário com a motivação certa. Davi não foi lutar movido por orgulho ou vingança. Certamente, havia homens inflamados pelo ódio nos dois exércitos. Talvez já tivessem perdido muitos entes queridos naquelas batalhas e, possivelmente, estivessem ávidos por vingar a morte deles. Porém, a Bíblia ensina que a vingança pertence a Deus: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor (Rm 12.19b).

A motivação de Davi não era revidar os ataques e as baixas sofridas, e sim tirar a afronta do inimigo sobre Israel. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado (1 Sm 17.45). O jovem, então, foi ao ribeiro e escolheu cinco pedras lisas, trabalhadas pelas águas, a fim de enfrentar seu adversário. Contudo, bastou usar apenas uma para obter a vitória.

Davi escolheu a pedra certa, o Nome do Senhor, com a motivação correta. Nesse Nome, há todo o poder e toda a autoridade, mas, para usá-lo, precisamos ter os motivos certos e mirar contra nossos verdadeiros inimigos: Satanás e seus demônios. Dessa forma, assim como Golias tombou ao chão, quaisquer problemas familiares, financeiros ou de saúde cairão.

Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus em Minas Gerais


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *