Perfil | Revista Graça/Show da Fé
Igreja
01/04/2020
Carta do Pastor à ovelha – 249
01/04/2020
Igreja
01/04/2020
Carta do Pastor à ovelha – 249
01/04/2020

Dedicação ao Reino

Há 20 anos no ministério pastoral, ela é a líder estadual da IIGD em Goiás

Por Patrícia Scott

Seus primeiros passos na fé foram dados ainda na adolescência, aos 13 anos, na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em São Bernardo do Campo (SP), na Região do Grande ABC. Hoje, aos 41anos, a Pra. Juliana Viana é a única mulher da IIGD a assumir uma liderança estadual. Há pouco mais de duas décadas, ela prega o Evangelho e mora, atualmente, em Goiás, onde está à frente de dezenas de templos.

Anteriormente, a pregadora foi líder estadual da IIGD no Mato Grosso do Sul, onde permaneceu por três anos e sete meses. Casada há 17 anos com o bacharel em Direito Anderson Barbosa, 39, e mãe do adolescente Natan Anderson Barbosa, 16, Juliana assegura que o marido e o filho acompanham e abençoam seu ministério, marcado por inúmeros desafios e grandes vitórias.

Um dos fatos que merecem ser acentuados, destacado por ela, aconteceu em um dia de Santa Ceia, na sede estadual da IIGD em Campo Grande (MS). “Fiz o apelo, perguntando quem queria aceitar Jesus como Senhor e Salvador, e vi uma única mão levantada”, relata. “Era o meu filho, aos dez anos, rendendo-se ao Senhor.”

A trajetória ministerial da pastora foi precedida de alguns eventos importantes. Em 1991, logo após se converter, passou pelas águas batismais e, em seguida, pôs as mãos no arado como professora das crianças na escola bíblica. Sua história na Igreja da Graça ganharia novo capítulo tempos mais tarde. “Aos 16 anos, fui levantada como obreira. A partir de então, ajudava nos cultos. Aos domingos, passava o dia inteiro na Igreja servindo nas reuniões”, lembra-se.

Naquela época, como a maioria dos adolescentes, Juliana teve questionamentos a respeito da fé. Além disso, em sua caminhada cristã, viu-se tentada a conhecer as atrações mundanas. “Foram nove meses de esfriamento espiritual, mas não cheguei a colocar os dois pés fora da Igreja”, ressalta a líder, deixando claro que tudo o que vivenciou naquele tempo foi suficiente para compreender que só existe felicidade em Jesus.

A Pra. Juliana Viana, com seu marido, o Pr. Anderson Barbosa, e o filho Natan: “Ser pastora significa apascentar as ovelhas de Cristo”

Direção divina – Aos 21 anos, Juliana Viana trabalhava como professora em uma escola de Educação Infantil. Entretanto, ela ansiava pela dedicação integral à obra do Senhor. Então, no final do ano letivo de 1999, desligou-se do emprego e, firmada na Palavra, aceitou o chamado divino. Viana se recorda de que, naquela época, havia poucas pastoras na Igreja da Graça. “Confesso que, muitas vezes, por ser mulher, tive dúvidas se, realmente, era o que Deus queria de mim. No entanto, a própria Palavra dissipava toda insegurança”, enfatiza.

Ela iniciou como pastora auxiliar. Estava na IIGD em Piraporinha, em Diadema (SP), quando o pastor dessa congregação precisou se ausentar por alguns dias. Coube à Pra. Juliana substituí-lo. Nesse período, ocorreu algo impactante: ela se recordou da passagem bíblica na qual o Altíssimo chama Josué para ficar no lugar de Moisés: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel(Js 1.2). “Com esse texto, Deus falou fortemente ao meu coração que eu permaneceria à frente daquela Igreja. Contudo, eu questionava onde ficaria o pastor.” Tal resposta veio do próprio Criador: “O Senhor testificou, dizendo: Ele é meu servo. Cuidarei dele!

Reunião do ministério Mulheres Que Vencem (MQV) na sede estadual da Igreja da Graça em Goiás

Embora a pastora ainda não soubesse, aquele líder estava sendo designado para assumir outra Igreja, e ela fora escolhida por ele para conduzir o rebanho de Piraporinha. “Chorei muito. Deus reavivou em mim as promessas que, desde os meus 13 anos, eu havia recebido.” Durante nove anos, ela esteve na liderança daquela Igreja. “Eram apenas 30, 40 membros quando cheguei. Ao sair, a membresia era de 600 pessoas, para a glória do Senhor.”

Em razão de tantas experiências, a Pra. Juliana Viana jamais se esquece da essência de seu ministério: “Quando assumimos o chamado de Deus, os desafios nos acompanham. Meu alvo é alcançar vidas para o Reino. Ser pastora significa apascentar as ovelhas de Cristo. Esse é o propósito dEle para mim.”


7 Comments

  1. Glória a Deus. Muito lindo o chamado da pastora Juliana. Sou muito grato a Deus pela vida dela..

  2. Leandro Pimenta disse:

    Sou fruto do ministério da Pastora Juliana.
    Vivenciei ali em Piraporinha-Diadema a incansável dedicação dessa pastora às ovelhas de Cristo. Além de formar discípulos também formou grandes líderes. Só posso glorificar a Deus pela vida dela!

  3. klesley disse:

    oi pastora juliana assisto vc e quero te conhecer e te dar um abraço eu te amo minha pastora

    • Editor disse:

      Oremos pela pastora, pelo ministério da IIGD e por todas as igrejas que pregam o Evangelho do Senhor Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *