Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Falando de História – 289
29/08/2023
Saudáveis Advertências – 290
11/09/2023
Falando de História – 289
29/08/2023
Saudáveis Advertências – 290
11/09/2023

Missionário, se a pessoa ainda serve aos demônios, ela pode ser curada?

J. B. R., São Paulo (SP)

R.: Nada é impossível para o Todo-Poderoso (Mc 10.27). Certa vez, uma jovem possessa de um espírito imundo se deparou com homens de Deus. Eles, constatando que ela estava em uma prática maligna, expulsaram o demônio em o Nome do Senhor Jesus, livrando-a da escravidão, tanto a do poder das trevas quanto a dos homens perversos que a exploravam de modo cruel (At 16.16-18). O próprio Salvador curou uma mulher que não podia ficar ereta por uma ação direta do diabo (Lc 13.10-17). Veja que, nesses casos, como em vários outros, não consta na Bíblia Sagrada que a pessoa tenha se convertido a Cristo para depois ser curada ou liberta. Pelo contrário, o Rei dos reis domina completamente o império das trevas, cujos habitantes foram por Ele derrotados e humilhados (Cl 2.15-ARA). Então, o Senhor subjuga os demônios e os expulsa diante de todos, a fim de libertar as vítimas deles e dar a elas condição para que recebam a Verdade do Evangelho no coração. Caso não o façam, a situação dessas pessoas ficará imensamente pior (Mt 12.43-45). Há várias décadas, eu tenho demonstrado isso nas reuniões de libertação, nas quais o poder do Nome do Senhor Jesus subjuga sacerdotes do maligno e outros chefes dos espíritos imundos diante de todos os presentes, inclusive daqueles que conhecem e temem os tais principados e potestades. Diante de tamanha evidência, muita gente se rende e passa a crer no Senhor dos senhores, alcançado, assim, a salvação. Naturalmente, é óbvio que se requer um homem ou uma mulher de Deus ministrando e agindo com sabedoria do Alto e direção do Altíssimo, tendo cautela para que a cura e a libertação não sejam creditadas aos espíritos aos quais a vítima serve, pois o diabo é o enganador-mor (Jo 8.44; 2 Co 11.14).


Como faço para ver Deus?

I. G., sem identificação da cidade

R.: Isso depende de sua motivação. Caso se trate de mera curiosidade ou de uma desculpa para não crer no Senhor, você continuará cego pelo deus deste século (2 Co 4.3,4). E digo isso porque há várias coisas materiais, isto é, que possuem massa, e ainda assim são invisíveis aos olhos humanos. O átomo é um ótimo exemplo, além da chamada matéria escura, que compõe bem mais do que 75% do Universo, e sobre a qual quase nada sabemos, apenas que existe. Em relação a Deus, que é espírito e, portanto, invisível, Ele ainda pode e quer ser conhecido (Jo 4.24; 1 Tm 1.17; Os 6.3). O melhor e mais completo retrato do Pai celeste é Seu Filho, que Se tornou humano como nós, a fim de nos mostrar o amor de Deus e nos levar a Ele (Jo 3.16; 14.6,9; Cl 1.15). E não é só isso. Há também uma valiosíssima promessa feita pelo próprio Criador: Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração (Jr 29.12,13). O Senhor Jesus reforçou essa promessa, garantindo que todo aquele que O busca, encontra (Mt 7.7,8). Portanto, estude os evangelhos com o coração aberto e encontrará o que procura.


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Diante da situação atual em que vivemos, com o comunismo sendo implantado no país, como o senhor acha que devemos reagir?

E. P., via internet

R.: Não se pode dizer que o comunismo esteja sendo implantado no Brasil, ao menos por enquanto. Todavia, o comportamento do povo de Deus deve ser o mesmo sempre. Seu verdadeiro líder e governante, o Senhor Jesus, determinou que os seguidores dEle agissem como sal da terra e luz do mundo. E acrescentou que tal atitude redundaria em glorificação do Pai celeste diante das boas obras praticadas pelos Seus súditos (Mt 5.13-16). Assim, como discípulos do Mestre, temos instruções bastante robustas para um agir eficiente e transformador tanto em nossa pátria como no resto do mundo. Afinal, o sal conserva os alimentos, além de lhes conferir sabor. A luz muda a percepção de tudo, pois lança fora as trevas e permite um caminhar seguro. Naturalmente, o Salvador Se referia à pregação do Evangelho completo, o mesmo que anunciava por toda parte: E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor (Mt 9.35,36). Basta, então, que tenhamos a mesma atitude do Mestre e, com a sabedoria vinda de Deus, vigiemos para garantir, por vias legais, que não seja suprimida a liberdade de crença e da pregação da Verdade no país. O restante cabe ao Soberano (Dn 2.20-22).


Hoje, é comum ver muitas igrejas usando danças para louvar ao Senhor. Como saber se estou agradando a Deus ou apenas me exibindo para as pessoas?

K. R. L., via internet

R.: Essa pergunta é ótima, pois permite tratar não apenas da questão da dança no culto, mas também de tudo o que faz parte dele. Aqueles que estão envolvidos de algum modo na condução da adoração a Deus e na edificação de Seu povo precisam, necessariamente, estar em santidade, a fim de que o poder da unção do Senhor flua deles para as pessoas que estão recebendo a ministração (2 Cr 29.5; 1 Ts 4.4,5). Essa santidade não se refere somente às questões externas, como vestes e isenção moral, mas também às internas, às motivações do coração, aquelas que ninguém conhece, mas que estão nuas e patentes aos olhos do Soberano (Hb 4.13). Quem toca, canta, ora ou ensina a Palavra de Deus precisa fazer tudo com o coração no altar do Senhor, e Ele sabe muitíssimo bem avaliar isso. A Bíblia Sagrada alerta para o perigo de quem exerce liderança incorrer em torpe ganância ou na condenação do diabo, isto é, na vaidade e no orgulho (1 Tm 3.1-7). Os pecados íntimos, ligados às motivações secretas, são difíceis de serem percebidos pelos outros irmãos, assim como o endurecimento do coração pelos que os acalentam. Por isso, todos nós, especialmente os líderes, devem orar como Davi: Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Sl 19.12,13; 139.23,24).


Na minha igreja, um jovem de 16 anos manifesta um rugido de leão durante os cultos. Essa manifestação é de Deus?

Q. N. L., via internet

R.: O que diz a Bíblia Sagrada? Em 1 Coríntios 14.26-40, a Palavra de Deus discorre detalhadamente sobre como deve ser o culto cristão e o comportamento daqueles que dele participam. Há lugar e oportunidade para todos os ministérios e para o uso bíblico dos variados dons espirituais que o Espírito Santo distribui como quer, mas apenas para o que é útil (1 Co 12.4-7ss). O tom geral desses ensinos da Escritura é o de liberdade, mas sempre com decência e ordem (1 Co 14.40). Então, cabe indagar até que ponto alguém rugir como um leão no meio do culto a Deus corresponde a esses preceitos bíblicos. Além disso, segundo a Palavra, quem ruge como leão, buscando alguém para devorar, é o diabo (1 Pe 5.8). Portanto, é preciso ter cautela e nunca proceder com ingenuidade (Mt 10.16; 1 Ts 5.6).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *