Saudáveis Advertências | Revista Graça/Show da Fé
Novela da Vida Real – 257
01/12/2020
Entrevista – 258
01/01/2021
Novela da Vida Real – 257
01/12/2020
Entrevista – 258
01/01/2021

Saudáveis Advertências – 257

Saúde e trabalho

O ano de 2020 foi o mais estressante da história para os trabalhadores ao redor do mundo, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Oracle (empresa multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos, especializada no desenvolvimento e na comercialização de hardware e softwares e de banco de dados) à Workplace Intelligence, firma de consultoria em Recursos Humanos. Depois de reunir dados de 12 mil funcionários, gerentes e executivos da Oracle em 11 países, o levantamento apontou que a pandemia da covid-19 aumentou o estresse, a ansiedade e o esgotamento relacionados ao trabalho.

Com relação ao Brasil, o estudo mostrou que os trabalhadores da empresa norte-americana, em nosso país, são os que mais perderam o sono por causa de questões relativas à vida profissional: 53% passaram a apresentar problemas para dormir – um percentual bem maior que a média mundial de insones, que é de 40%, segundo os pesquisadores. Além disso, 70% dos empregados brasileiros relataram ter experimentado mais estresse e ansiedade no trabalho, em 2020, do que em qualquer outro ano anterior, e 90% disseram que problemas de saúde mental no trabalho (estresse, ansiedade e depressão) afetaram sua vida doméstica. (Élidi Miranda, com informações de Oracle Brasil)


Resultados promissores

Estudos preliminares de pesquisadores da Universidade Positivo, no Paraná, sugerem que substâncias extraídas de uma árvore nativa do Sul do país podem combater a obesidade e diminuir a quantidade de gordura no fígado. Trata-se do cedrico (picramnia excelsa) encontrado em abundância nas matas de araucária paranaenses.

Os primeiros testes, feitos em ratos, demonstraram resultados promissores. Os roedores foram alimentados com grandes quantidades de açúcar e, portanto, engordaram e adquiriram gordura no fígado. Depois de 24 semanas, mantiveram a dieta, mas acompanhada de doses de extrato do cedrico aplicadas no estômago. Após um mês de tratamento, os pesquisadores constataram que a planta impediu que os animais continuassem a engordar e eliminou a gordura no fígado. Em uma etapa futura, os cientistas pretendem avaliar a ação do vegetal no organismo humano e, eventualmente, desenvolver um medicamento. (Élidi Miranda, com informações de Bem-Estar)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *