Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023

Tenho me esforçado para vencer na carreira que escolhi. Noto, entretanto, que não consigo caminhar para onde quero chegar. Como explicaria isso, Missionário? Em que estou errando?

Y. R., via internet

R.: Você já se perguntou se a carreira escolhida corresponde à vontade de Deus? Ele tem um plano especial para sua vida, estabelecido na sua concepção (Sl 139.13-16). Ao se tornar seguidor de Jesus – e espero que realmente o seja –,você renunciou a si mesmo, a fim de realizar os propósitos do Pai, servindo no Seu Reino (Lc 9.23). O servo faz a vontade do seu senhor. No caso, somos servos do Altíssimo e cumprimos a Sua vontade, e isso nos torna realizados (At 16.17). O Mestre nos ensinou a orar assim: Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu (Mt 6.10). Um dia, eu havia decidido cursar Medicina, mas, mesmo tendo a garantia de uma bolsa de estudos no exterior, atendi ao chamado do Senhor para pregar a Sua Palavra. Assim, cabe a você buscar, em consagração, o discernimento para saber se os seus planos são aprovados por Deus. Em caso afirmativo, use o poder da fé para destravar as portas fechadas pelo inimigo em seu caminho, com a convicção de que ninguém pode fechar a oportunidade aberta pelo Rei dos reis (Ap 3.8). Meu livro Como tomar posse da bênção o ajudará nesse intento.


Missionário, devemos guardar o sábado? Quem guarda o Dia do Senhor será salvo, e os outros não?

M. L. M. M., Guarulhos (SP)

R.: Em primeiro lugar, a expressão Dia do Senhor é usada no Novo Testamento para demonstrar o momento da volta gloriosa de Cristo ao mundo, e não para se referir ao dia de guarda na semana. A única exceção é Apocalipse 1.10, que também pode perfeitamente indicar o domingo, e não necessariamente o sábado. Infelizmente, esse assunto é objeto de controvérsia nada sadia há décadas, principalmente por uma compreensão equivocada da vontade de Deus revelada na Bíblia. Após o advento de Jesus, a lei que nos rege é a lei perfeita da liberdade (Tg 1.25). A Antiga Aliança não perdeu a sua validade com a Nova, e sim foi elucidada e aperfeiçoada com esta, como ensina, por exemplo, a epístola aos Hebreus (leia o capítulo 10). Já no tempo dos apóstolos, instalou-se grande discussão sobre o papel da Lei mosaica na vida dos salvos em Cristo. Após buscarem o Espírito Santo, os primeiros líderes da Igreja compreenderam que havia clara distinção entre o judaísmo e a nova fé em Jesus (At 15.1-35). Em Romanos 14.1-23, a Bíblia Sagrada estabelece, de modo tácito e claro, como devemos nos comportar em relação às diferentes opiniões, em especial quanto à comida e aos dias de guarda. Examine atentamente os ensinos dessa passagem e veja que não estamos amarrados a um único dia especial, se consideramos todos os dias igualmente santos ao Senhor. Em outras palavras, busquemos e adoremos a Deus sempre, e não somente em um dia da semana (v. 5). Observe, por outro lado, que também há liberdade para quem prefere ter um dia especial, dedicado à busca das coisas do Alto, de sorte que ambas as posições são igualmente aceitas pelo Senhor, desde que exercidas por fé, e não por imposição (v. 22,23). Portanto, condenar quem guarda o sábado ou quem não faz distinção de dia é um erro, pois se está desprezando um ensinamento claro das Escrituras Sagradas. Na coluna Missionário Responde do site Ongrace, esse assunto está explanado com mais detalhes, assim como no livro Fatos sobre o sétimo dia, de Gordon Lindsay, publicado pela Graça Editorial.


O que significa a expressão “se consagrar”? Como proceder para ter mais intimidade com Jesus, a ponto de pedir a Ele a cura e libertação de uma pessoa?

D. N. C., via internet

R.: Consagrar significa tornar alguma coisa sagrada, santa, separada para adoração a Deus (leia 2 Cr 2.4). Gostamos de utilizar a expressão “consagrar-se” para nos referirmos às atitudes específicas a serem tomadas por quem deseja buscar o Senhor de modo intenso. Isso envolve separar tempo para ficar isolado, em jejum, e dedicar-se à oração, adoração e meditação na Palavra. Essa é uma das maneiras, mas não a única. Participar, ativa e conscientemente, de uma campanha espiritual na igreja é outra. Porém, muito além dessas ocasiões especiais, todo culto genuíno a Deus deve ser encarado como algo santo, onde o adorador se desliga de tudo para focar apenas no Rei dos reis e Senhor dos senhores (Jo 4.23,24). Uma das coisas que mais irritam a Deus e provocam Sua ira santa é o ajuntamento de pretensos adoradores, gente que canta e oferta ao Senhor, sem se importar com a vida e conduta praticadas fora do templo e muito menos como se apresenta nele (Is 1.11-20; Ml 1.6-14). Portanto, consagração tem tudo a ver com santificação, elemento essencial na relação com Deus (Hb 12.14). Abandonar as práticas pecaminosas e dedicar-se à busca da vontade do Senhor capacitará o seguidor sincero de Cristo a toda boa obra, especialmente à de cura e libertação (Mc 9.28,29; Tg 5.16).


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Sou membro de uma igreja pentecostal e, por não aceitar essa doutrina, disseram-me que eu estava brincando de ser crente. Pergunto: para ser salvo, o cristão precisa estar com o seu nome inscrito em alguma denominação evangélica? É correto ser taxado de desobediente ou rebelde por não aceitar o que se prega?

O. P. Q., sem identificação da cidade

R.: Serei direto: por que você é membro dessa igreja se não concorda com sua doutrina? Ora, em nosso país, ninguém é obrigado a se filiar a nada, tampouco a uma igreja! Por qual motivo permanece lá? Para fazer oposição à liderança? Não sei qual doutrina você rejeita, mas sei que ser rebelde é ir contra a Palavra, e isso é grave (1 Sm 15.23; Hb 13.17). O fato de a salvação não depender de ter o nome em um rol de membros não dá a uma pessoa o direito de desprezar a comunhão com os irmãos, como erradamente ensinam os sem igreja (Hb 10.25). Portanto, se já orou pelos seus pastores e está espiritual e humildemente convicto de que a sua denominação está errada, busque no Senhor a direção para onde ir. Afinal, graças a Deus, existem muitas igrejas no Brasil que pregam, ensinam e vivem o Evangelho de Cristo.


Como saberei se a minha oração – aquilo que estou pedindo, clamando – está de acordo com a vontade de Deus?

I. N. B., via internet

R.: A vontade do Senhor está revelada nas Escrituras por meio dos estatutos e juízos estabelecidos por Ele (Dt 4.1-8; 2 Tm 3.16,17). Assim, basta verificar se o seu pedido respeita os princípios e mandamentos da Bíblia Sagrada. Jesus afirmou que Deus nos concederá tudo aquilo que Lhe pedirmos; basta estarmos arraigados na Sua Palavra (Jo 15.7). Quem está firme no Salvador e tem a mente e os propósitos dEle fará as mesmas obras realizadas por Ele (1 Co 2.16; 1 Jo 2.6; Jo 14.12). Desse modo, a oração mais natural nos foi ensinada pelo Mestre: Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu (Mt 6.10). Ele mesmo deu o exemplo (Lc 22.42).


2 Comments

  1. A paz missionário! Estava assistindo ao curso fé,quando o senhor falava sobre a cura da mulher hemorrágica e não consegui terminar de assistir todos, e confesso que não entendi a parte das escrituras que diz: Se pois o Filho vos libertar verdadeira sereis livres.
    Gostaria muito de compreender para tomar posse das bençãos que o senhor tem pra mim.

    • Editor disse:

      Prossiga lendo a Palavra e busque a iluminação do Espírito Santo para que a Verdade lhe seja revelada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *