Internet | Revista Graça/Show da Fé
Capa | Igreja
01/06/2022
Medicina e Saúde – 277
01/08/2022
Foto: Arquivo Graça

Fé e diversão

Novo portal da Turminha da Graça está mais interativo e dinâmico a fim de atrair tanto os pequenos quanto a família deles

Por Patrícia Scott

Os amigos Flora, Aninha, Likinha, Binho, Caio e Zequinha estão de “casa nova” na web. O portal da Turminha da Graça (https://gracakids.com.br/) – totalmente reformulado para oferecer às crianças muito mais diversão e ensinamentos com base nos princípios e valores da Palavra – é colorido, atraente e ainda mais interativo. Seu alvo, no entanto, não são apenas os pequeninos. “Unimos mais ainda a família e a igreja. O site é focado na criança, mas, também, temos matérias exclusivas para os pais”, ressalta o pedagogo Diego Fraguas, coordenador editorial da Graça Kids.

Para os pequenos, as novidades são, por exemplo, a aba Play Kids, em que eles têm uma série de histórias em quadrinhos à disposição. Ali, a garotada também pode acessar o Recorte & Brinque. “É uma área de diversão. A criança faz o download de imagens com os personagens da Turminha da Graça para recortá-los e brincar com eles”, destaca Fraguas, assinalando que há também a seção de música, na qual é possível ouvir as canções da Graça Kids e assistir aos videoclipes. Aquelas mensagens do Missionário R. R. Soares que antes vinham no CD encartado na revista foram adaptadas para o ambiente virtual por meio do podcast Palavras aos Pequenos. “As crianças escutarão tudo isso no celular, no tablet ou no notebook. Assim, temos a possibilidade de alcançar um maior número delas por meio da mensagem do Missionário.”

O pedagogo Diego Fraguas, coordenador editorial da Graça Kids, lembra que a missão da revista é promover os ensinamentos de Cristo de maneira lúdica, leve e criativa – Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Segundo o coordenador editorial, a missão da Graça Kids é promover os ensinamentos de Cristo de maneira lúdica, leve e criativa. Dentro dessa perspectiva, os professores de escola bíblica encontram no portal bastante material de apoio para as aulas a serem ministradas ao público infantil. “Há uma seção na qual podem ser baixados conteúdos evangelísticos com imagens especiais para trabalhar na igreja”, avisa Diego Fraguas. Ele esclarece que, se a criança desejar fazer sua festa de aniversário tendo a Turminha da Graça como tema, o portal disponibiliza um kit festa. “Há materiais gráficos para download, e é possível montar painéis temáticos da Turminha e do Midinho.”

D. Magdalena Soares, esposa do Missionário R. R. Soares, no evento de lançamento do novo portal da Graça Kids – Foto: Divulgação / Graça Kids

Carência de desenhos – Lançado na tarde de 17 de maio em evento realizado nos estúdios da Graça Music, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), com a presença de D. Magdalena Soares, esposa do Missionário R. R. Soares, o novo portal da Graça Kids é parte de um conjunto de investimentos da empresa no ambiente virtual. Seu canal no YouTube, por exemplo, é um sucesso de público: são mais de 1,2 milhão de inscritos e quase 600 milhões de visualizações. “Intensificamos o potencial dele e, com apoio da equipe de multimídia, investimos na divulgação”, revela Diego Fraguas.

Criado em 2016, o canal da Graça Kids naquela plataforma de vídeos conta com um amplo portfólio de animações. “É grande a necessidade de produzir e disponibilizar mais desenhos evangelísticos que falem sobre a Palavra de Deus. O público pedia determinados temas até mesmo para os professores das escolas bíblicas utilizarem. Assim, começamos a elaborar animações. As crianças amam os desenhos do Midinho, o Pequeno Missionário, e da Turminha da Graça.”

A cantora Kelly Benigno, intérprete de canções infantis, como Rock da arca e Servo Daniel, participa do projeto Histórias Inesquecíveis, que segue o modelo de contação de histórias – Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

De acordo com Fraguas, o mercado infantil ainda sofre com grande carência de desenhos com lições morais e bíblicas. Por isso, em 2021, a empresa lançou o projeto Histórias Inesquecíveis, que segue o modelo de contação de histórias e tem a participação da cantora Kelly Benigno, intérprete de canções infantis, como Rock da arca e Servo Daniel. Para se ter uma ideia do sucesso da iniciativa, apenas os vídeos dessa série já contabilizam um milhão de visualizações. “Vamos começar a produzir a segunda temporada desse projeto. Depois dos personagens bíblicos masculinos, focaremos nos femininos.”

Três pilares – O produto mais antigo da Graça Kids é a revista Turminha da Graça, que está no mercado há quase 17 anos. O projeto nasceu em setembro de 2005, fruto do desejo do Missionário R. R. Soares de chegar às novas gerações com a Palavra. O veículo impresso, com tiragem mensal de 66 mil exemplares, tem como público-alvo crianças e adolescentes com idades de 4 a 13 anos. Além de apresentar histórias em quadrinhos da divertida turma de amigos, a revista mostra as aventuras de Midinho, o Pequeno Missionário, personagem inspirado na trajetória do Missionário R. R. Soares.

Ao longo do tempo, a revista passou por modificações, acompanhando a diversificação e a tendência do mercado para suprir as demandas do (cada vez mais) exigente público infantil. Há seis anos, a publicação segue a linha evangelística. “Mantemos fé, informação e diversão como os três pilares da revista. Por isso, recebemos feedbacks, por exemplo, das avós. Elas a leem para os netinhos e gostam muito, porque se informam e a usam para evangelizar outras crianças”, comenta Fraguas.

Foto: Divulgação / Graça Kids

As histórias ficam sempre em volta de temas relacionados ao Livro Santo e a valores preconizados na Bíblia, como o respeito aos mais velhos e o amor ao próximo. Entretanto, não há apenas conteúdo de cunho religioso e moral, mas também informações contextualizadas para que a criança possa compreender o que acontece ao seu redor. “Fazemos um jornalismo voltado para ela, de forma que os pais possam confiar na fonte utilizada até nos trabalhos escolares”, explica Diego.

Sempre fiel à missão de divulgar os ensinamentos e os valores da Palavra, os personagens da Turminha da Graça, assim como o Midinho, estão presentes em Bíblias infantis, livros, cadernos, camisetas, chaveiros, entre outros produtos. Eles também são interpretados por atores, que participam de programações realizadas nos templos da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em diversas cidades do Brasil. “Quando alcançamos uma criança, influenciamos toda a família, porque esse pequenino consegue levar o Evangelho para casa, causando transformação”, conclui Diego Fraguas.

Os personagens da Turminha da Graça

Foto: Divulgação / Graça Kids

Flora – É cuidadosa e gosta muito dos animais. Às vezes, chega até a exagerar no cuidado com sua cadela, Belinha. Flora também gosta da natureza e incentiva a Turminha a preservá-la.

LikinhaÉ prima de Flora, gosta de grandes aventuras e exagera na sinceridade.

Binho É considerado o mais inteligente da Turminha e está sempre disposto a despertar a curiosidade de seus amigos, incentivando-os a estudar.

Zequinha – É um craque da bola. Ama jogar futebol com os amigos. Aceitou Jesus em uma partida, por intermédio da Turminha da Graça.

Aninha – É a mais jovem personagem da Turminha. Gosta muito de guloseimas e é bastante carinhosa.

Caio – É alegre, gosta de esportes radicais e aventuras e mostra aos colegas como é bom ter uma vida ativa e saudável.

Belinha – Cadelinha da raça pastor-húngaro. É inteligente e conquista a todos, tanto que se tornou a mascote da Turminha.

Floquinho – O cachorrinho da raça Shih Tzu é o mais novo mascote da Turminha. Dócil e amoroso, ele agita a garotada nas aventuras.

(Fonte: Turminha da Graça)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.