Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Jornal das Boas-Novas – 258
01/01/2021
Carta do Pastor à ovelha – 260
01/03/2021
Jornal das Boas-Novas – 258
01/01/2021
Carta do Pastor à ovelha – 260
01/03/2021

Tenho uma irmã, que também é evangélica, mas frequenta outra igreja. Ela só vive mentindo e fofocando em grupo de WhatsApp. Há alguns anos, busco a Deus na Igreja da Graça, orando ao Senhor para alcançar a minha família. No entanto, ultimamente, estou bastante chateada porque me sinto sozinha nessa luta. Eu me sinto fraca e cansada. Além disso, há essa questão da minha irmã. O que devo fazer?

M. J. A., sem identificação da cidade

R.: A primeira atitude, irmã, é repreender, em o Nome de Jesus, esse espírito de desânimo e derrota. Leia, várias vezes, as palavras que o Espírito Santo deu a Paulo e busque, em oração, fazer delas as suas (2 Co 4.7-18). Embora o cansaço seja comum entre os que travam batalhas espirituais, a verdade nunca está naquilo que vemos ou sentimos, e sim na Palavra de Deus, como experimentou vivamente o profeta Elias (1 Rs 19.1-18; 2 Co 5.7). O que sua irmã está fazendo é condenável diante do Senhor, mas brigar com ela não irá ajudar em nada (Pv 6.16-19). Ao contrário, além de orar por ela, como já tem feito, procure instruí-la de forma mansa, dando exemplo de compreensão, humildade e conduta (2 Tm 2.14-18). E não se estribe no fato de alguém, mesmo a senhora, frequentar uma igreja, pois o que conta é a ligação da pessoa diretamente com o Senhor Jesus, pela fé em Sua Palavra (Jo 15.1-8). A igreja é fundamental para ser um lugar onde a Bíblia Sagrada é ensinada, porém, se a pessoa não obedece às Escrituras, de nada adianta. Santifique-se, anime-se na promessa de Atos 16.31 e volte para a luta, pois a vitória é garantida (Rm 16.20).

O senhor acha errado um cristão praticar lutas como jiu-jitsu ou kickboxing? É pecado fazer musculação e desejar ter um corpo musculoso?

W. Q. S., via internet

R.: Quando alguém temente ao Senhor precisa avaliar se uma atividade é lícita ou não basta lembrar-se de dois pontos. O primeiro é o ensinamento da Palavra de que, embora tudo nos seja lícito, nem tudo convém, pois há coisas que não edificam e outras que escravizam ou comprometem nosso testemunho como embaixadores do Reino de Deus (1 Co 6.12; 10.23; 2 Co 5.20). O segundo é que existe uma maneira certa para definir o que convém e saber se algo irá macular nossa imagem como seguidores do Senhor Jesus. Basta olhar para o Mestre e verificar como Ele mesmo agiria, se estivesse em nosso lugar. Afinal, é nosso dever andar como Ele andou (1 Jo 2.6). Pois bem, você consegue imaginar o Salvador engalfinhado com outro homem, ou com ele trocando socos e chutes, como acontece nessas lutas marciais mencionadas? Tenho certeza de que o Senhor seria um péssimo lutador, pois ensinou a oferecer a outra face como resposta à agressão (Mt 5.39). Muitos irmãos apreciadores dessas lutas alegam se tratar de exercícios bons para a saúde. Ora, se o objetivo é o cuidado saudável, preocupação que todo cristão deve ter (1 Co 3.16,17; 6.19,20), existem opções bem melhores, que não agridem ninguém. Mas atenção: zelar pela saúde é algo bastante diferente de querer um corpo musculoso para chamar a atenção dos outros, algo que a Bíblia chama de vaidade (Sl 39.5,11).

Vivi com o pai dos meus três filhos durante 16 anos. Não éramos legalmente casados, porém nos separamos porque ele voltou para sua antiga namorada, e eles moram juntos há uma década e meia. Tenho 46 anos e quero ser feliz com alguém. Meu filho mais velho já está casado e tem três filhos. Posso me casar com outra pessoa? Não tenho ninguém em vista, mas gostaria de encontrar um homem de Deus. Qual conselho o senhor me daria, Missionário?

K. D. I., via internet

R.: O conselho é o de sempre: busque ao Senhor, abra o coração em Seu altar, e Ele a guiará (Jr 33.3). Tudo isso que a senhora contou demonstra como andar segundo o próprio entendimento acarreta confusão e frustração. Portanto, agora que conhece Jesus, aja de modo completamente diferente, e Ele endireitará tudo quanto está torto (Pv 3.1-10). Casar-se, nas circunstâncias da senhora, não é pecado, entretanto pode ser um estorvo para a vida de serviço a Deus, se a escolha do cônjuge não for dirigida pelo Senhor (1 Co 7.8,9,27-35). Pondere sobre o assunto em oração e esteja atenta à voz de Deus em Sua Palavra, lembrando-se de levar seus filhos e netos à fé em Cristo por meio de seu exemplo de vida.

Por que, mesmo sendo fiel aos propósitos de Deus, as perseguições têm sido tão frequentes? Pessoas das quais não esperava determinadas atitudes têm se levantado e são usadas pelo mal. É assim mesmo a nossa vida, uma constante luta? O que posso fazer para permanecer fiel a Jesus e vencer?

T. P. N., sem identificação da cidade

R.: Primeiro, pare de chorar e de se achar uma pobre vítima injustiçada, pois isso desagrada ao Senhor (Jr 12.5). As perseguições contra aqueles que são do Salvador foram anunciadas por Ele e são a marca distintiva de quem é genuinamente dEle (Lc 6.22,23; 2 Tm 3.12). O Mestre advertiu Seus seguidores contra a admiração e os elogios dos homens (Lc 6.26); e nenhuma perseguição, por mais dura e cruel que seja, será capaz de nos separar do amor de Deus (Rm 8.35-39). Portanto, fique firme na Palavra e na oração. Dedique tempo à consagração e ao jejum, adorando a Deus em espírito e em verdade, pois, assim, todo esse mal que as pessoas lhe têm feito perderá a força e deixará de incomodar você. Podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece, e o poder dEle se aperfeiçoa em nossa fraqueza, decorrente das tribulações e perseguições (Fp 4.13; 2 Co 12.10). Medite nesses textos e tome posição de vencedor.

Missionário, é certo namorar pela internet?

B. I. F., sem identificação da cidade

R.: O verbo namorar e o termo internet não aparecem no Texto Sagrado, porque são aspectos de nossa cultura contemporânea. Mas isso nem de longe significa que a Bíblia se cale acerca do assunto. Ela nos foi dada pelo Senhor para aperfeiçoar Seus filhos de modo crescente na santidade e na obra em prol do Reino de Deus (2 Tm 3.16,17). Se há uma área em que os valores do Reino divino se contrapõem de modo absoluto aos deste mundo, é a das relações íntimas entre as pessoas. Hoje, há uma espécie de consenso diabólico de que não há mal em solteiros praticarem sexo, como se fossem casados. Entretanto, as Escrituras afirmam o contrário, advertindo que isso condena ao Inferno aqueles que assim agem (1 Co 6.9,10; Hb 13.4; Ap 21.8). Infelizmente, a web tem sido uma pedra de tropeço gigantesca para milhões de pessoas, solteiras e casadas, facilitando a impureza sexual e o endurecimento do coração. Quem leva Deus a sério só pensa em namorar com vistas ao casamento, e isso dentro dos padrões da Palavra (1 Ts 4.1-8). Para tanto, o melhor é deixar-se guiar pelo Senhor e não confiar nos sentimentos do coração (Pv 16.1; Jr 17.9). Em seguida, buscar somente entre os filhos e as filhas de Deus aquele ou aquela que possa ser pretendente, a fim de orarem, pedindo confirmação e direção do Senhor. Se houver sinceridade nesse processo, Ele promete dar o melhor (Pv 19.14; Is 1.19).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *