Saúde no prato
10/06/2024Qual será a sua decisão?
10/06/2024Crianças em perigo
O Brasil enfrenta o pior surto de dengue das últimos duas décadas, e as crianças menores de cinco anos são as principais vítimas dessa versão mais agressiva da doença. No primeiro trimestre de 2024, morreram 52 pessoas com até 14 anos. Até o momento do fechamento desta edição, 16 óbitos por dengue estão confirmados, e os demais são investigados. Dos afetados comprovados, 44% eram menores de 5 anos, 33% estavam na faixa de 5 a 9 anos, e 23% tinham de 10 a 14 anos, segundo o Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com a Fiocruz, a vulnerabilidade do sistema imunológico é uma das razões para o aumento do número de falecimentos em menores de cinco anos – inclusive bebês. Outra explicação é a demora do diagnóstico. Além disso, o fato de não haver vacina disponível para essas faixas etárias contra a doença é um agravante.
A dengue é uma enfermidade febril aguda, sistêmica, dinâmica e debilitante. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti (foto) quando infectada por um dos quatro sorotipos do vírus. (Élidi Miranda com informações de Agência Brasil, Nexo Jornal e Veja)
Pesquisa promissora
Estudo realizado pelo grupo de pesquisa de Farmacologia Cardiovascular e Plantas Medicinais do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG), atrelado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sugere que o extrato da semente do açaí (foto) pode ser usado para tratar ansiedade. De acordo com os cientistas, análises preliminares feitas com ratos demonstraram que a semente do fruto, típico da região Norte do Brasil, tem ação benéfica sobre o sistema nervoso central, desempenhando eficaz ação ansiolítica, que reduz a euforia e a tensão.
A investigação é inédita, pois a maioria das sondagens trabalha com a polpa do fruto. Ela, por sua vez, é rica em diversos nutrientes e considerada promissora, tendo em vista que os fármacos tradicionalmente usados no combate a esse distúrbio causam efeitos adversos. Até o momento, os estudos com o extrato da semente do açaí mostram poucas reações indesejáveis. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgada em janeiro mostrou um aumento de 75,37% no uso de medicamentos ansiolíticos no Brasil. (Élidi Miranda com informações de UERJ e Agência Brasil)