Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Carta Viva – 253
01/08/2020
Jornal das Boas-Novas – 253
01/08/2020
Carta Viva – 253
01/08/2020
Jornal das Boas-Novas – 253
01/08/2020

O que o senhor pensa a respeito de pessoas que fazem uso de alucinógenos como meio de expansão da consciência para se aproximar do Ser superior?

W. A. Z., sem identificação da cidade

R.: A resposta, minha ou de qualquer outro indivíduo que tenha bom senso, é um tanto óbvia: trata-se de estupidez. O nome que você mesmo dá às substâncias usadas nessas experiências remete à alucinação, estado alterado de consciência em que se vê, ouve e se experimenta o não real. São, portanto, fantasias, para dizer o mínimo. O Senhor Deus, criador de tudo o que há, é real, único e absolutamente verdadeiro (Is 43.10). Cristo, a imagem visível do Deus invisível, declarou-Se a Verdade em forma de gente (Cl 1.15; Jo 14.6). Disse, também, que todo aquele que O visse, via o Pai (Jo 12.45; 14.9). Pois bem, Deus é real, Jesus é real, e ninguém precisa de absolutamente nada além da fé para entrar em comunhão com Eles (Jr 29.13; Hb 10.19-22). Então, quem busca o que não existe está perdendo tempo e se iludindo com mentiras promovidas por demônios, que farão com que acabe se perdendo eternamente.


Quando matou Abel, Caim temeu ser morto. No entanto, se só ficou Caim na Terra, quem poderia matá-lo? Como a humanidade se multiplicou se Eva só teve Caim e Abel?

T. U. L., via internet

R.: A história de Caim e Abel é contada no livro de Gênesis, nos capítulos 4 e 5 especialmente. Parece pouco, mas a verdade é que basta uma simples leitura deles para verificar como a pergunta que você fez contém equívocos grandes. Adão e Eva tiveram muitos filhos além de Caim e Abel. Sete, por exemplo, é mencionado por nome (Gn 5.3-5). É importante não se esquecer de que os primeiros seres humanos foram criados já adultos e diretamente das mãos de Deus. Ambos tinham saúde perfeita, como nenhum outro mortal jamais possuiu, com exceção do Senhor Jesus. Considerando-se que Adão viveu 930 anos, há quem estime que tenha tido várias centenas de filhos e filhas, talvez milhares. Ademais, estes também se multiplicaram com muita facilidade, visto estarem sob a bênção do Criador nesse sentido (Gn 1.28). Seguindo esse pensamento, quando Caim matou seu irmão, a Terra já estava razoavelmente povoada, o que justifica seu medo e explica o fato de ter encontrado esposa e constituído descendência. Quem assim pensa garante que a Bíblia Sagrada não menciona por nome todos os filhos e todas as filhas que as pessoas tiveram, mas apenas os que marcam as gerações, que têm alguma importância na constituição das genealogias, como o evangelista Mateus faz em relação ao Senhor Jesus (Mt 1.1-17).


Estou tendo dificuldade para me relacionar com meu irmão. Eu trabalho como operador de máquina pesada (carregadeira) na empresa que ele gerencia. Como vencer essa batalha?

A P., sem identificação da cidade

R.: A vitória sobre essa ou outras lutas está na união com o Senhor Jesus. Ele declarou que toda aflição deste mundo sucumbiria diante de Seu Nome, invocado por aqueles que nEle cressem (Jo 16.33). Sua Palavra, que nunca mente, afirma categoricamente que, se estivermos em Cristo, somos mais do que vencedores contra toda e qualquer circunstância (Rm 8.31-39). Diante dessas promessas extraordinárias, você precisa tirar seus olhos das situações que o atormentam e buscar alívio e salvação no Senhor. Aliás, Ele mesmo o convida a fazer isso, bem como a todos que estejam oprimidos (Mt 11.28-30). Então, busque Jesus agora mesmo. Confesse a Ele seus pecados e atenda a Seu convite, exposto acima. Caso necessite de ajuda para isso, basta ir a qualquer Igreja da Graça, que estaremos prontos para auxiliá-lo.


Missionário, não frequento nenhuma igreja porque sinto muita indisposição, devido aos meus problemas de saúde. Assisto ao Show da Fé pela televisão e aprendi bastante do Evangelho. Por causa disso, eu me tornei patrocinadora do programa. Se foi bom para mim, pode ser também para outras pessoas. Tenho vontade de ir regularmente à igreja. O que devo fazer para quebrar esse mal?

W. J. X. V., via internet

R.: A senhora tem de repreendê-lo agora mesmo, pois a Palavra de Deus ensina sobre a importância do ato de congregar (Hb 10.25). Embora assista ao Show da Fé, e isso seja positivo, como diz, a frequência a uma boa igreja é que lhe dará condição de ter comunhão com outros irmãos e exercer os dons que o Senhor tem para você. Aliás, é congregando que poderá participar das reuniões de busca do Espírito Santo e das demais bênçãos. Essa indisposição para frequentar a igreja só tem uma origem, Satanás, pois ele sabe o quanto será abençoada e útil na obra de Deus, de sorte que não lhe cabe outra providência a não ser mudar isso imediatamente, em Nome do Senhor Jesus (Lc 10.19). Faça isso e você verá o diabo derrotado sob seus pés (Rm 16.20).


Louvar ao Senhor com sons mais agitados (rock, por exemplo) é certo? O que pensa dos vários estilos de música evangélica, sobretudo as canções de bandas gospel de rock pesado?

I. M. F., sem identificação da cidade

R.: Estilo musical é questão de gosto, não de doutrina. O que determina se uma canção é ou não correta no culto é a mensagem que ela passa, transmitida pela letra e pelo ritmo. Se algum desses dois elementos remeter a uma inverdade ou a um desvio de comportamento, ou mesmo de pensamento, Deus não aceitará, pois será uma falsa adoração. É bom lembrar que adorar significa exaltar o Senhor acima de tudo, expressar por palavras, gestos e pensamentos o amor que Lhe dedicamos com todo o nosso coração (Dt 6.5; Mc 12.29). Portanto, o louvor genuíno visa agradar a Deus, e não ao adorador (Jo 4.23,24). Isso significa que não devemos impor nossa preferência pessoal, nosso gosto musical ao louvor, e sim examinar nosso coração, pedindo ao Espírito Santo que nos sonde e nos mostre toda motivação errada, pois, havendo alguma, o Senhor não aceitará nosso louvor nem mesmo nossa oração (Sl 139.23,24; 66.18). Podemos, então, concluir que o ato de louvar e adorar não pode ser uma diversão, algo que se faz porque se gosta, mas porque agrada ao Altíssimo, muito embora possa e deva nos alegrar. É assim que ensinam as Escrituras Sagradas (Sl 2.11; 32.11; 97.12; Jl 2.23; Fp 3.1; 4.4).


Missionário, o que a Bíblia diz sobre o cabelo da mulher: pode ou não ser cortado?

I. O. P., via internet

R.: As únicas instruções bíblicas acerca desse assunto apontam para a necessidade de o cabelo feminino ser mais comprido que o masculino e não chamar a atenção de modo ostensivo, ser instrumento de vaidade (1 Co 11.14,15; 1Tm 2.9; 1 Pe 3.3). Isso mostra que o Senhor Deus não aprova qualquer traço de confusão entre masculino e feminino, tanto que as vestes de um e outro também precisam ser distintas, assim como toda atitude que ofusque a presença do Redentor na pessoa, chamando a atenção dos outros para ela, em vez de para o Salvador (Dt 22.5). Nesse sentido, cada igreja orienta seus membros quanto a melhor maneira de observar esses ensinamentos da Palavra de Deus. Por isso, você deve obedecer à orientação de seu pastor, para não ser culpada do pecado de rebelião, que é gravíssimo (1 Sm 15.23).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *