Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Saudáveis Advertências – 257
01/12/2020
Atualidade
01/01/2021
Saudáveis Advertências – 257
01/12/2020
Atualidade
01/01/2021

Sou membro da Assembleia de Deus. Antes de me converter, eu já era noiva havia mais de dois anos. Assim que encontrei Jesus, minha vida virou um pesadelo. Com casamento marcado, fui traída, e meu noivo terminou comigo. Mas, depois, ele se arrependeu, e nós nos casamos. Estou casada há dois anos, porém, de um mês para cá, meu esposo não quer ficar em casa, bebe e está cada vez mais agressivo. O que eu faço, Missionário?

Y. R. E., sem identificação da cidade

R.: Pesadelo vive quem não tem a vida nas mãos de Cristo, mesmo que não atine com isso, devido à cegueira espiritual perpetrada pelo diabo (2 Co 4.4). Não sei como se deu sua conversão, se houve arrependimento, mudança real de valores e conduta, ou se foi apenas adesão a uma igreja evangélica, como acontece em muitos casos. Seja como for, o Senhor tentou abrir-lhe os olhos para a realidade na qual vivia seu noivo. O rompimento do noivado, naquela ocasião, foi o que chamamos de livramento. Embora convertida há pouquíssimo tempo, você deveria ter buscado aconselhamento pastoral e teria sido ensinada acerca das demandas da Palavra sobre se casar exclusivamente com quem partilha a mesma fé no Redentor (2 Co 6.14-18; 1 Co 7.39b). Entretanto, o fato de ter se casado com o antigo noivo não significa, necessariamente, que sua vida seja marcada pela derrota, pois a Bíblia descreve os seguidores do Senhor como mais do que vencedores em todas as coisas (Rm 8.37). Sua atitude como esposa cristã tem de ser a de lutar espiritualmente pelo seu marido, pela libertação e conversão dele, pois há demônios atuando para destruí-lo e acabar com seu lar. Peça ao Altíssimo sabedoria do Alto nesse intento (Pv 14.1; Tg 1.5). Estude os ensinamentos da Palavra para as esposas de maridos incrédulos e se esforce ao máximo a fim de ganhá-lo para Cristo (1 Co 7.12-16; 1Pe 3.1-6). Agarre-se à promessa de Atos 16.31 e determine sua bênção. A vitória será completa, para a glória do Nome do Senhor Jesus.

Como devemos agir para sermos batizados no Espírito Santo?

R. Q. Z., via internet

R.: Essa bênção é essencial para capacitar os servos de Cristo a serem testemunhas de Seu poder e a viverem triunfantemente o Evangelho. Ela é prometida a todos os que se tornam filhos de Deus pela fé no Senhor Jesus decorrente do arrependimento dos pecados e da conversão (At 2.38,39). Portanto, a primeira condição é ser seguidor sincero do Messias, vivendo pela Sua Palavra (Jo 14.31). Em seguida, é preciso crer na promessa do batismo com o Espírito Santo e dela tomar posse pela fé, como ocorre com todas as demais promessas das Escrituras a Seus filhos (Lc 11.9-13). Em meu livro Como tomar posse da bênção, há instruções dedicadas ao recebimento do batismo com o Espírito Santo para ajudar àqueles irmãos que têm dificuldades. A Graça Editorial, que publica a literatura, possui várias obras específicas sobre o batismo com o Espírito Santo, que serão muito úteis para todos quantos desejarem se aprofundar no entendimento desse tema.

Conheço uma pessoa que diz ter visões nas quais são reveladas mortes dos membros da igreja. Ela fala que vê uma caixa no meio da congregação e que Deus quer que saibamos, com antecedência, o dia de nossa morte a fim de nos prepararmos para o mal. Acho tais revelações muito esquisitas. Isso é de Deus?

E. W. A., via internet

R.: Quem declara, com autoridade absoluta, o que é ou não de Deus é apenas e exclusivamente a Palavra inerrante do Senhor (Jo 10.35; 17.17; Rm 3.4). Ela afirma que as revelações divinas que não estejam devidamente registradas na Bíblia Sagrada precisam ser julgadas pela liderança da igreja (1 Co 14.29,30). Ora, não há na Bíblia qualquer menção, por mínima que seja, de que o Criador deseja que saibamos, com antecedência, o dia de nossa morte. A Palavra nos exorta a estarmos preparados e vigilantes o tempo todo, até porque não sabemos quando o Senhor virá ou nós a Ele iremos por meio da morte (Mc 13.33). O único evento remotamente semelhante registrado no Livro Sagrado é o do rei Ezequias, e, ainda assim, Deus não lhe disse quando iria morrer, apenas que ele deveria pôr sua casa em ordem, pois não seria curado da enfermidade que o acometia. Entretanto, esse episódio não serve como base bíblica para a prática que você descreve, pois, além da mensagem levada pelo profeta, o Altíssimo deu sinais miraculosos inequívocos para provar a origem divina da revelação (Is 38.1-8). Infelizmente, muitos abandonam a igreja onde se ensina a Palavra e se deixam atrair por revelações que nada têm de edificantes, como nesse caso. Oremos por aqueles que agem assim, contudo evitemos ouvi-los (2 Jo 7-10).

Missionário, é errado praticar artes marciais por lazer ou para autodefesa?

H. R. A., via internet

R.: Segundo a Palavra de Deus, todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas convêm ou edificam (1 Co 10.23). Portanto, cabe a você verificar, em espírito de oração, se a realização do seu desejo é conveniente para a carreira de seguidor do Senhor Jesus ou não. De saída, podemos pensar nos perigos que as práticas marciais podem apresentar. A autoconfiança é um deles, pois as pessoas que temem ao Pai celestial aprenderam a não confiar em si nem nos recursos deste mundo, contudo somente no Altíssimo (Sl 20.7; 121.1-8). Outro risco é de reagir, com violência, diante de alguma situação que provoque ira. O Senhor Jesus ensinou que, como Seus discípulos, devemos agir como pacificadores e, de modo nenhum, agredir, ainda que agredidos. Ele chega a nos instruir a não resistir ao perverso, mas entregar pacificamente os objetos que ele demanda (Mt 5.39-48 —ARA). Por outro lado, há os aspectos positivos de qualquer prática que estimule a autodisciplina e os cuidados com a saúde, coisas que estão envolvidas no aprendizado das artes marciais. Como disse, avalie tudo isso diante do Pai, e Ele lhe direcionará pela Palavra (Sl 119.105).

Uma pessoa cristã me recomendou que dormisse com os pés voltados para o nascer do Sol. Segundo ela, agindo assim, tudo começaria a dar certo na minha vida. Missionário, isso é bíblico?

U. C. X., sem identificação da cidade

R.: Quando os apóstolos chegaram a Bereia e pregaram o Evangelho, os judeus daquela cidade ouviam as Boas-Novas com avidez, porém iam conferir nas Escrituras se aquelas novidades acerca da salvação no Senhor Jesus eram ou não coerentes com a Palavra (At 17.10,11). Os pregadores ali eram os próprios apóstolos, que realizavam prodígios e sinais extraordinários para provar que eram portadores da autoridade e do poder do Senhor. No entanto, ainda assim, os bereanos só se deixaram convencer depois de verificar as Escrituras. Nisso, fizeram muito bem, deixando-nos exemplo para que imitemos. Ora, se buscarmos na Bíblia algo sobre dormir com os pés na direção leste, o que encontraremos? Eu nunca vi esse tipo de ensinamento no Livro Santo, e ele nos instrui a rejeitar as lendas e fábulas profanas, oriundas de gente decrépita e desviada da Verdade (1 Tm 4.7; Tt 1.14; 2 Pe 1.16).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *