Missões | Revista Graça/Show da Fé
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023

COMPARTILHE

Taxa para cristãos

Foto: Arte sobre foto de F Mira / Flickr / Wikipedia

Terroristas ligados ao Estado Islâmico (EI) continuam oprimindo a população cristã de Cabo Delgado, no Nordeste de Moçambique, nação da África Oriental de 32 milhões de habitantes. Agora, o grupo anunciou que cobrará uma taxa aos cristãos e judeus da região. Aqueles que não se converterem ao islã deverão pagar o tributo, e os inadimplentes serão mortos, segundo uma carta assinada pela organização.

Cabo Delgado (foto) tem sido palco de violentos conflitos entre o exército de Moçambique e facções terroristas, como o EI, que pretende instituir na região um califado – governo autônomo controlado por um líder muçulmano. Na mesma mensagem, o grupo declarou guerra sem fim ao exército moçambicano, que tem lutado contra as milícias extremistas. Os milicianos islamitas também afirmaram, no documento, estarem dispostos a matar e morrer na missão de estabelecer o califado: Somos mártires perante Deus.

Centenas de milhares de pessoas já morreram em meio a esse conflito em Cabo Delgado. Além disso, desde 2017, quando se iniciou o movimento insurgente, quase um milhão de cidadãos moçambicanos foram obrigados a abandonar suas casas e propriedades para fugir da violência dos extremistas. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Mais de 2 mil idiomas

Foto: Divulgação / ALR

O Projeto Filme Jesus acaba de comemorar um marco histórico: a tradução da película para duas mil línguas. Para ser exato, duas mil e trinta e três, de acordo com a Jesus Film Project, associação responsável pelo trabalho de divulgação da obra. Lançado em 1979, o filme (foto) é uma dramatização do evangelho de Lucas e a produção cinematográfica mais assistida e traduzida de toda a História. Segundo um dos diretores da iniciativa, Ryan Wagner, a produção é fundamental para propagar a Palavra de Deus, especialmente entre falantes de idiomas minoritários, que não têm acesso à leitura e escrita. Há línguas que são primariamente orais. Dessa forma, ter uma ferramenta de audiovisual é realmente essencial em termos do cumprimento da Grande Comissão, afirma Wagner, referindo-se ao texto de Marcos 16.15-20. (Élidi Miranda, com informações de Mission Network News – MNN e Jesus Film Project)


Repressão intensa

Foto: Reprodução / Vimeo

No segundo semestre de 2022, uma onda de protestos contra a ditadura islâmica iraniana chamou a atenção do mundo. No entanto, a perseguição implacável do regime de Teerã aos cristãos continua fora do radar da mídia internacional. A repressão se intensificou nos últimos meses, desde que a polícia passou a investigar os seguidores de Cristo e a fazer incursões frequentes nas casas.

Quando são descobertos, os cristãos podem ter a residência invadida a qualquer momento pelos policiais que, geralmente, confiscam tudo o que encontram, inclusive a mobília. Os agentes costumam advertir os moradores a não relatarem a violência a ninguém, especialmente a estrangeiros, sob pena de sofrerem retaliações ainda piores, informou Nazanin Baghestani (foto), da organização missionária Heart4Iran. De acordo com ela, ao levarem os pertences dos crentes em Jesus, os guardas alegam que, devido à filiação religiosa, eles não merecem ter nada, são lixo e devem viver como mendigos.

As autoridades do Irã, nação asiática de 87 milhões de habitantes, enxergam o cristianismo como uma ameaça à estabilidade da República Islâmica. Por isso, o objetivo é fazer com que os crentes abandonem sua fé ou deixem o país. Muitos deles já fugiram do território iraniano por medo de represálias. (Élidi Miranda, com informações de Mission Network News – MNN)


Violência religiosa

Foto: Daniel McCullough / Unsplash

Mais de 500 casos de crime de ódio contra cristãos foram contabilizados no continente europeu em um ano. É o que aponta o relatório da organização não governamental Observatory on Intolerance and Discrimination Against Christians on Europe (Observatório da Intolerância e Discriminação contra Cristãos na Europa), com sede em Viena, na Áustria. De acordo com o documento, que analisou dados de 2021, a França concentrou o maior número de incidentes de todo o continente (124), seguida da Alemanha (112), Itália (92), Polônia (60), do Reino Unido (40), da Espanha (30), Áustria (15), Bélgica (10), Irlanda (7) e Suíça (7).

Episódios de vandalismo constituem a principal forma de manifestação desse tipo de crime. O levantamento identificou mais de 300 casos de danos a propriedades, 80 incidentes envolvendo roubo de ofertas, objetos religiosos e equipamentos e 60 casos de incêndio ou tentativa de incêndio. Houve ainda 14 casos de violência física ou ameaça e 4 homicídios com motivação religiosa. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *