Medicina e Saúde | Revista Graça/Show da Fé
Igreja
02/02/2020
Carta do Pastor à ovelha – 248
01/03/2020
Exibir tudo

Medicina e Saúde – 248

Dentes protegidos

Foto: Charity Beth Long / Unsplash

Dicas para emagrecer estão por toda parte nas redes sociais. No momento, uma das mais famosas é tomar suco de limão todas as manhãs, em jejum, e ao longo do dia. A fruta é rica em nutrientes importantes para o corpo e contribui para o emagrecimento. Ela desintoxica e desincha o organismo, além de aumentar a sensação de saciedade e tirar a vontade de comer doces.

Em contrapartida, por ser extremamente ácido, o limão é capaz de provocar a corrosão dos dentes, principalmente quando consumido pela manhã. Isso ocorre porque a salivação durante a noite é menor, deixando os dentes menos protegidos nas primeiras horas do dia. A acidez abre pequenos poros no esmalte dentário, e, se a escovação for feita em seguida, a abrasão das cerdas amplificará esse efeito. A perda progressiva do revestimento dental deixa o ambiente mais livre para proliferação de bactérias, as quais darão origem à cárie.

Para não deixar de aproveitar os benefícios do suco de limão, é bom misturá-lo com água e outros alimentos básicos (como couve) e utilizar um canudo para evitar o contato do líquido com os dentes. (Élidi Miranda, com informações de Frida Luna Boutique de Comunicação)


Problemas da estação

Foto: Johannes Plenio / Unsplash

Março é o mês em que tem início o outono, estação de temperaturas mais amenas, mas com baixos índices de umidade no ar. Essa condição favorece o surgimento de problemas respiratórios, pois o ar pouco úmido causa o ressecamento das vias aéreas. Isso também acarreta a proliferação de vírus e o agravamento de alergias respiratórias, como a rinite alérgica. Gripes e resfriados se tornam mais frequentes e é preciso haver atenção com a piora de doenças respiratórias, como a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), a asma e a pneumonia.

A fim de evitar esses transtornos, é importante ingerir muita água (cerca de dois litros por dia). Nos dias bastante secos, lavar o nariz com soro fisiológico é igualmente interessante. É preciso manter a carteira de vacinação em dia – em especial os portadores de doenças crônicas. Se possível, essas pessoas devem evitar aglomerações em lugares fechados e pouco arejados. Outra dica valiosa é procurar um profissional de saúde e não se automedicar. (Élidi Miranda, com informações de Ministério da Saúde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *