Atualidade | Revista Graça/Show da Fé
Heróis da Fé | David Brainerd
05/12/2022
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Heróis da Fé | David Brainerd
05/12/2022
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

Varão perfeito

Levantamento mostra que ir à igreja e ler a Bíblia são fundamentais para o desenvolvimento espiritual

Por Patrícia Scott

A Bíblia faz diversas referências ao crescimento físico como uma metáfora da vida cristã. Dessa forma, a partir da conversão, os crentes em Jesus são estimulados a crescer na fé até se tornarem varões perfeitos–a medida da estatura completa de Cristo (Ef 4.13).

Entretanto, alguns fatores podem atrapalhar esse processo. Um estudo recente, realizado pelo instituto de pesquisas norte-americano Grey Matter Research & Consulting, comparou as etapas da caminhada na fé aos estágios do desenvolvimento humano. A pesquisa revelou dados surpreendentes: aproximadamente 88% dos mais de mil cristãos entrevistados nunca saíram dos primeiros anos da infância, e apenas 2% deles demonstraram ter alcançado a maturidade na fé.

O Pr. Bill White assinala que as orações imediatistas acontecem durante os estágios mais pueris da fé, porque, à medida que as pessoas amadurecem, as preces se tornam mais profundas
Foto: Divulgação’’

De acordo com o relatório, o desenvolvimento espiritual aquém do esperado se reflete, em boa parte, na forma como os cristãos oram. Os pesquisadores apontam: os considerados mais infantis agem assim somente em momentos de necessidade ou para pedir coisas que desejam. Ao comentar os resultados do estudo em entrevista ao portal de notícias estadunidense Faithwire, o Pr. Bill White destacou que muitos cristãos estão concentrados no que eu preciso e no que eu quero agora.

Autor do livro Mature-ish: your mission from God, should you choose to accept it (Em tradução livre, Mais ou menos maduros: sua missão em Deus, você deveria aceitá-la), White assinalou que o levantamento revelou que as orações imediatistas acontecem durante os estágios mais pueris da fé, porque, à medida que as pessoas amadurecem, as preces se tornam mais profundas. Quando Jesus diz: Negue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga [Lc 9.23], isso não chega a ser um convite que nos empolga imediatamente. Nós não o compreendemos, avalia.  

O Rev. Alderi Souza de Matos lembra que o crescimento espiritual precisa ser buscado: “Isso significa a leitura regular e cuidadosa das Escrituras, a oração persistente, a participação no culto comunitário, atenção à pregação e ao ensino da Palavra, e a comunhão com a família da fé”
Foto: Divulgação / Editora Ultimato

A pesquisa apontou também os principais motivos para a falta de crescimento espiritual: deixar de ler a Bíblia e não congregar. Precisamos reaprender alguns hábitos valiosos, afirmou White. De acordo com o ministro e líder da Igreja Jornada de Cristo, em Miami – Flórida (EUA), os cristãos mais maduros são aqueles que, além de ler a Palavra e frequentar os cultos semanais, participam de encontros de discipulado e de atividades realizadas em grupos menores. Segundo ele, é impossível crescer na fé sem ajuda. Precisamos de mentores, modelos e conexões pessoais, não é apenas algo que você lê em um livro.

Mútua edificação – O Rev. Alderi Souza de Matos, doutor em Teologia e professor de Teologia Histórica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper,concorda com o Pr. Bill White. O teólogo lembra que ocrescimento espiritual inexiste automaticamente ou por meio de experiências místicas. Ao contrário, precisa ser buscado e cultivado a partir do uso aplicado dos meios de graça. “Isso significa a leitura regular e cuidadosa das Escrituras, a oração persistente, a participação no culto comunitário, atenção à pregação e ao ensino da Palavra, e a comunhão com a família da fé.”

O Pr. Edson Stürmer alerta que muitos não compreendem que é impossível ser Igreja isoladamente: “Deve haver unidade, tendo em vista que qualquer membro fora do corpo morrerá. Então, apenas assistir aos cultos on-line ou mudar de igreja não é o indicado”
Foto: Arquivo pessoal

O ministro presbiteriano acredita que a participação consciente e comprometida no Corpo de Cristo é indispensável, pois os propósitos da Igreja são o recíproco encorajamento e a mútua edificação. “Quem se isola perde os grandes recursos e as bênçãos advindas da comunhão fraternal. O crescimento espiritual fica impedido pela falta de interesse e investimento nas coisas de Deus, pelo desânimo, pela frieza e pela ausência de compromisso e de prioridades. Com frequência, esse desenvolvimento também é dificultado por pecados na vida pessoal.”

Já o Pr. Edson Stürmer, líder da Igreja Aviva em Panambi (RS), alerta que muitos não compreendem que é impossível ser Igreja isoladamente. Afinal, lembra ele, a própria Bíblia ensina: a congregação é semelhante a um corpo, e cada parte – cada cristão – pertence a esse organismo (1 Co 12.13). “Por isso, deve haver unidade, tendo em vista que qualquer membro fora do corpo morrerá. Então, apenas assistir aos cultos on-line ou mudar de igreja não é o indicado.”

O Pr. Fernando Santana avalia: “É necessário que o crente não se acomode e deseje crescer na graça e no conhecimento do Pai, para ficar alicerçado na Palavra e resistir às tempestades”
Foto: Arquivo pessoal

Sólido alimento O Pr. Fernando Santana, da Comunidade Evangélica Águas do Trono, em Parque Verde, na cidade de Camaçari (BA), lembra as palavras do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 3.1: E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. “A carnalidade é um indicador da falta de amadurecimento na fé”, comenta Santana, assinalando que o cristão com esse perfil fica impossibilitado de receber as verdades mais ricas do Evangelho e não consegue mergulhar na Palavra. “Quem dá o crescimento é o Senhor, mas é preciso buscá-Lo. É necessário que o crente não se acomode e deseje crescer na graça e no conhecimento do Pai, para ficar alicerçado na Palavra e resistir às tempestades. Hoje, gastamos mais tempo com soldados feridos do que com o avanço das áreas a serem conquistadas”, avalia.

O Pr. Pedro Lira afirma: “Ainda que sejamos herdeiros das bênçãos, é necessário deixarmos de ser meninos espirituais, a fim de provarmos aquilo que já está preparado para nós. Há vitórias que só virão quando estivermos maduros espiritualmente”
Foto: Arquivo pessoal

Por sua vez, o Pr. Pedro Lira, da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Recanto das Emas, Brasília (DF), destaca o texto de Hebreus 5.12 (Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento), acrescentando que crianças na fé não vivem a plenitude dos planos de Deus. “Ainda que sejamos herdeiros das bênçãos, é necessário deixarmos de ser meninos espirituais, a fim de provarmos aquilo que já está preparado para nós. Há vitórias que só virão quando estivermos maduros espiritualmente”, afirma Lira.

Citando que os “desertos espirituais” servem para o crescimento do cristão, o ministro aponta o apóstolo Pedro como um exemplo de servo de Deus que cresceu em graça depois de viver experiências desagradáveis. “Esse discípulo deu muito trabalho a Jesus, mas, em Atos 2, encontramos um Pedro crescido. Após receber o Espírito Santo, ele pregou e levou cerca de três mil pessoas ao arrependimento e a Cristo. Pelos frutos são conhecidos os maduros e os imaturos na fé.”

A pedagoga Telma Cezar da Silva Martins ensina: “Somente ao unir ações que nos levam a amar ao Senhor, a nós mesmos e à humanidade, ganhamos sentido de vida e amadurecimento espiritual”
Foto: Arquivo pessoal

Conselho bíblico – Na visão do Pr. Eduardo Garcia, líder regional da Igreja da Graça em Barreiro, Horizonte (MG), o cristão deve praticar as orientações do Salmo 1.1, não se sentando na roda dos escarnecedores nem dando ouvidos aos ímpios, mas tendo prazer na Lei do Senhor, meditando nela dia e noite. “Assim, crescerá forte e estruturado, porque o caminho de Deus é perfeito. A Palavra transforma.”

Garcia assegura que, ao seguir essa orientação, o cristão frutificará, e seu crescimento será evidente. “Ele conseguirá discernir o bem e o mal, o certo e o errado, refletindo acerca de seu posicionamento, de sua atitude e de sua visão de mundo. Isso requer confiança, dependência e obediência ao Senhor”, esclarece o ministro, acrescentando que não há crescimento espiritual sem renascimento.

De acordo com essa perspectiva, a pedagoga Telma Cezar da Silva Martins, doutora em Educação Infantil, ensina que a maturidade cristã é atingida à medida que o nascido de novo se torna parecido com Jesus, conforme Efésios 4.15: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Atuante no departamento nacional da escola bíblica dominical da Igreja Metodista, ela lembra que o crescimento espiritual conduz à salvação, à santificação e ao serviço. “Nesse sentido, ocorre a aproximação de Deus, de nós mesmos e das pessoas. Esse é o tripé da espiritualidade. Somente ao unir ações que nos levam a amar ao Senhor, a nós mesmos e à humanidade, ganhamos sentido de vida e amadurecimento espiritual”, conclui.

Em busca de crescimento

Em seu livro Crescendo espiritualmente (Graça Editorial), o pastor e conferencista norte-americano Kenneth E. Hagin (1917-2003) relata que o amor é uma das marcas do desenvolvimento da fé. Porém, alerta que a capacidade de amar cresce mediante a comunhão com Deus: A não ser que você se alimente onde esse amor pode ser encontrado, ele não crescerá.

Segundo Hagin, não está nos planos do Altíssimo que o cristão permaneça um bebê espiritual, da mesma forma que Ele nunca planejou que os seres humanos continuassem crianças. Ao lembrar que o crescimento do crente é progressivo, Kenneth Hagin lança três perguntas: Alguém fica totalmente maduro? Totalmente espiritual? Já aperfeiçoado no amor?  Para responder essas questões, o evangelista é direto: Não. Mas estamos caminhando para isso. (Patrícia Scott, com informações de Graça Editorial)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *