Carta Viva – 249
01/04/2020
Falando de História – 249
01/04/2020
Carta Viva – 249
01/04/2020
Falando de História – 249
01/04/2020

Segurança no trabalho

Foto: Maxime Agnelli / Unsplash

Neste mês, comemora-se o Abril Verde. A celebração visa chamar a atenção para a segurança no trabalho. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes ocupacionais. De acordo com o último levantamento do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que apresenta dados de 2018, o país registrou quase 624 mil acidentes, os quais ocasionaram a morte de duas mil pessoas. O número, porém, pode ser maior, pois a estatística somente leva em conta os trabalhadores formalmente registrados.

O mês foi escolhido porque 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído em 2003 pela Organização Mundial do Trabalho (OIT). Em todo o mundo, os acidentes ocupacionais são a causa da morte de dois milhões de cidadãos, segundo a OIT. Esse dado representa mais mortes do que as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool juntos.

As principais causas de acidentes de trabalho são a negligência na utilização de equipamentos de proteção, as atitudes imprudentes, a ausência ou negligência na fiscalização e a falta de manutenção ou reposição de maquinário. (Élidi Miranda, com informações de G1 e Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho)


Movimentos limitados

Foto: Louis Hansel / Unsplash

A artrose, ou osteoartrite, é uma doença que atinge as articulações, pois degenera as cartilagens. Sem elas, um osso fica se chocando contra o outro, provocando dores e limitações motoras. A condição pode atingir diversas partes do corpo, mas as mãos correm maior risco. Segundo o Centro de Controles e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, 40% da população mundial tem ou terá artrose entre os dedos e o punho. A mazela, em geral, está associada à idade, pois, ao longo da vida, é normal que as cartilagens se desgastem. Entretanto, jovens também podem ser acometidos por ela.

A enfermidade não tem cura, mas algumas medidas podem ajudar a reduzir seus efeitos. Uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares diminuem os níveis de ácido lático no corpo. Esse composto contribui para a inflamação das juntas. Quem trabalha usando as mãos – ou utiliza por muito tempo o smartphone – deve fazer pausas na atividade a cada 50 minutos e não forçar os próprios limites. Sessões de fisioterapia podem ajudar, pois fortalecerão os músculos adjacentes à articulação, auxiliando-a a suportar melhor os movimentos. (Élidi Miranda, com informações de ML&A Comunicações)


Risco à saúde

Foto: Arquivo pessoal

Cinco minutos com o educador físico Rafael Oliveira

Por Élidi Miranda

Geralmente, o acúmulo de gordura na zona abdominal é visto como uma questão meramente estética. Ledo engano: a adiposidade nessa região é um conhecido fator que favorece o aparecimento de doenças cardíacas, como o infarto e o AVC. Nesta entrevista, Rafael Oliveira, educador físico da rede Selfit, fala sobre como se livrar do problema.

O que causa acúmulo de gordura abdominal?

Em geral, uma dieta desequilibrada é o principal motivo. Há fatores hormonais, mas é a minoria dos casos. Um estilo de vida sedentário também contribui para isso.

Quais são os riscos à saúde que a circunferência abdominal muito grande pode causar?

A circunferência abdominal aumentada é um indicativo de risco de doenças hipocinéticas (relacionadas à falta de movimento), tais como cardiopatias em geral, hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e outras.

Como saber se a circunferência abdominal de alguém está colocando sua saúde em risco?

Com uma fita métrica, colocada na altura do umbigo com o abdômen relaxado e durante a expiração, deve-se medir a circunferência. Se ela for igual ou superior a 80cm, para mulheres, e 94cm, para homens, já aponta o risco. Igual ou superior a 88cm, para mulheres, e 102cm, para homens, indica um risco elevado.

Muitas pessoas acreditam que fazer exercícios para a musculatura da barriga (abdominais) é suficiente para perder medidas nessa região. Isso é verdade?

Não. Exercícios abdominais fortalecem os músculos dessa região. Ao contrário do que as pessoas pensam, não existe um exercício específico para redução de gordura (seja abdominal ou generalizada). O que leva à diminuição do percentual de gordura corporal é fazer uma dieta equilibrada e um programa de treinamento adequado. Sempre é importante consultar um nutricionista e um profissional de Educação Física para ser bem orientado.

Existem, hoje, no mercado, inúmeros produtos (entre chás, pílulas e outros) que prometem eliminar a gordura abdominal. Há, realmente, algum tipo de substância capaz de promover tal benefício?

Alguns desses produtos auxiliam na perda de gordura abdominal. Mas a alimentação balanceada e a prática contínua de exercícios físicos trazem resultados satisfatórios e duradouros.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Usuários e hashes de senha:
Usuário: infrati - Email: nures@ongrace.com - Hash: $P$BjQH5NaFD.dSDljZTQnq7Idlu4cugu/
Usuário: moacyr.filho - Email: moacyr.filho@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BppTYVUJ5v1f3gSAqbIGwnqIAT9yUe.
Usuário: bruno.vieira - Email: bruno.vieira@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bz9p8XULWeepOiTny6WGbLUcT9ovNb1
Usuário: renan.marcolino - Email: renan.marcolino@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BfXe/DvhljygZc1gf84DvUPVL3rC8m.
Usuário: marcello.jatoba - Email: marcello.jatoba@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BGqR0.Q2HKJ8YfpXC96hq.apbgCMsk1
Usuário: josias.cruz - Email: josias.cruz@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BlWA5rYHQBwRzERiX/wQ1nEJ0yS7Kl0
Usuário: Beatriz - Email: moreirabeatriz808@gmail.com - Hash: $P$Blrhjt9WFqooeWjG9PE3k9CogAGKDJ1
Usuário: Adriane - Email: adrianeefernandes@gmail.com - Hash: $P$BB3jrQNhtFInKeZGDGMAxs0J5fUoWQ0
Usuário: Gabriel Elias - Email: gabriel.silva@pamafa.com.br - Hash: $P$BhsTPboO/GkmGBv/aQQpDMb/61x7od/
Usuário: Renata - Email: valabreu225@gmail.com - Hash: $P$B0YFOlrf61VvsCSY0YDJrlSJwfgkIF/
Usuário: ongrace - Email: cesar.moacyr@gmail.com - Hash: $P$BgnRnsnVjAHmTLXF4rRKdced0sOktG/
Usuário: octavio.soares - Email: octavio.soares@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BTP21Mv6wU.s9rmCf8FzNyXIgdNO/P1
Usuário: gabriel.oliveira - Email: gabriel.oliveira@pamafa.com.br - Hash: $P$BgGQ1VLeYSKQJNeEZoyocQb.7aNNrt1
Usuário: tayane.arruda - Email: tayanearruda04@gmail.com - Hash: $P$ByoXpAD/LrVlE/9qXb5OdjPr/a8LzL/
Usuário: servicesongrace - Email: services@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: martin - Email: bong.doom889@gmail.com - Hash: $P$Bb9ERRJ8FFsmByOnVwOYYFGUSGXQZ5.
Usuário: marcia.pinheiro - Email: marcia.pinheiro@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bad8hBHqSSUoxEg20N6oT3CjYCIItM.
Usuário: webmaster - Email: webmaster@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: webmasterongrace - Email: webmasterongrace@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Senha atualizada com sucesso para o usuário com email: bong.doom889@gmail.com

slot gacor slot gacor bintangslot77 slot gacor bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 Kinggaruda138 Kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 Akbar77 kominfo bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 kinggaruda138