Teologia | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 250
01/05/2020
Missões – 252
01/07/2020
Medicina e Saúde – 250
01/05/2020
Missões – 252
01/07/2020
Foto: Andrea Crisante / 123RF

MORADA CELESTIAL

O que a Bíblia diz a respeito da vida eterna assegurada àqueles que creem em Cristo como Salvador

Por Evandro Teixeira

Na véspera de Sua crucificação, Jesus declara aos Seus discípulos: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também (Jo 14.2,3).Nessa passagem, o Mestre fala do local para onde conduzirá quem crer na mensagem do Evangelho e O aceitar como Salvador. As Escrituras, contudo, não apresentam muitos detalhes sobre esse lugar. O apóstolo Paulo sequer tentou descrevê-lo, depois de ter sido arrebatado até lá, em uma experiência espiritual intensa. Ele se restringiu a dizer que ali ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar (2 Co 12.4).

Como o Livro Sagrado não mostra uma descrição precisa da morada pós-morte, o tema suscita debates e diversos pontos de vista. Um deles é sobre o Céu ser o lugar para onde os cristãos são encaminhados logo após sua partida; o outro é a respeito de que esse é o espaço para onde Jesus levará os salvos somente após a ressurreição deles, em Sua segunda vinda. 

N. T. Wright defende a ideia de que os santos vão para o Paraíso, um local temporário, onde atualmente todos aguardam a ressurreição dos mortos, na volta de Jesus
Foto: Divulgação

O teólogo inglês Nicholas Thomas Wright (ou N. T. Wright, como assina seus livros), conhecido por obras como Eu creio, e agora?, O caminho do peregrino e Seguindo Jesus, defende a ideia de que os santos vão para o Paraíso, um local temporário, onde atualmente todos aguardam a ressurreição dos mortos, na volta de Jesus. Em artigo publicado na revista Time, Wright afirmou que a grande esperança dos judeus e dos cristãos do primeiro século era essa ressurreição, em um novo corpo físico imortal.

Céu e inferno – O Rev. Rogers Henry Pianaro, diretor acadêmico da Faculdade Presbiteriana Fatesul, em Curitiba (PR), entende ser necessário desenvolver um trabalho explicativo e histórico para que alcancemos uma compreensão da definição de Céu mais próxima da ideia bíblica. Conhecedor das obras de N. T. Wright, o pastor destaca que o teólogo inglês sempre tratou com profundidade assuntos relevantes. Ele concorda que Wright tem auxiliado na reflexão de temas da vida cristã, entretanto observa que é bom ter cautela quando o assunto é Teologia. Segundo ele, há a possibilidade de se pensar no Céu como uma realidade física na qual aqueles que já partiram estão em expectativa, diante do Pai. “O Céu é nEle, em sua plenitude e glória, e terá sua plena realização no retorno de Cristo para o Seu povo eleito.”

O Rev. Rogers Henry Pianaro enfatiza: “O Céu é nEle, em sua plenitude e glória, e terá sua plena realização no retorno de Cristo para o Seu povo eleito”
Foto: Arquivo pessoal

Já o Rev. Eber Cocareli, diretor e apresentador do Programa Vejam Só!, exibido pela Rede Internacional de Televisão (RIT), reitera que os indivíduos que morreram salvos irão, após a ressurreição, para o Lar Celestial, na volta do Filho de Deus, com um corpo transformado. Cocareli cita o texto de 1 Tessalonicenses 4.16,17 (Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor) e reafirma que, até o dia da ressurreição dos mortos, o espírito e a alma permanecerão conscientes no hades ou no Paraíso. “Os que rejeitaram a oferta do amor de Deus no Evangelho irão para o hades, palavra grega, às vezes, traduzida por inferno. Os que entregaram a direção de sua vida ao Salvador irão para o que a Palavra de Deus denomina como paraíso ou seio de Abraão. Apenas o espírito desses salvos estará lá [no Paraíso], pois o corpo físico só subirá depois do arrebatamento da Igreja.”

Rev. Eber Cocareli: “Os que entregaram a direção de sua vida ao Salvador irão para o que a Palavra de Deus denomina como paraíso ou seio de Abraão”
Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

Três céus – Líder da Igreja Metodista Livre de Mirandópolis, em São Paulo (SP), o Bp. José Ildo Swartele de Mello frisa que Jesus ensinou que iria para a Casa do Pai preparar o lugar e regressaria para buscar Seus discípulos (Jo 14.1-5). Além disso, o bispo ressalta as palavras de Paulo aos filipenses: Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20). 

Bp. José Ildo Swartele de Mello: “Quem não passar por esse processo não verá o Reino de Deus. Isso se dá primeiramente pelo reconhecimento de que estamos mortos em nossos delitos”
Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Mello, convém esclarecer que a Bíblia fala de três tipos de céu. Os dois primeiros são físicos e finitos; um deles é o atmosférico (Sl 147.8: Ele é que cobre o céu de nuvens, que prepara a chuva para a terra e que faz produzir erva sobre os montes) e o outro, cósmico (Gn 1.14: E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos). Ademais, existe o Céu espiritual e eterno, onde Deus habita, também chamado pelo apóstolo Paulo de terceiro céu (1 Co 12.2). O Bp. Ildo sublinha, porém, que, para alcançar esse lugar tão almejado, é preciso haver um novo nascimento. “Quem não passar por esse processo não verá o Reino de Deus. Isso se dá primeiramente pelo reconhecimento de que estamos mortos em nossos delitos e pecados, sendo incapazes de cumprir devidamente os mandamentos de Deus.”

O Pr. Edson Tadeu Ferreira da Silva Júnior, líder regional da IIGD em Rio das Ostras (RJ), reforça a relevância de haver uma entrega de vida sincera ao Altíssimo
Foto: Arquivo pessoal

Trazendo à memória as palavras de Jesus em João 18.36 (O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui), o Pr. Edson Tadeu Ferreira da Silva Júnior, líder regional da IIGD em Rio das Ostras (RJ), reforça a relevância de haver uma entrega de vida sincera ao Altíssimo. “Muitos aceitam Jesus, no entanto acabam abandonando a fé e, erroneamente, acreditam que, uma vez salvo, sempre salvo.”

O Pr. Roberto José Inácio, líder da Assembleia de Deus Philadelphia, no Anil, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), lembra que o apóstolo Paulo igualmente deixa claro que o Lar Celestial pertence aos salvos. “No terceiro Céu, o espírito dos salvos aguarda o dia da ressurreição, quando todos seremos levados às Mansões Celestiais”, defende o pastor, que é diretor do Instituto Bíblico Pentecostal (IBP) e professor de Escatologia Bíblica. 

O Pr. Roberto José Inácio lembra que o apóstolo Paulo igualmente deixa claro que o Lar Celestial pertence aos salvos: “O espírito dos salvos aguarda o dia da ressurreição”
Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

Por sua vez, o Pr. José Serafim de Oliveira, da Assembleia de Deus Ministério do Belém, em São Paulo (SP), salienta a visão de Estevão, o primeiro mártir do cristianismo, como outra evidência do que aguardam as almas dos salvos: Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus (At 7.55,56). “Quando um cristão finda sua jornada terrena, ele vai para o Paraíso.”

Nova Jerusalém – O Pr. Levi Matos Marins, reitor do Instituto Bíblico Beth-Le-Hem, no Rio de Janeiro (RJ), enfatiza as palavras de Cristo ao ladrão que se converteu na cruz: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23.43). Na visão de Marins, associando essa referência do Evangelho ao relato de Paulo sobre um arrebatamento (2 Co 12.2), é possível entender que hoje o Paraíso está localizado no terceiro Céu. Ele acentua que, nos dias anteriores à morte do Filho de Deus, esse local era chamado de seio de Abraão, onde as almas dos justos presenciavam o sofrimento dos ímpios, conforme está em Lucas 16.22, 23 (E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado.E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio).

O pastor assembleiano José Serafim de Oliveira pontua: “Quando um cristão finda sua jornada terrena, ele vai para o Paraíso”
Foto: Arquivo pessoal

Já o lugar de repouso eterno dos salvos, na opinião do reitor, ficará na Nova Jerusalém, retratada em Apocalipse 21: E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel.Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas.E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. […] E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro (Ap 21.10-27).

O Pr. Levi Matos Marins diz que o lugar de repouso eterno dos salvos ficará na Nova Jerusalém, retratada em Apocalipse 21
Foto: Arquivo Graça / Marcos AC

Para Matos Marins, por mais inspirado ou letrado que seja o pregador, dificilmente ele conseguirá passar a real visão do que aguarda os santos no porvir. “Afinal, o que está reservado à Igreja nunca foi cogitado pelo ser humano”, declara, mencionando 1 Coríntios 2.9: Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. 


2 Comments

  1. Moacir Rocha disse:

    É…a explicação do Pr. Eber Cocareli é a mais convincente, a explanação é bíblica e lembra que o homem tem espírito, alma e corpo. O corpo será ressuscitado, a consciência ou parte da alma permanecem. interessante.

    • Editor disse:

      Que o Senhor nos dê sabedoria para tratar de assuntos tão profundos da maneira correta. Pedimos por vossas orações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *