Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Telescópio – 264
15/07/2021
Carta do Pastor à ovelha – 265
15/08/2021
Telescópio – 264
15/07/2021
Carta do Pastor à ovelha – 265
15/08/2021

Tenho 27 anos, já fui casada e hoje sou divorciada, mas moro com um rapaz há quatro anos. Já aceitei Jesus, porém sei que isso não basta para que eu seja salva. Preciso me libertar de muitas coisas deste mundo e sinto uma vontade imensa de ser batizada nas águas e fazer algo para a obra de Deus. Tenho orado para a conversão do meu esposo e para que eu possa regularizar a nossa situação conjugal no cartório. Devo continuar orando por isso ou devo me separar dele?

W. L. J., sem identificação da cidade

R.: Você sabe, em seu íntimo, que sua situação está completamente fora dos planos de Deus. Ser do Senhor Jesus implica amá-Lo e guardar Sua Palavra (Jo 14.21,24). De nada adianta vê-Lo como Salvador, e não obedecer-Lhe (Mt 7.21). Portanto, busque a Deus em oração e consagração pessoal com todas as suas forças e estude a Bíblia. Para ajudá-la a sair dessa condição que a levará à condenação eterna caso você não mude, recomendo dois livros que escrevi: Arrepender-se para não cair e Considerai-vos como mortos. Eles reforçarão sua fé para enfrentar as lutas espirituais no processo de libertação de tudo o que você mencionou. Depois desses, leia o Curso Fé, um estudo guiado da Bíblia Sagrada, que a fará caminhar vitoriosamente, para a glória do Senhor Jesus.


Sou separada judicialmente há cinco anos, e ficou convencionado que o apartamento adquirido durante o casamento – e no qual moro – seria vendido. Caberia a meu ex-marido 50% do valor da venda e a mim, os 50% restantes. Só que ele gasta todo o dinheiro que ganha com vícios e contraiu uma dívida tão alta que fomos obrigados a colocar o imóvel à venda. Devo devolver o dízimo da parte que eu receber? Na minha igreja, fui orientada a fazer isso.

R. O. H., via internet

R.: Com relação aos aspectos civis da partilha e da possível venda do imóvel, aconselho a irmã a contar com a assistência de um advogado que não seja o mesmo do seu ex-marido. Esse processo é penoso e envolve muita coisa, como essa dívida que a senhora menciona. Agora, sobre o dízimo, a Palavra nos ensina que ele deve, sim, ser devolvido na proporção daquilo que recebemos (Gn 28.22; Ml 3.8-12). Trata-se de um compromisso e, ao mesmo tempo, de uma promessa, pela qual o dizimista que age por fé e amor é abençoado de modo sobrenatural.


Há muito tempo, tenho ouvido que pessoas que cometem suicídio estariam condenadas ao Inferno. É o que diz a Bíblia? Qual é a opinião do senhor a respeito disso?

S. E. P., via internet


R.: Pensando primeiro em quem já perdeu assim um ente querido, tenhamos cuidado e sabedoria para não causar desespero ou desesperança. A Bíblia Sagrada não se refere direta e explicitamente à condenação do suicida, até porque a salvação é pessoal e pode ser dada em um átimo de segundo, no último suspiro, diante do arrependimento expresso no âmago da alma, entre o suicida e o Senhor, que é rico em perdoar, cujas misericórdias não têm fim (Is 55.7; Lm 3.22). É bem verdade que a Palavra de Deus ensina que Ele destruirá os que destruírem o templo do Espírito Santo, isto é, nosso corpo físico (1 Co 3.17). Alguns usam esse texto para provar que o suicida vai inapelavelmente para o Inferno, mas é preciso lembrar que o único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo, não outra iniquidade. Ademais, o texto não fala só, nem diretamente, do suicídio, mas também de toda atitude ou hábito irresponsável em relação à saúde de nosso corpo, como vícios, má alimentação, falta de sono, excesso de trabalho, de lazer. Uma pessoa dependente de refrigerante ou café, por exemplo, é tão condenada por esse texto quanto o suicida. Outro fator importante a ressaltar é que ninguém põe fim à própria vida estando em juízo perfeito, logo, o suicida nunca é alguém sadio e equilibrado, e sim uma pessoa perturbada e desesperada, situação que o Senhor leva em consideração, pois Ele é justo e compassivo (Sl 116.5). Minha conclusão é que devemos pregar e viver a Palavra de Deus, a fim de levar alívio e salvação aos desesperados (Mt 11.28ss) e nunca julgar ninguém, pois esse papel é exclusivo do Senhor (Mt 7.1; Ap 7.10).


Missionário, poderia explicar o significado do texto de Provérbios 3.16?

R. Y., via internet

R.: O contexto imediato e remoto desse versículo trata dos benefícios que alcançam todos os que encontram a sabedoria e vivem por ela. Provérbios frisa que a sabedoria verdadeira vem com o temor ao Senhor (Pv 1.7; 9.10; 15.33). Ora, quem obedece à Palavra é bem-aventurado em tudo (Sl 1.1-3). Tem vida longa e suas necessidades são supridas de modo abundante: Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra (Pv 3.16).


Missionário, em Mateus 27.3-5, está escrito que Judas Iscariotes sentiu remorso, tentou devolver as 30 moedas que recebeu e se enforcou. Em Atos 1.18, está registrado que Judas comprou um terreno onde caiu e os seus intestinos se esparramaram. Por que essa divergência? Afinal, o que aconteceu com Judas?

E. Q. X., via internet


R.: Não há divergência alguma, os textos se complementam. Judas enforcou-se em uma árvore, cujo galho não suportou seu peso, fazendo-o despencar em uma ribanceira, onde suas entranhas se esparramaram, exatamente como a Bíblia descreve. Cuidado com as artimanhas do diabo, pois ele busca confundir os incautos, plantando dúvidas acerca da Palavra de Deus (Gn 3.1-5,13). O Senhor Jesus declarou, com todas as letras, que ela é a Verdade (Jo 17.17). Pedro ensina que as Escrituras nunca foram produzidas por vontade humana, mas veio diretamente do Espírito Santo (2 Pe 1.21). Isso é mais do que suficiente para quem tem fé e conhece ao seu Deus.


Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

Tenho Jesus como meu único Salvador e tenho sede de evangelizar minha família, a qual ainda coloca Maria como intercessora. Ajude-me a encontrar uma boa resposta para o texto de João 19.26-27, tão citado pelos católicos.

G. J. C., sem identificação da cidade

R.: Você não deve, de jeito nenhum, cair na tentação de discutir religião, seja com quem for. Isso nunca leva a nada de positivo e é uma das artimanhas do diabo para impedir que a Verdade prevaleça.
Siga as orientações da Palavra para esses casos e será bem-sucedido (2 Tm 2.14-16). Apegue-se, com toda sua fé, à promessa de Atos 16.31 e determine sua vitória (Mc 11.23). Dê seu testemunho do poder do Senhor Jesus por meio de exemplo de vida e conduta. Mostre como o Salvador o transforma em alguém melhor a cada dia, pois isso será facilmente visto por quem o conhece bem, como seus familiares. Quanto a Maria, não vejo como os eventos no Calvário influenciam em qualquer crença a respeito de vê-la como intercessora. O Salvador, ali, demonstrou Seu cuidado e amor por Sua mãe, a qual, obviamente, sofria ao contemplar seu primogênito sendo torturado e morto. A atitude consoladora e protetora de João teve pleno êxito, pois logo após a ressurreição do Senhor Jesus, vemos Maria e seus outros filhos e outras filhas reunidos com os apóstolos, no cenáculo, orando e aguardando a descida do Espírito Santo (At 1.12-14). Se necessário, exponha, com amor, os textos de Pedro e de Paulo que atestam haver só um Mediador entre Deus e os homens, Jesus, mais ninguém (At 4.12; 1 Tm 2.5). Ore e deixe o Senhor usar você.


2 Comments

  1. Rr soares santidade ao senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *