Família – 254
01/09/2020
Falando de História – 255
01/10/2020
Família – 254
01/09/2020
Falando de História – 255
01/10/2020

“Caminho sem volta”

Publicitário cristão destaca a relevância das mídias sociais para a Igreja e a propagação do Evangelho

POR PATRÍCIA SCOTT

Com mais de três décadas de experiência na área de Comunicação e Marketing, o publicitário Neriel Lopez, 52 anos, tem se dedicado, principalmente, ao segmento cristão, contribuindo para diversos ministérios e várias igrejas pelo Brasil. Tudo começou em 1996, quando ingressou em uma grande editora cristã. Depois disso, trabalhou em empresas voltadas para esse público. Hoje, atua como palestrante e consultor de Marketing, desenvolvendo projetos em Comunicação, Design Gráfico, Marketing e Marketing Digital.

Membro da Igreja do Nazareno Central, em Campinas (SP), o profissional defende que as mídias digitais são ferramentas indispensáveis para as igrejas cristãs na atualidade. Nesta entrevista à Graça/Show da Fé, Lopez destaca a necessidade de cada congregação ter um ministério destinado a uma propagação eficaz das Boas Notícias de Cristo por meio da internet.

Por que as mídias digitais são fundamentais para o avanço do cristianismo?

Está nascendo uma nova Igreja, mais abrangente e com maior alcance: a Igreja Digital. As mídias serão um fator determinante para a expansão da mensagem da cruz, e o digital fará parte disso. Talvez não do modo como pensamos, pois as tecnologias mudam e evoluem rapidamente, mas, com certeza, terão um papel essencial.

A pandemia fez as igrejas despertarem para um maior investimento nas mídias digitais?

Sim. A comunicação com os membros é importante em todos os canais acessíveis. As redes sociais têm um alcance grande. Durante o isolamento social, as pessoas precisaram encontrar meios de estarem juntas. Mantê-las engajadas e motivadas foi um desafio e tanto da liderança, e as redes sociais foram úteis para isso.

As igrejas permanecerão focadas na comunicação digital após a atual crise de saúde?

É um caminho sem volta. Percebeu-se que essa alternativa veio para ficar. Muitas igrejas não a utilizavam, simplesmente por entender que era desnecessária. No entanto, essa visão mudou. Há uma necessidade real de mais gente ser alcançada. Além de ser um canal eficiente para a comunicação com a membresia, o digital é um aliado da Igreja do Senhor para a divulgação das Escrituras.

É importante que as igrejas tenham um ministério específico para a comunicação?

É primordial. É impossível falar em Evangelho e não mencionar a comunicação. Jesus deixou uma missão para a Igreja, resumida pela Grande Comissão, em Mateus 28.19,20 e Marcos 16.15. Ele ordenou que proclamássemos o Reino de Deus e fizéssemos discípulos. Portanto, em um sentido bastante prático, é possível descrever a missão da Igreja nos mesmos termos de um dos objetivos da estratégia de marketing: a arte de capturar um público, entregar uma mensagem e convencê-lo a responder. No nosso caso, o Espírito Santo é quem convence a pessoa, mas nosso trabalho é anunciar-lhe a Palavra.

O que é preciso para iniciar um ministério de comunicação eficaz?

As igrejas já têm um ministério de comunicação a partir do momento em que dão um aviso no púlpito, oferecem um boletim ou organizam um evento evangelístico. Todos são meios de atingir o público-alvo para comunicar melhor. Porém, é crucial entender quem é o seu público e o contexto em que sua congregação ou ministério estão inseridos. Para isso, é preciso reunir uma equipe, definir objetivos e estratégias e, principalmente, delegar funções. Quem deseja ingressar nesse ministério deve ser cristão, conhecer a Bíblia e manejá-la bem. Esse é o principal ingrediente para uma gestão de qualidade. Depois, é relevante saber, com profundidade, as ferramentas disponíveis e dominar as técnicas para uma boa divulgação.

Antes de elaborar um plano estratégico de comunicação, os membros da igreja devem ser ouvidos?

A pesquisa em marketing define os rumos. Com a pandemia, as igrejas tiveram de rever seus métodos, quebrar paradigmas, investir em comunicação. Muitas fizeram isso sem planejamento. Foi algo emergencial para aquele início de cenário. Agora, é hora de ouvir o que os integrantes da comunidade têm a dizer, fazer pesquisas, entender o seu público para definir os próximos passos. Há algumas opções de formulários na web, elas estão no Google, Wufoo, JotForm e no 123FormBuilder. Todos oferecem funcionalidades eficientes, mesmo na versão gratuita, e permitem uma boa amostragem de resultados.

Quais devem ser os pontos centrais do ministério de comunicação?

Pregar as Boas-Novas da salvação a toda criatura e permanecer com uma comunicação clara e eficaz com os membros da comunidade, utilizando todos os meios possíveis, inclusive os impressos. Comunicar também é amar, importar-se com seu próximo a ponto de manter contato, seja presencialmente seja por meios digitais. É fazê-lo se sentir valoroso e mostrar que ele é parte do grupo. Do outro lado, em uma tela de computador, smartphone ou tablet, há alguém, esperando por uma palavra, que deve ser tratado com respeito e amabilidade.

É significativo compreender que o marketing da igreja é sobre o uso de todas as ferramentas para levar as pessoas a Jesus. Não é algo que promove a mentira e o engano, e sim um instrumento que transformará a maneira de comunicar e chegar a seus alvos. Temos a mensagem mais séria para levar ao mundo: a do Filho de Deus. O Espírito Santo agirá no coração daqueles que ouvirem e quiserem colocá-la em prática. Tudo é pelo Reino. Então, que oremos e busquemos, em Deus, as melhores estratégias.

Neriel Lopez
Consultor nas áreas de Comunicação, Design Gráfico, Marketing e Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Usuários e hashes de senha:
Usuário: infrati - Email: nures@ongrace.com - Hash: $P$BjQH5NaFD.dSDljZTQnq7Idlu4cugu/
Usuário: moacyr.filho - Email: moacyr.filho@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BppTYVUJ5v1f3gSAqbIGwnqIAT9yUe.
Usuário: bruno.vieira - Email: bruno.vieira@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bz9p8XULWeepOiTny6WGbLUcT9ovNb1
Usuário: renan.marcolino - Email: renan.marcolino@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BfXe/DvhljygZc1gf84DvUPVL3rC8m.
Usuário: marcello.jatoba - Email: marcello.jatoba@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BGqR0.Q2HKJ8YfpXC96hq.apbgCMsk1
Usuário: josias.cruz - Email: josias.cruz@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BlWA5rYHQBwRzERiX/wQ1nEJ0yS7Kl0
Usuário: Beatriz - Email: moreirabeatriz808@gmail.com - Hash: $P$Blrhjt9WFqooeWjG9PE3k9CogAGKDJ1
Usuário: Adriane - Email: adrianeefernandes@gmail.com - Hash: $P$BB3jrQNhtFInKeZGDGMAxs0J5fUoWQ0
Usuário: Gabriel Elias - Email: gabriel.silva@pamafa.com.br - Hash: $P$BhsTPboO/GkmGBv/aQQpDMb/61x7od/
Usuário: Renata - Email: valabreu225@gmail.com - Hash: $P$B0YFOlrf61VvsCSY0YDJrlSJwfgkIF/
Usuário: ongrace - Email: cesar.moacyr@gmail.com - Hash: $P$BgnRnsnVjAHmTLXF4rRKdced0sOktG/
Usuário: octavio.soares - Email: octavio.soares@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BTP21Mv6wU.s9rmCf8FzNyXIgdNO/P1
Usuário: gabriel.oliveira - Email: gabriel.oliveira@pamafa.com.br - Hash: $P$BgGQ1VLeYSKQJNeEZoyocQb.7aNNrt1
Usuário: tayane.arruda - Email: tayanearruda04@gmail.com - Hash: $P$ByoXpAD/LrVlE/9qXb5OdjPr/a8LzL/
Usuário: servicesongrace - Email: services@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: martin - Email: bong.doom889@gmail.com - Hash: $P$BUoNv1lFU0xPxiqvTaebFvohLiJvwD/
Usuário: marcia.pinheiro - Email: marcia.pinheiro@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bad8hBHqSSUoxEg20N6oT3CjYCIItM.
Usuário: webmaster - Email: webmaster@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: webmasterongrace - Email: webmasterongrace@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Senha atualizada com sucesso para o usuário com email: bong.doom889@gmail.com

slot gacor slot gacor bintangslot77 slot gacor bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 Kinggaruda138 Kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 Akbar77 kominfo bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 kinggaruda138