Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Capa | Sociedade
18/05/2023
Família – 287
10/06/2023
Capa | Sociedade
18/05/2023
Família – 287
10/06/2023

Tenho uma padaria em Belo Horizonte (MG), e ela sempre foi próspera. Vendíamos muito bem. Certo dia, resolvi fazer sociedade com o cunhado de minha esposa que segue a feitiçaria. Desde então, só sofro derrotas em toda minha vida, e a padaria está a ponto de fechar as portas. Esse homem pode ter trazido alguma maldição?

Q. E. U., via internet

R.: O que traz maldição é a desobediência ao que Deus determina. Em Deuteronômio 28, a Palavra é claríssima ao mostrar as bênçãos decorrentes da obediência, bem como ao advertir quanto às maldições que a não observância dos estatutos divinos acarretam. A todo aquele que é seguidor do Senhor Jesus está posta uma determinação explícita e autoexplicativa, que é a de jamais associar-se a quem não comunga da mesma fé em Cristo (2 Co 6.14-18). Examine esses textos com o coração quebrantado e aberto e veja se você é, de fato, salvo. Em caso negativo, arrependa-se imediatamente e receba a salvação oferecida pelo Altíssimo, tornando-se Seu filho (Jo 1.12; 5.24). Porém, se a conclusão for a de que você já pertence à família do Pai celeste, confesse o pecado de jugo desigual ao Todo-Poderoso, corrija-se e tome posição para expulsar, em o Nome do Senhor Jesus, todo mal que assola sua vida, pois você foi chamado para ser mais que vencedor (2 Co 2.14).


Tanto Kenneth E. Hagin como T. L. Osborn escreveram em seus livros que tiveram visões de Jesus, com vestes brancas. Mas o texto de Apocalipse 19.13 nos diz que as vestes do Cordeiro estão tintas de sangue. Eles viram realmente Jesus?

Q. S. F., via internet

R.: Não há como responder a essa indagação sem julgar os servos de Deus mencionados. E isso, embora tristemente comum, contraria frontalmente o ensinamento do Mestre (Mt 7.1ss; Rm 14.4). Na visão de Apocalipse 19, o Rei dos reis é retratado em Sua volta triunfal para destruir, com o sopro de Sua boca, os mais fortes e terríveis poderes que este mundo terá conhecido em toda a sua história, a saber, a trindade satânica, constituída de Satanás, do anticristo e do falso profeta (vs. 19,20; Ap 20.1,2). Ora, a vitória do Salvador só se deu porque Ele verteu Seu precioso e santo sangue na cruz do Calvário (Cl 2.15; Ap 5.9). Essa é a razão porque o Senhor Jesus, ali, tem Suas vestes brancas salpicadas de sangue. Já na primeira visão que o apóstolo João tem do mesmo Senhor no mesmo livro sagrado, esse detalhe não aparece (Ap 1.9-20). Isso demonstra que não se deve reduzir a descrição do Salvador a uma única imagem ou vestimenta. Ademais, o que realmente importa é que cada um de nós tenha ligação real, genuína e profunda com o Redentor, pois foi para isso que Ele veio ao mundo (Jo 15.1-16).


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Por que muitos pregadores retratam Maria Madalena como promíscua se nenhuma passagem da Bíblia fala a respeito disso?

Y. T. E., sem identificação da cidade

R.: Já vi isso em filmes, mas nunca ouvi nenhum pregador fazer tal afirmação. De fato, o que os evangelhos afirmam é que o Senhor Jesus libertou-a de sete demônios (Lc 8.2). Eles também mostram que Maria Madalena tornou-se uma fiel seguidora do Salvador, tendo sido, inclusive, a primeira pessoa a encontrar-se com Ele após Sua ressurreição (Mc 16.9; Jo 20.11-18). Nada há, na Bíblia Sagrada, que confirme a ideia que se tem dela como ex-meretriz ou coisa semelhante, exceto o fato de ter sido brutalmente endemoninhada. A tradição a colocou nesse triste papel. De todo modo, o que realmente importa é que, seja lá qual tenha sido o passado dela, ele foi transformado pelo poder do Nome do Senhor Jesus, e isso pode e deve acontecer com qualquer pessoa que esteja vivendo de modo diverso do ensinado na Palavra, tal como ocorreu entre os membros da igreja de Corinto (1Co 6.10,11). Não importa se alguém foi devasso, idólatra, adúltero, homossexual, desonesto, viciado, caluniador, fofoqueiro etc., no momento em que se arrepende e se entrega a Cristo Jesus pela fé, tudo isso é lavado no sangue do Cordeiro, e tal pessoa nasce de novo, torna-se nova criatura e filha de Deus (Jo 1.12; 2 Co 5.17; 1Pe 1.19; Ap 22.14). Não há nada mais sublime do que isso, nem mensagem mais importante e urgente a ser proclamada.


Minha cunhada está frequentando uma igreja, e o pastor convidou a todos os presentes a tomar a Santa Ceia. Ocorre que ela ainda não é batizada por imersão, pois vem de outra religião. Para ela, o batismo é um só. Qual é a melhor maneira de orientá-la?

R. E. W., sem identificação da cidade

R.: O modo correto de instruir alguém acerca das questões da fé sempre será por meio da Palavra de Deus (2 Tm 3.15-17). Discutir religião nunca foi bom, embora muitos o façam com a melhor das intenções. A Bíblia instrui os verdadeiros servos do Senhor a evitar as discussões e a agir com sabedoria na instrução dos que se opõem à Verdade (2 Tm 2.14-16). Então, após orar secretamente por sua cunhada, na oportunidade que Deus preparar, mostre que foi o próprio Senhor Jesus que ensinou acerca do batismo (Mc 16.15,16). Neste texto, o Mestre mostrou que o batismo bíblico é posterior a duas coisas: a pregação do Evangelho e a fé de quem O ouve. Assim, quem se submete ao batismo bíblico precisa ter condições de ouvir e compreender a mensagem de redenção e capacidade de crer, o que implica necessariamente em arrependimento e desejo sincero de mudança de vida (At 2.37-41; 17.30,31). Isso, aliado ao agir do Espírito Santo no coração de sua cunhada, a fará questionar por si mesma a validade do ritual a que foi submetida em sua tenra infância. Penso que nem será preciso falar sobre o fato de que o batismo bíblico é o realizado nas águas, por imersão, de modo a “sepultar o velho homem” e “ressuscitar para andar em novidade de vida” (Rm 6.3-14). Ela mesma haverá de desejar que assim seja.


A Bíblia proíbe o casamento entre primos?

F. O. P., sem identificação da cidade

R.: Em nenhum lugar da Bíblia, menciona-se o casamento entre primos explicitamente. Entretanto, as Escrituras preceituam: Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR (Lv 18.6). No mesmo livro sagrado, no capítulo 20, versículos 19 em diante, o Texto Santo informa que o termo parenta inclui o conceito de tio ou tia. Ora, primos são os filhos dos tios e, portanto, parentes. A ciência da Medicina já nos mostrou que o casamento entre parentes consanguíneos é extremamente arriscado do ponto de vista da saúde dos filhos, em razão dos fatores genéticos envolvidos. Podemos, então, concluir que, se há o caso em que primos de primeiro grau, que temem ao Senhor, estejam se gostando, o melhor é não dar curso aos sentimentos que possam existir entre eles, mas buscar no Senhor a mudança deles, a fim de cada um seguir seu caminho e ser feliz com a pessoa dada por Deus.


Tenho 30 anos e, há seis anos, sou uma serva do Senhor. Eu me sinto feliz e abençoada. O Senhor em tudo tem me sustentado e vem realizando os mais profundos desejos do meu coração. No entanto, desejo fazer uma cirurgia para implante de próteses de silicone nos seios. Não que eu não possa viver sem isso ou que me tire a paz, mas acho que eu ficaria esteticamente mais bonita. É pecado almejar isso? É vaidade? Deus não Se agrada disso?

D. J. T., via internet

R.: A descrição que a senhora faz de sua vida com Cristo é linda. Seu testemunho de felicidade obviamente impacta fortemente os que a conhecem. Diante disso, você acha que o diabo ficaria inerte e conformado? É claro que não, e a Bíblia Sagrada nos manda estar atentos à sua astúcia (2 Co 11.3; 1Pe 5.8). O desejo da irmã pode até parecer inocente, mas nada mais é do que laço satânico para empanar o ministério que o Senhor lhe deu. O noticiário está cheio de tristes exemplos daqueles que foram vítimas dos riscos inerentes a qualquer cirurgia, por mais simples que pareça. Ora, se tal procedimento cirúrgico não é imprescindível à sua saúde, por que arriscar-se? A motivação é claramente fútil e cheia de vaidade. Portanto, ore repreendendo essa vontade que não vem do seu Senhor e Criador, mas daquele que deseja roubar a sua simplicidade e alegria de servir ao Salvador.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *