Entrevista | Revista Graça/Show da Fé
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“Caminho sem volta”

Publicitário cristão destaca a relevância das mídias sociais para a Igreja e a propagação do Evangelho

POR PATRÍCIA SCOTT

Com mais de três décadas de experiência na área de Comunicação e Marketing, o publicitário Neriel Lopez, 52 anos, tem se dedicado, principalmente, ao segmento cristão, contribuindo para diversos ministérios e várias igrejas pelo Brasil. Tudo começou em 1996, quando ingressou em uma grande editora cristã. Depois disso, trabalhou em empresas voltadas para esse público. Hoje, atua como palestrante e consultor de Marketing, desenvolvendo projetos em Comunicação, Design Gráfico, Marketing e Marketing Digital.

Membro da Igreja do Nazareno Central, em Campinas (SP), o profissional defende que as mídias digitais são ferramentas indispensáveis para as igrejas cristãs na atualidade. Nesta entrevista à Graça/Show da Fé, Lopez destaca a necessidade de cada congregação ter um ministério destinado a uma propagação eficaz das Boas Notícias de Cristo por meio da internet.

Por que as mídias digitais são fundamentais para o avanço do cristianismo?

Está nascendo uma nova Igreja, mais abrangente e com maior alcance: a Igreja Digital. As mídias serão um fator determinante para a expansão da mensagem da cruz, e o digital fará parte disso. Talvez não do modo como pensamos, pois as tecnologias mudam e evoluem rapidamente, mas, com certeza, terão um papel essencial.

A pandemia fez as igrejas despertarem para um maior investimento nas mídias digitais?

Sim. A comunicação com os membros é importante em todos os canais acessíveis. As redes sociais têm um alcance grande. Durante o isolamento social, as pessoas precisaram encontrar meios de estarem juntas. Mantê-las engajadas e motivadas foi um desafio e tanto da liderança, e as redes sociais foram úteis para isso.

As igrejas permanecerão focadas na comunicação digital após a atual crise de saúde?

É um caminho sem volta. Percebeu-se que essa alternativa veio para ficar. Muitas igrejas não a utilizavam, simplesmente por entender que era desnecessária. No entanto, essa visão mudou. Há uma necessidade real de mais gente ser alcançada. Além de ser um canal eficiente para a comunicação com a membresia, o digital é um aliado da Igreja do Senhor para a divulgação das Escrituras.

É importante que as igrejas tenham um ministério específico para a comunicação?

É primordial. É impossível falar em Evangelho e não mencionar a comunicação. Jesus deixou uma missão para a Igreja, resumida pela Grande Comissão, em Mateus 28.19,20 e Marcos 16.15. Ele ordenou que proclamássemos o Reino de Deus e fizéssemos discípulos. Portanto, em um sentido bastante prático, é possível descrever a missão da Igreja nos mesmos termos de um dos objetivos da estratégia de marketing: a arte de capturar um público, entregar uma mensagem e convencê-lo a responder. No nosso caso, o Espírito Santo é quem convence a pessoa, mas nosso trabalho é anunciar-lhe a Palavra.

O que é preciso para iniciar um ministério de comunicação eficaz?

As igrejas já têm um ministério de comunicação a partir do momento em que dão um aviso no púlpito, oferecem um boletim ou organizam um evento evangelístico. Todos são meios de atingir o público-alvo para comunicar melhor. Porém, é crucial entender quem é o seu público e o contexto em que sua congregação ou ministério estão inseridos. Para isso, é preciso reunir uma equipe, definir objetivos e estratégias e, principalmente, delegar funções. Quem deseja ingressar nesse ministério deve ser cristão, conhecer a Bíblia e manejá-la bem. Esse é o principal ingrediente para uma gestão de qualidade. Depois, é relevante saber, com profundidade, as ferramentas disponíveis e dominar as técnicas para uma boa divulgação.

Antes de elaborar um plano estratégico de comunicação, os membros da igreja devem ser ouvidos?

A pesquisa em marketing define os rumos. Com a pandemia, as igrejas tiveram de rever seus métodos, quebrar paradigmas, investir em comunicação. Muitas fizeram isso sem planejamento. Foi algo emergencial para aquele início de cenário. Agora, é hora de ouvir o que os integrantes da comunidade têm a dizer, fazer pesquisas, entender o seu público para definir os próximos passos. Há algumas opções de formulários na web, elas estão no Google, Wufoo, JotForm e no 123FormBuilder. Todos oferecem funcionalidades eficientes, mesmo na versão gratuita, e permitem uma boa amostragem de resultados.

Quais devem ser os pontos centrais do ministério de comunicação?

Pregar as Boas-Novas da salvação a toda criatura e permanecer com uma comunicação clara e eficaz com os membros da comunidade, utilizando todos os meios possíveis, inclusive os impressos. Comunicar também é amar, importar-se com seu próximo a ponto de manter contato, seja presencialmente seja por meios digitais. É fazê-lo se sentir valoroso e mostrar que ele é parte do grupo. Do outro lado, em uma tela de computador, smartphone ou tablet, há alguém, esperando por uma palavra, que deve ser tratado com respeito e amabilidade.

É significativo compreender que o marketing da igreja é sobre o uso de todas as ferramentas para levar as pessoas a Jesus. Não é algo que promove a mentira e o engano, e sim um instrumento que transformará a maneira de comunicar e chegar a seus alvos. Temos a mensagem mais séria para levar ao mundo: a do Filho de Deus. O Espírito Santo agirá no coração daqueles que ouvirem e quiserem colocá-la em prática. Tudo é pelo Reino. Então, que oremos e busquemos, em Deus, as melhores estratégias.

Neriel Lopez
Consultor nas áreas de Comunicação, Design Gráfico, Marketing e Marketing Digital

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