Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Entrevista – 268
01/11/2021
Carta do Pastor à ovelha – 270
01/01/2022
Entrevista – 268
01/11/2021
Carta do Pastor à ovelha – 270
01/01/2022

Missionário, haverá salvação para aqueles que não forem arrebatados, mesmo não tendo aceitado os sinais da besta nem a adorado?

J. V. C., via internet

R.: Sim, haverá salvação após o arrebatamento, pois o Evangelho continuará a ser pregado pelos representados nas duas testemunhas e pelos 144.000 (Ap 11.3-13; 14.1-5). Entretanto, é erro gravíssimo relaxar na fidelidade, deixando para firmar-se em Cristo só quando o arrebatamento ocorrer, como pensam alguns cristãos enamorados do mundo. Durante o período conhecido como Grande Tribulação, o diabo dirigirá a dupla de governantes do mundo, o político e o religioso (Ap 13; 12.9; 20.2). Logo após descrever esses líderes, o livro de Apocalipse fala dos seguidores do Cordeiro em termos muito elogiosos (Ap 14.1-5). Isso mostra que os adoradores da besta e os do Cordeiro conviverão durante algum tempo. O restante do livro alerta para a brutal perseguição que aqueles líderes, movidos pelo poder de Satanás, promoverão contra os seguidores de Jesus (Ap 13.2; 17.6). Então, fica claro que há apenas dois tipos de pessoas: os adoradores da besta e os seguidores do Cordeiro. Em termos espirituais, não há espaço para neutralidade (Lc 11.23).

Ninguém faz ideia do momento específico em que se dará o arrebatamento dos salvos (1 Ts 4.13-18). No entanto, só subirão com o Senhor Jesus aqueles que não se deixaram iludir pelas trevas e perseveraram em fidelidade até o fim (Ap 2.10; 20.4). Em outras palavras, serão arrebatados os que ouvirem as várias advertências da Palavra e se mantiverem vigilantes (1 Ts 5.1-11). Ora, sabendo de tudo isso e sobre o anticristo e o falso profeta, que operarão prodígios jamais vistos, a fim de enganar o mundo, todo salvo deve manter-se sóbrio e atento para não ser seduzido pelo pecado (2 Ts 2.1-12). É assim que lhe será amplamente suprida a entrada no Reino Eterno, sem risco de vir a se perder pelas artimanhas de Satanás (2 Pe 1.11).

.


Missionário, está correto batizar em Nome de Jesus, tal como os apóstolos batizavam?

I. R. C., sem identificação da cidade

R.: Essa dúvida é fácil de ser resolvida, pois a Bíblia declara que temos de olhar para o Messias: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12.2). Basta, portanto, aplicar isso agora! Ele disse: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19). Está nítido que essa é a fórmula que temos para seguir, batizar os convertidos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Alguém poderia citar este versículo: E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2.38). Além desse, há outros textos no livro de Atos dos Apóstolos que explicitam o mesmo conteúdo. Então, existe contradição entre a ordem de Jesus e o que Pedro e outros disseram? Não. Ninguém tem autoridade para mudar o que o próprio Senhor disse. Ademais, Ele e o Pai são um e de ambos (Pai e Filho) procede o Espírito Santo (Jo 10.30; 14.9; 14.16ss). Ora, se Jesus e o Pai são uma unidade, donde também procede o Espírito Santo, então falar que alguém foi batizado em Nome de Jesus é o mesmo que dizer que foi batizado em nome de toda a Trindade. Querer que o Filho tenha alguma primazia sobre as outras pessoas constituintes do Deus da Bíblia é errado e só acarreta confusão. Por isso, na hora de batizar, devemos usar a formula dita por Ele. Quando batizo alguém nas águas, digo: “Eu batizo você em Nome do Senhor Jesus para remissão dos seus pecados, circuncisão do seu coração, despojamento do corpo da sua carne e do pecado, sepultamento da sua velha natureza e para que passe a andar em novidade de vida”. Faço isso em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Masturbação é pecado?

J. V. M., via internet

R.: Claro que é, pois está nas Escrituras: Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se (1 Co 7.9). Ela não orienta ninguém a se satisfazer de outra forma. Também ensina que o leito conjugal é digno de honra: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará (Hb 13.4). Foi o Altíssimo quem nos fez com desejos e disse que isso é santo (Gn 2.24). Porém, o desejo sexual deve ser satisfeito somente no leito conjugal sem mácula, pois o que passa disso é prostituição – adição de coisas que não foram planejadas por Ele. Portanto, sigamos a orientação celestial: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele (Gn 2.18b). “Resolver-se sozinho” nunca foi da vontade de Deus, e quem O segue não fará nada de errado, mas acertará cem por cento, buscando o casamento no Senhor. O Livro Sagrado também ensina que qualquer prática sexual fora do casamento é obra da carne e leva o praticante à condenação eterna (Gl 5.19-21; 1Co 6.9; 1 Tm 1.9,10; Hb 13.4; Ap 21.8; 22.15). Há muita gente, inclusive nas igrejas, escrava do sexo impuro e precisa buscar, com toda a urgência, sua libertação. Não é porque “todo mundo faz e acha normal” que algo deixa de ser pecado, muito ao contrário. Os apóstolos Paulo, João e Tiago usam palavras bem duras para mostrar que todo aquele que segue os costumes “normais” do mundo, inclusive na relação conjugal entre casados, está condenado diante do Deus santo (1 Co 6.13; 1Jo 2.15-17; Tg 4.4). Para quem deseja aprofundar-se nessa temática, recomendo os livros de Steve Gallagher, No altar da idolatria sexual e Liberte-se das paixões deste mundo, da Graça Editoria


Sou contador autônomo e exerço essa atividade em minha residência. No entanto, tenho despesas com o material de expediente, a linha telefônica, internet, anuidade do conselho sindical e outros gastos decorrentes do exercício da função. Minha pergunta é: posso deduzir essas despesas da minha renda antes de devolver o dízimo?

C. A. F. B., via internet

R.: Malaquias alerta de modo fortíssimo para o risco de roubar a Deus nos dízimos e diz que todos eles sejam entregues na Casa do Senhor (Ml 3.8-10). Se você fosse um empregado comum, sua renda viria de seu salário, e dele, o irmão deduziria os 10% que pertencem ao Altíssimo. O autônomo é uma empresa de um único empregado, portanto, se quiser, desconte o custo natural para conseguir o faturamento e dê ao Senhor o dízimo do que resta, mas o aluguel da sua casa e a sua parte da previdência social e do imposto pessoal não devem ser tirados da “empresa”, pois é coisa pessoal. Sem dúvida, você sabe o que fazer. Não diminua o valor que pertence a Quem nos deu e dá tudo! O Senhor Jesus nos exortou a dar a César o que é dele, e a Deus o que Lhe cabe (Mc 12.17).


Foto: Arquivo Graça / Marcelo Nejm

Assisto sempre ao seu programa na TV. Poderia explicar o texto de Provérbios 3.16?

Q. L. H., sem identificação da cidade

R.: A explicação está no versículo 13, do mesmo capítulo. Provérbios 3 inteiro trata dos princípios apresentados pelo livro, pois, por meio deles, a vida e o caráter do homem são completamente transformados. O autor descreve, em palavras vívidas, os benefícios da sabedoria que sobrevirão ao homem que a buscar. Os que guardam os mandamentos do Livro Santo serão reconhecidos como bem-aventurados (v. 13), alcançarão vida longa e suprimento abundante (vs. 2,10,16), terão saúde para o corpo e vida para a alma (vs. 13,22), bem como obterão proteção e segurança (vs. 23-26). Contudo, os que se basearem no que aprendem com o mundo jamais terão o Senhor operando na vida deles. O “segredo” está em ouvir a pregação das Escrituras e pôr a confiança em Quem jamais deixou de cumprir Suas promessas (vs. 5-7).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *