Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Heróis da Fé | David Brainerd
05/12/2022
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Heróis da Fé | David Brainerd
05/12/2022
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022

Quem é a besta citada em Apocalipse? Ela já veio?

D. S., União da Vitória (PR)

R.:Na Bíblia Sagrada, temos duas descrições principais dessa figura que é conhecida como “a besta que sobe do mar”, “o anticristo” ou “o homem do pecado, o filho da perdição”. Em Apocalipse, o apóstolo João a descreve como um poderoso líder político, que recebe poder sobrenatural do diabo e autoridade sobre todas as nações da Terra (13.1-10). Esse discípulo, em sua primeira e segunda epístolas, usa o termo anticristos para se referir a falsos líderes cristãos que se levantariam ao longo da História com o intento de confundir os salvos e desviá-los da Verdade (1 Jo 2.18,22; 4.3; 2 Jo 7). Portanto, o anticristo não é um só, pois já surgiram vários desde o tempo dos apóstolos. Contudo, a Palavra de Deus alerta para o último deles, descrito em Apocalipse, que governará o mundo pouco antes do fim desta era. Em 2 Tessalonicenses 2.1-12, o apóstolo Paulo acrescenta detalhes à atuação desse personagem, a quem denomina “homem do pecado” e “filho da perdição”. Contando com um imenso poder de sedução, o anticristo convencerá o mundo a se opor a Deus e a tudo que represente o que é santo, levando a humanidade a mergulhar na mais profunda devassidão. Não é preciso mencionar que a sociedade atual caminha a passos largos nessa direção, o que indica claramente que estamos muito próximos desses eventos finais. Quanto à identidade desse ser, penso que já foram feitas especulações mais do que suficientes, das quais nada resultaram de positivo. O certo a se fazer é vigiar, como o Senhor Jesus exortou, em oração e estudo da Palavra, a fim de não cairmos nas armadilhas de Satanás e estarmos prontos, em santidade, para o encontro com o Senhor nos ares (Mt 24.3-14; 1 Ts 4.16,17).


Missionário, vou me casar e gostaria de saber o que pode e o que não pode em uma relação sexual. Poderia dar conselhos a respeito ou me indicar um livro que trate do assunto?

T. C., via internet

R.: O ato sexual é um privilégio criado por Deus exclusivamente para os casados. Além das advertências contra a infidelidade, as Escrituras instruem acerca dos limites na vida conjugal (Pv 6.32-35; Ml 2.13-16). Afinal, as práticas sexuais dos filhos de Deus não podem ser iguais às dos ímpios, marcadas pela paixão da concupiscência e pela devassidão, que é a falta de freio moral (1 Ts 4.3-5; 1 Co 6.10). O leito conjugal de quem teme ao Senhor reflete Sua santidade, mas isso não implica em qualquer prejuízo de alegria ou prazer ao casal (Hb 13.4). Em termos práticos, o Livro Sagrado ensina que todos os órgãos do corpo foram criados com finalidades específicas e assim devem ser utilizados, natureza com natureza, jamais fugindo disso (1 Co 6.13). Não à toa, a Bíblia usa a expressão contra a natureza para se referir às relações sexuais feitas com membros do corpo que não foram criados para isso (Rm 1.26). Note que o contexto imediato (1.18-32) trata claramente de paixões infames, atitudes que não devem existir nem mesmo no pensamento dos filhos de Deus.


Minha família está passando por graves problemas financeiros. Meu pai é motorista de caminhão, mas tem feito poucos fretes. Já estivemos em condição pior, antes de eu e minha mãe entregarmos nossa vida a Jesus. Quando conhecemos o Evangelho, houve uma melhora, mas ainda temos dívidas. Missionário, ajude-nos! O que devemos fazer para sair dessa situação?

P. N. X., via internet

R.: A resposta está no Evangelho, tanto que reconhece uma melhora nessa área após terem conhecido o Salvador. É na busca sincera do Reino de Deus e de Sua justiça que as demais coisas são acrescentadas, conforme a promessa feita pelo próprio Senhor Jesus
(Mt 6.33). Mas o que significa buscar o Reino na prática? É envolver-se com o Rei dos reis por meio da oração e do estudo cuidadoso da Palavra, a fim de modificar o seu modo de vida para pautá-lo segundo a vontade do Criador. Por exemplo, muitas vezes, permitimos que o desejo de gastar mais do que ganhamos nos domine e ainda nos apoiamos nas falsas e traiçoeiras facilidades do cartão de crédito. Muita gente não vê problema nisso, porém as Escrituras Sagradas ensinam que não devemos criar dívidas, e sim ter um estilo de vida simples e compatível com o que recebemos (Rm 13.8; 1 Tm 6.6-9; Hb 13.5,6). Ora, quem não vigia nessas questões tidas como menores logo se verá enrolado nos juros altíssimos que sufocam o devedor. Deixar de usar o cartão ou outra forma de crediário e renegociar as dívidas são um bom começo para pôr as contas em ordem, ainda que seja necessário viver com o básico para a sobrevivência. Conheci diversas pessoas que assim fizeram, e, hoje, são vencedoras em todas as áreas da vida, pois agiram com a sabedoria dada por Deus aos que O buscam de coração e com fé (Tg 1.5-8). Recomendo dois livros meus que ensinam como exercer a fé bíblica nessa e em qualquer outra área da vida: Como tomar posse da bênção e Bênçãos que enriquecem. Você os encontra no site da Graça Editorial.


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Estou errado por tentar restaurar meu casamento de nove anos, mesmo tendo sido traído pela minha esposa, que me deu a nossa filha, de oito anos?

J. B. C., sem identificação da cidade

R.: Claro que não está, se, de fato, você perdoou a sua mulher. Entretanto, a restauração do casamento tem de ser feita com os meios do Senhor Deus ou seu esforço será em vão (Sl 127.1). Antes de tudo, é preciso que você tenha consciência do porquê sua esposa foi infiel, a fim de corrigir o problema, que, frequentemente, não é só da parte que pecou. A tendência masculina é taxar a mulher de fraca, para dizer o mínimo, mas será que o esposo não deixou brechas em sua união? Não estou falando só da área sexual, e sim do relacionamento como um todo. A Bíblia apresenta instruções bastante densas e sérias ao marido cristão quanto a seu trato com a esposa (Ef 5.25-33; 1 Pe 3.7). Examine esses e outros textos bíblicos e peça ao Espírito Santo que sonde o seu coração e lhe mostre onde houve alguma falha em relação a obedecer à Palavra. Caso haja, confesse os seus erros ao Criador e à sua esposa, com ternura, demonstrando arrependimento sincero com ambos. Disposto a se corrigir e a buscar a verdade, repreenda, em o Nome do Senhor Jesus, toda a ação demoníaca feita à sua mulher e ao seu casamento. Com a fé adquirida no estudo da Bíblia e na comunhão com o Pai celeste, expulse o mal de seu lar, comprometendo-se a fazer dele uma agência viva do Reino de Deus entre os seus conhecidos. Assim, glorificando ao Altíssimo, a vitória virá (Rm 16.20)!


É pecado ouvir músicas que não falam de Deus?

P. D. C., sem identificação da cidade

R.: Quem determina o que é ou não pecado é a Bíblia Sagrada, a regra única e infalível de fé e de prática
(2 Tm 3.15-17). Ela estabelece que tudo é lícito ao filho de Deus, mas adverte que há coisas inconvenientes, escravizadoras, além das que não trazem edificação (1 Co 6.12; 10.23). Nesse mesmo contexto, as Escrituras nos exortam a proceder, em tudo o que fazemos, de modo a glorificar o Nome do Senhor (1 Co 10.31). Diante disso, cabe a pergunta: ainda que não seja pecado ouvir música secular, desde que de boa qualidade e procedência, por que o filho do Altíssimo a priorizaria em detrimento daquela que adora ao Salvador, exalta o Rei dos reis, edifica e alegra o espírito? Pense nisso!


2 Comments

  1. SIMONE MELO DE OLIVEIRA BARBOSA disse:

    Deus abençoe aprendi com as respostas do missionário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *