Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023
Carta do Pastor à ovelha – 284
01/03/2023
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023
Carta do Pastor à ovelha – 284
01/03/2023

É possível ver e conversar com anjos?

L. F., via Facebook

R.: Há, na Bíblia Sagrada, muitos episódios em que pessoas viram e conversaram com anjos, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Isso acontecia não necessariamente com pessoas especiais ou consagradas, mas com gente comum, pois a razão do encontro com os anjos obedece sempre aos planos e propósitos de Deus. Ló e Maria Madalena são exemplos disso (Gn 19.1ss; Jo 20.11-13). O livro de Hebreus afirma que o Senhor utilizava diferentes maneiras para Se comunicar com os seres humanos no passado. Mas, a partir da salvação conquistada por Cristo, o Onipotente passou a falar por intermédio de Seu Filho (Hb 1.1). Em João 1, aprendemos que o Filho é o Verbo, a Palavra que Se fez carne e habitou entre nós manifestando a graça e a verdade (Jo 1.1-14). Jesus declarou ser a Verdade e que a Palavra de Deus é a Verdade (Jo 14.6; 17.17). Hoje, o Altíssimo usa Sua Palavra escrita ou proclamada para Se comunicar conosco, além de o Espírito Santo tornar clara a mensagem divina para aqueles que nEle creem (Jo 14.25,26). Por isso, é desnecessário ver ou conversar com anjos nos dias atuais, algo que, embora possível, precisa ser analisado com extremo cuidado. Quem alega falar com anjos deve vigiar, a fim de não se deixar levar pelo orgulho e pela vaidade espiritual. Ademais, o diabo, o mais astuto enganador de todos os tempos, transforma-se em anjo de luz para desviar os incautos da Verdade (Cl 2.18ss; 2 Co 11.14). E, se tudo isso ainda fosse pouco, há o fato incontestável de que nenhuma informação nova, nenhuma verdade ou doutrina que não esteja nas Escrituras Sagradas deve ser admitida, mesmo que um pretenso anjo do céu a traga (Gl 1.8,9).


Missionário, em minhas leituras da Bíblia, as passagens que falam sobre o pecado de contrair dívidas me chamaram muita atenção. Hoje, sei que errei bastante por não conhecer as Escrituras, caindo nas tentações do maligno. Por isso, busco, a cada dia, ser uma nova criatura em Cristo Jesus. No entanto, estou endividado e não sei como resolver esse problema. Parei de fazer novas dívidas e tento negociar as antigas, porém falta algo. De que maneira posso afastar essa maldição da minha vida e obter a vitória para a glória de Deus?

M. X. S., sem identificação da cidade

R.: A maneira como o irmão faz a pergunta me deixa feliz, pois é raro ver cristãos preocupados com o pecado do endividamento. Há nisso dois pontos muito importantes: a demonstração clara de que o diabo cega as pessoas e, ao mesmo tempo, a ação efetiva do Espírito Santo abrindo os olhos daqueles que buscam a Verdade no Livro Santo (Rm 13.8; 2 Co 4.4; Jo 14.26; 2Tm 3.16,17). Desse modo, o irmão não está longe de alcançar a bênção completa, basta prosseguir nesse intento. A primeira atitude a se tomar, e a mais relevante, é verificar sua fidelidade no trato dos dízimos e das ofertas, pois essa é uma das mais preciosas promessas do Pai celeste: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos (Ml 3.10-12). O versículo anterior fala sobre maldição, a mesma palavra que você usou em sua pergunta. E a solução para se livrar dela começa no zelo para com o que pertence a Deus (Mc 12.17). Note que a maldição e o devorador serão vencidos e substituídos por uma chuva de bênçãos que irá maravilhar até mesmo os incrédulos. Para algum outro detalhe, recomendo dois livros meus para ajudá-lo: Como tomar posse da bênção e Bênçãos que enriquecem, ambos publicados pela Graça Editorial.


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Sou argentino e acompanho seus programas há alguns anos. Minha pergunta é a seguinte: como posso me desviar do pecado? Toda vez que faço um esforço para abandonar um erro, sempre volto a cometê-lo. O que devo fazer para me santificar?

U. N. H., via internet

R.: Em primeiro lugar, a santificação só acontece com aqueles que se arrependem de seus pecados e confiam a direção da vida exclusivamente ao Senhor Jesus (Lc 9.23). Tomar a cruz a cada dia significa crucificar a carne com suas paixões para viver em santidade (Rm 6.1-23; Gl 5.24,25). Um dos grandes problemas nessa questão é a tendência diabólica de não achar que o pecado cotidiano seja algo tão grave. O mundo conspira para que julguemos normais práticas extremamente difundidas, mas que ofendem a Deus (1 Jo 5.19). Cada uma dessas iniquidades cotidianas feriu dramaticamente Cristo na cruz. E, de modo algum, podem ser consideradas pequenas ou desimportantes (Is 53.1-12). Arrependimento significa mudança de mentalidade, repudiar tudo aquilo de errado que antes parecia normal ou comum (Rm 12.1,2; Ef 4.17—6.9). Em segundo lugar, a santificação só é possível ao fazer uso das armas espirituais. O poder vivificador e santificador do Espírito Santo (Rm 8.1-11). A fé naquilo que Jesus conquistou na cruz nos leva a tomarmos posse da vitória dEle sobre o mal (Cl 2.13-15). E a armadura de Deus nos deixa firmes diante das tentações e provações da vida (Ef 6.10-18). Obviamente, frequentar uma igreja que pregue o Evangelho completo contribui para o aprimoramento contínuo em direção à perfeição em Cristo Jesus (Ef 4.1-16).


Eu e meu marido somos evangélicos. Porém, ele vem tendo sonhos muito estranhos. Na última noite, sonhou que estava em luta corporal com alguém invisível. Não é a primeira vez que isso acontece. Por isso, gostaria de uma orientação na Palavra em relação a essa situação.

T. M., via internet

R.: A Bíblia ensina que os sonhos são resultado das preocupações e intenções, às vezes, secretas do coração (Ec 5.3). É fato que o Senhor utilizou os sonhos em muitos momentos para Se comunicar com os homens no passado. Mas, em nosso tempo, Ele prioriza a revelação feita nas Escrituras, como vimos na primeira pergunta (Hb 1.1ss). De todo modo, o tipo de sonho a que a irmã se refere tem ligação direta com a opressão demoníaca, uma vez que perturba, rouba a paz e nada acrescenta de proveitoso (Jo 10.10). Para provocar a insegurança e o medo, o diabo pode estar usando alguma situação real ou imaginária pela qual seu marido esteja passando. Ora, o medo é o resultado direto da falta de confiança no Senhor, que cuida de nós com extremo zelo (Lc 12.4-7). Portanto, é preciso que os irmãos revejam e reforcem a fé no cuidado do Pai celestial, meditando em Suas promessas e praticando Seus ensinamentos (Mt 6.19-34). Além de lutar contra essa opressão, consagrando-se e participando das campanhas de oração na igreja. Para completar, sugiro a leitura de um pequeno livro meu, em que trato de modo prático as questões ligadas à inquietude: Medo: Feche essa porta.


2 Comments

  1. Hellen disse:

    Esse blog do missionário é extraordinário e tem salvado a minha vida. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *