Minha Resposta | Revista Show da Fé
Novela da Vida Real
01/04/2020
Telescópio – 249
01/04/2020
Novela da Vida Real
01/04/2020
Telescópio – 249
01/04/2020

O que devo fazer para receber o batismo no Espírito Santo?

T. R. M., sem identificação da cidade

R.: Em primeiro lugar, saber que esse batismo é uma bênção prometida a todo aquele que tem o Senhor Jesus como Salvador e Senhor de sua vida e que, para recebê-lo, é preciso crer (Jo 14.16,17). Em segundo lugar, compreender a finalidade dele, a qual é revestir o seguidor de Cristo do poder do Alto e capacitá-lo a ser testemunha da salvação (At 1.8). O Mestre prometeu que nós, Seus discípulos, faríamos obras iguais e até maiores do que as dEle (Jo 14.12). Ora, para tanto, é necessário poder sobrenatural, e esse vem à pessoa no ato do batismo com o Espírito Santo. Afinal, trata-se do mesmo Espírito que revestiu o Senhor em Seu ministério terreno e que O habilitava a evangelizar, curar e libertar (Lc 4.14-21). O Messias assegura que o batismo no Espírito Santo não se trata de algo reservado só para determinados indivíduos, pois o Pai não faz acepção de pessoas (Rm 2.11). Basta pedi-lo com fé, buscando em santificação e obediência à Palavra, e ele lhe será concedido (Lc 11.13). A Graça Editorial possui vasta coleção de ótimos títulos que versam sobre esse assunto, caso deseje aprofundar-se nele.


Tenho 11 anos e gostaria de saber o que devo fazer para me libertar de meus medos do escuro, de dormir sozinho, de demônios?

S. O. P., via internet

R.: O medo é uma das emoções mais fortes e destrutivamente poderosas que o ser humano pode ter. Desde a tenra idade, ele é cultivado pelos pais e outros adultos como ferramenta de educação, a fim de manter a criança obediente, temendo as consequências caso seja rebelde. Um exemplo simples dessa estratégia, que considero errada, está nas várias cantigas de ninar, em que se fala ao bebê que, se ele não dormir, a Cuca e outros monstros irão pegá-lo. Depois, ainda na infância, essa cultura do medo continua sendo incentivada por meio de lendas urbanas, como a do homem do saco. Além disso, há o medo natural do desconhecido. Daí o medo do escuro, o qual ganha força pelas histórias e pelos filmes de terror, sempre abundantes e disponíveis em nossa cultura apodrecida pelo pecado. Compreender tudo isso é só o primeiro passo para vencer o medo. Isso porque é na Palavra que encontrará o remédio contra ele: o amor de Deus que gera amor ao Senhor (1 Jo 4.18,19). Nosso Salvador está conosco todos os dias, de sorte que jamais deveríamos nos sentir sozinhos ou desamparados (Mt 28.20). O diabo conhece as fraquezas de suas vítimas e as explora sem piedade. Por isso, quem estiver fora da salvação estará à mercê de Satanás (1 Jo 5.18-20). Diante dessas verdades, você deve verificar sua relação com o Senhor, se ela é de fé ou apenas religiosa. Meu livro, publicado pela Graça Editorial, Medo: feche essa porta!, vai ajudá-lo em sua libertação.


Desconfio que alguém fez feitiçaria para me prejudicar, pois estou passando por momentos difíceis. Por mais que eu lute e tente sair dessa armadilha, não consigo me libertar de todo o mal que está sobre mim. Estou perdendo as forças e quase entregando os pontos. Uma colega de trabalho disse que põe cartas na mesa e faz aconselhamento espiritual. Fui ensinada que cartomancia não está de acordo com os princípios cristãos. Ela disse que isso não tem nada a ver, porque ela acende vela e faz oração para Deus. É pecado buscar esse tipo de ajuda para saber quem está fazendo algo para me prejudicar?

T. B. T., via internet

R.: Sua situação é muito séria. É realmente provável que alguém esteja desejando profundamente o seu mal. Entretanto, de pouca valia será saber quem é tal pessoa, porque, por trás dela, está o verdadeiro ente responsável por isso tudo: Satanás (Jo 10.10). Cartomancia e todo tipo de adivinhação são, sim, práticas proibidas pelo próprio Senhor (Dt 18.9-14). Portanto, o fato de alguém que as adota alegar fazer orações a Deus e acender velas (onde está isso na Bíblia?) não as legitima. Pela sua pergunta, percebe-se que a irmã não é assídua na igreja, e isso é grave, sobretudo nessa batalha contra o poder das trevas. Lá, aprenderia que contra o povo de Deus não há encantamento que prevaleça (Nm 23.23). Então, exorto a senhora a procurar Jesus, aquele que é nosso Socorro bem presente na tribulação e que veio desfazer as obras do diabo (Sl 46; 121; 1 Jo 3.8). Quem está em Cristo, por meio da fé, vence o mundo, e o maligno não pode tocá-lo (1 Jo 5.4,5,18). Em seguida, busque uma igreja que pregue o Evangelho completo e frequente as reuniões, em especial as de libertação. Peça a um pastor que faça a oração da fé em seu favor (Tg 5.13-16). Em breve, a sua vitória chegará, para a glória do Senhor Jesus.


Missionário R. R. Soares, onde fica o espírito da pessoa morta enquanto aguarda o Juízo Final?

C. H. F. V., via internet

R.: A Bíblia Sagrada ensina que o ser humano é constituído de uma parte material e uma espiritual (Gn 2.7). A primeira é chamada de pó da terra, e a segunda, espírito. Na morte, esses dois entes se separam, cada um retornando à sua origem (Sl 146.4; Ec 12.5-7). Como a parte espiritual veio de dentro de Deus, ela é eterna. Até que chegue o dia da ressurreição dos mortos (1 Co 15), o espírito e a alma permanecem, conscientes, em um dos dois lugares, dependendo da posição que a pessoa tomou em relação ao Senhor Jesus. Os que entregaram a direção de sua vida, pela fé, ao Salvador, vão para o seio de Abraão ou paraíso (Lc 16.22; 23.43; 2 Co 12.2-4). Os que rejeitaram a oferta do amor de Deus no Evangelho, por sua vez, irão para o hades, palavra grega, às vezes, traduzida por Inferno em nossas versões bíblicas. Agora, o mais importante a ressaltar nisso tudo é o fato de que o destino eterno de cada um é selado e definido durante a vida, não havendo qualquer possibilidade de mudança após a morte. E essa definição, como já disse, se dá com base na aceitação ou rejeição da Palavra. A história do rico e de Lázaro demonstra essa verdade. Daí a necessidade de dar ouvidos, com a máxima importância e urgência, ao que o Senhor declara no Evangelho (Mc 1.15).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *