Igreja | Revista Graça/Show da Fé
Missões – 284
30/03/2023
Heróis da Fé – 284
30/03/2023
Missões – 284
30/03/2023
Heróis da Fé – 284
30/03/2023
Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

Pregar é mandamento

Líderes explicam por que evangelizar é um desafio para todo cristão e não apenas para pastores e missionários

Por Patrícia Scott

As palavras de Jesus são claras em Mateus 28.19,20: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! Apesar do que registra essa passagem, também conhecida como a Grande Comissão, muitos cristãos divergem sobre quem deve fazer missões. É o que mostra uma pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos pelo grupo Barna, um instituto de pesquisas evangélico, que ouviu cerca de 2.500 membros de igrejas evangélicas e pastores.

A maioria dos líderes acredita que o chamado para cumprir o Ide é para todo aquele que se entende como um seguidor de Jesus. No levantamento, 85% dos pregadores entrevistados concordaram com a afirmativa: missões são um mandato bíblico para todos os cristãos. Porém, entre os membros das congregações, não houve o mesmo consenso: menos da metade (46%) assentiu com tal afirmação. De acordo com a pesquisa, muitos servos do Senhor creem que existem exceções para a ordem de Cristo. Para eles, pregar o Evangelho é uma incumbência apenas de um grupo separado, formado por pastores e missionários.

O Pr. Paulo de Tarso Pontes explica: “O maior responsável pela Grande Comissão é o próprio Deus. A Bíblia é um livro missionário” Foto: Arquivo pessoal

O Pr. Paulo de Tarso Pontes, da Câmara Nacional de Expansão Missionária da Igreja Metodista, afirma que se equivoca quem pensa no Ide como o trabalho de um grupo seleto e lembra que as palavras do Salvador não são um convite, e sim uma ordem. “O maior responsável pela Grande Comissão é o próprio Deus. A Bíblia é um livro missionário. As pessoas conhecem missões lendo a Palavra, na qual é possível perceber esse princípio na escolha de Abraão para abençoar as nações”, explica o líder, asseverando que o analfabetismo bíblico e a má interpretação dos textos do Livro Sagrado “têm levado as pessoas para longe de uma compreensão adequada de missões”. [Leia, no final desta reportagem, o quadro Missões e a Bíblia]

O Pr. Silas Tostes, diretor da Missão Antioquia, concorda com Paulo de Tarso e enfatiza que não há exceções na continuação do ministério terreno do Messias, pois todos estão convocados. “Jesus ordenou que fôssemos testemunhas dEle”, lembra o pregador, acrescentando que o objetivo da obra missionária é apresentar o Salvador ao mundo, a partir de um bom testemunho, da mudança de caráter e de obras de amor e misericórdia ao próximo. “E, principalmente, pela pregação do Evangelho, para que sejam gerados novos discípulos de Cristo.” Tostes destaca que, segundo a Bíblia, a obra evangelizadora começa em nós: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (At 1.8).

O Pr. León Costa frisa: “A Igreja tem visto e experimentado o poder do Altíssimo, tudo o que Ele pode fazer na vida daqueles que abrem o coração para a Sua Palavra” Foto: Arquivo pessoal

Amor e intensidade” – Seguindo a orientação bíblica, a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) está presente em todo o Brasil e em diversos países. “A Igreja tem visto e experimentado o poder do Altíssimo, tudo o que Ele pode fazer na vida daqueles que abrem o coração para a Sua Palavra”, frisa o pastor León Costa, líder da Igreja da Graça no Peru. Ele assinala que o objetivo da IIGD, ao fazer missões, é bem claro. “Resgatar as almas das garras de Satanás, do reino das trevas, e levá-las ao Reino de luz e propagar as Boas-Novas da salvação que transformam vidas.”

O Pr. León Costa frisa: “A Igreja tem visto e experimentado o poder do Altíssimo, tudo o que Ele pode fazer na vida daqueles que abrem o coração para a Sua Palavra” Foto: Arquivo pessoal

O Pr. Keven de Moura, representante da IIGD na Bolívia, acredita que, de modo geral, a Igreja de Cristo está compromissada com o Ide de Jesus, mas faz uma ressalva. “Os cristãos poderiam conhecer mais o significado e a importância de missões. Quando há entendimento da necessidade de Deus neste mundo, a obra é feita com mais amor e intensidade.” Para o pregador, um missionário repleto do Espírito Santo e cheio de amor pelas almas é capaz de impulsionar a transformação de uma nação inteira. Entretanto, fazer esse trabalho demanda recursos financeiros. “Por isso, a missão dos patrocinadores é importante. São eles que dão condições para que os evangelizadores possam cumprir o chamado do Senhor.”

O Pr. Keven de Moura ressalva: “Os cristãos poderiam conhecer mais o significado e a importância de missões. Quando há entendimento da necessidade de Deus neste mundo, a obra é feita com mais amor e intensidade” Foto: Arquivo pessoal

O nível de comprometimento com as missões evidencia o quanto uma igreja olha para dentro ou para fora de si mesma. É o que pensa o casal de missionários Hans Udo Fuchs e Antonia Leonora van der Meer, integrantes do Conselho Nacional da Interserve Brasil (ISB), organização que envia profissionais com vocação missionária para servir a povos do mundo árabe e da Ásia. De acordo com eles, muitas igrejas se preocupam com seu contexto mais imediato – a expansão denominacional –, deixando de lado a visão mais abrangente do estabelecimento do Reino de Deus. Com isso, envolvem-se pouco em ações evangelizadoras.

O casal de missionários Hans Udo Fuchs e Antonia Leonora van der Meer, integrantes da ISB, organização que envia profissionais com vocação missionária para servir a povos do mundo árabe e da Ásia Fotos: Arquivo pessoal

Diretor da Luz em Ação, associação que utiliza produções audiovisuais como ferramentas para evangelizar os povos não alcançados, o missionário Júnior Baczinski considera que são poucos os trabalhadores no campo, e os recursos destinados a eles. Ao ser indagado sobre o estudo do Grupo Barna, o diretor lembrou que a Igreja detém o encargo da evangelização mundial, que deve ser realizado por cada filho de Deus, separado pelo Senhor para anunciar a mensagem da salvação em todas as nações. “A responsabilidade das congregações locais não pode ser ignorada. As etapas principais desse processo abrangem a formação, o envio e o sustento desses servos. As necessidades enfrentadas na obra missionária devem ser compartilhadas pelos pastores e líderes com toda a membresia.”

O missionário Júnior Baczinski lembra: “A responsabilidade das congregações locais não pode ser ignorada. As etapas principais desse processo abrangem a formação, o envio e o sustento desses servos”
Foto: Arquivo pessoal

Um privilégio” – Segundo o Pr. Milton Monte, gerente executivo de comunicação e mobilização da Junta de Missões Nacionais (JMN),o estímulo à participação dos cristãos na propagação do Evangelho deve se dar, principalmente, a partir da pregação bíblica e do testemunho daqueles que estão no campo missionário. “Se entendermos que é Deus quem está em missão, fazer parte dos planos dEle e envolver-se com essa obra é um privilégio.”

O pastor destaca que as igrejas, de modo geral, separam missões de evangelismo para fins didáticos e operacionais. Geralmente, o primeiro termo se refere ao envio e apoio aos obreiros que estão em ação; o segundo, às atividades evangelísticas da igreja realizadas localmente. “No entanto, uma mesma expressão resume ambos: fazer discípulos. Para isso acontecer, é preciso evangelizar. Porém, para que o alcance ocorra em diferentes lugares, é necessário fazer missões.

O missionário Júnior Baczinski lembra: “A responsabilidade das congregações locais não pode ser ignorada. As etapas principais desse processo abrangem a formação, o envio e o sustento desses servos”
Foto: Arquivo pessoal

Segundo o professor e mestre em Teologia Sandro Pereira, diretor da Faculdade Cristã de Curitiba (PR), a palavra missões vem da expressão latina missione, que significa ação, tarefa, ordem, mandato, compromisso. Ele observa ainda que, no Novo Testamento, está registrado o termo latino apostello, designando envio, comissionamento. “Desde o século 16 até os dias atuais, a palavra missão passou a representar a Igreja sendo enviada ao mundo”.

Pereira pontua que o próprio Deus foi quem primeiro desejou enviar Jesus à Terra. A passagem de João 3.16 revela a preocupação do Senhor para com a humanidade decaída e distanciada dEle, razão pela qual o próprio Pai veio ao mundo na figura do Filho. “A base bíblica para a tarefa missionária não se restringe ao Novo Testamento. Desde Gênesis, o Todo-Poderoso expressa Sua vontade de anunciar a redenção ao ser humano caído.”


O professor e mestre em Teologia Sandro Pereira esclarece: “Desde o século 16 até os dias atuais, a palavra missão passou a representar a Igreja sendo enviada ao mundo” Foto: Arquivo pessoal

O teólogo enfatiza que a Igreja primitiva estava ciente da visão missionária de Deus, conforme relatado no livro de Atos. “Os discípulos restringiam a pregação do Evangelho aos judeus. Entretanto, aconteceu a grande perseguição aos seguidores de Jesus, obrigando-os a anunciar Cristo por todos os lugares na fuga ou no exílio.” A partir daquele momento, os crentes dispersos pregavam as Boas-Novas, faziam missões. Sandro Pereira ressalva que o primeiro trabalho missionário organizado ocorreu a partir da Igreja de Antioquia, com Paulo e Barnabé (At 13.2). “Desde então, essa obra não se restringiu a um grupo específico de cristãos. Claro que a Igreja possui pessoas engajadas nessa tarefa. Contudo, o trabalho delas não nos exime dessa responsabilidade”, finaliza.

Missões e a Bíblia

A Palavra de Deus convoca os servos do Senhor a anunciarem a todos os povos quem Ele é, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos, as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor e digno de louvor, mais tremendo do que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos são coisas vãs; mas o Senhor fez os céus.(Sl 96.3-5)

O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes. (Is 61.1,2)

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Mc 16.15,16)

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas! (Rm 10.13-15)

(Fonte: Bíblia Sagrada)

4 Comments

  1. Valdeci O de Miranda disse:

    Apaz do senhor!!
    Estou afastado da igreja ,estou com problema de saúde, descoberto Nesse mes de abril de 2023,mas estou confiante que serei curado no nome de Jesus Cristo.
    Moro em pendotiba Niterói e gostaria de ir em uma igreja da Graça próximo à minha casa.
    Obrigado.

  2. Valdeci O de Miranda disse:

    Estou muitíssimo feliz porque tenho um irmão,
    Que mora em angras do reis, em ele teve uma mudança maravilhosa de pois que conheceu a igreja da Graça ,para honrar e glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *