Entrevista | Revista Graça/Show da Fé
Família – 261
01/04/2021
Carta do Pastor à ovelha – 263
01/06/2021
Família – 261
01/04/2021
Carta do Pastor à ovelha – 263
01/06/2021
Foto: Divulgação

Mensagem ilustrada

Desenhista cristão utiliza a arte para propagar a Palavra de Deus por meio da internet

Por Patrícia Scott

O ilustrador Augusto Marques, 36 anos, contabiliza mais de 15 anos de experiência como desenhista. “Já trabalhei para algumas marcas conhecidas fazendo campanhas publicitárias”, destaca. Com formação em Produção Multimídia, ele também é professor da escola bíblica dominical em sua igreja, a Assembleia de Deus do Jardim Botânico, em Porto Alegre (RS). Em 2017, por ocasião dos 500 anos da Reforma Protestante, decidiu unir o talento artístico à paixão pelo ensino da Palavra do Senhor e criou a PictoBíblia. Trata-se de um projeto digital que utiliza a arte para propagar a fé cristã por meio do YouTube, Facebook, Twitter, Tumblr, Pinterest e Instagram.

Alguns artistas são referências para o profissional, como o desenhista e pintor francês Gustave Doré (1832-1883), e o quadrinista brasileiro Sérgio Cariello, criador da Bíblia em ação – versão das Escrituras em quadrinhos, publicada no Brasil pela editora Geográfica. “Eles foram algumas das minhas fontes para criar conteúdo na internet”, destaca Marques, que já se aventurou pelo universo dos quadrinhos. “Recentemente, lancei a HQ O bom samaritano, disponível gratuitamente on-line – assim como todos os meus conteúdos –, com foco no público adulto”, informa o ilustrador. 

Nesta entrevista concedida à Graça/Show da Fé, Marques fala sobre a sua experiência na utilização da arte para propagar as verdades bíblicas por meio da web.

Como e quando começou o seu interesse pela ilustração?

Venho de uma família humilde e não tive video game na infância. Meu entretenimento sempre foi desenhar. Ia até os bancos da minha cidade e pedia as folhas de papel que não seriam utilizadas. Assim, podia desenhar mais à vontade. Eu me lembro que minha mãe sempre me incentivou. Não dizia que eu deveria procurar uma profissão que desse dinheiro. Com o tempo, as coisas foram acontecendo profissionalmente. 

Onde encontra inspiração para criar o conteúdo da PictoBíblia?

Há algum tempo, conheci o trabalho do teólogo [norte-americano] Francis Schaeffer [1912–1984]. Ele tem uma frase interessante: O cristão é alguém cuja imaginação deve voar além das estrelas. Somos cocriadores com Deus neste mundo. Ele mesmo nos deu um mandato cultural no Éden, conforme Gênesis 1.28: E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. O Senhor nos concedeu recursos para fazermos cultura. Portanto, se existe alguma inspiração, antes de tudo, ela deve vir do próprio Deus, que nos capacita e nos dá as condições para exercer esse domínio como espécie humana neste planeta.

Por que a ilustração é uma boa ferramenta para evangelização?

Nós, cristãos, estamos em todas as mídias – no rádio, na TV, no jornal, na revista e na internet –, pois queremos falar dessa Verdade que liberta, cura e salva. Sei que alguns não se sentem tão atraídos pelo tipo de trabalho que realizo, mas, para estes, existem outras iniciativas. Por outro lado, para aqueles que gostam de arte e de teologia, ofereço a PictoBíblia. Acredito que meu desenho é um apoio visual para a mensagem que aponta sempre para as Escrituras Sagradas. É uma ferramenta de extremo valor para o ensino bíblico. Entretanto, deve ser usada com cuidado justamente pelo seu apelo visual estético que chama muito a atenção das pessoas. Alguns ilustradores cristãos fazem um bom trabalho na internet, porém ainda são poucos. Não temos recursos para alcançar um número maior de gente para o Reino de Deus.

Como surgiu a ideia de criar a PictoBíblia?  

Sempre frequentei a escola bíblica dominical, tanto como aluno quanto como professor. Em 2017, com os 500 anos da Reforma Protestante, resolvi criar a PictoBíblia para levar parte do que lia e aprendia para além da sala de aula da igreja. Percebi que havia uma demanda na internet. Embora existam inúmeras páginas, canais e perfis de excelente qualidade, há vários conteúdos com sérios equívocos bíblicos. Foi então que me senti encorajado a trabalhar na criação da PictoBíblia, na esperança de poder ajudar a Igreja no ensino do Texto Sagrado. Trabalho praticamente sozinho no projeto. De vez em quando, alguns irmãos e a minha esposa me ajudam com sugestões de postagens ou respondendo a comentários. Normalmente, os posts são fruto de alguma leitura ou conteúdo que estou consumindo.

Recentemente, você lançou a HQ O bom samaritano, voltado para o público adulto. Por que se concentrar nos mais velhos e não nos pequenos?

As crianças de hoje nasceram em um contexto diferente. Não absorvem o conteúdo da mesma forma que absorvíamos na infância. É muito fácil, atualmente, ver desenho animado. Tudo é feito para vídeo e sob demanda, com histórias que falam basicamente de magia. Então, o público cristão para quadrinhos é um pouco mais velho. São os adultos nascidos em uma época em que se comprava revistas em quadrinhos, por exemplo, do Homem-Aranha nas bancas de jornal. 

Qual legado gostaria de deixar como ilustrador?

Desejo alcançar a vida das pessoas utilizando a internet. Sou apaixonado por teologia e arte. Por isso, criei esse projeto. Quero que o povo de Deus seja cada vez mais forte espiritualmente e saiba defender a razão da sua fé; que seja inspirado pela nossa grandiosa história do cristianismo, a qual, ao longo dos séculos, tem impactado o mundo. Espero que os irmãos sejam edificados, consolados pelo Evangelho e, por vezes, exortados, conforme a vontade divina, por meio de meu ofício. 

Augusto Marques
Desenhista, com formação em Produção Multimídia, e professor de EBD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *