Saudáveis Advertências | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 259
01/02/2021
Sociedade
01/04/2021
Medicina e Saúde – 259
01/02/2021
Sociedade
01/04/2021

Saudáveis Advertências – 260

Foto: Anna Nahabed / 123RF

Células de defesa

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriram que o leite materno, nas primeiras semanas de vida, é fundamental para aprimorar o sistema imunológico dos bebês. Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisar amostras de sangue de 38 mães e seus filhos, logo após o nascimento e três semanas depois. Entre os participantes, 16 crianças receberam exclusivamente leite materno, nove foram alimentadas com leite materno e fórmula, e 13 tomaram exclusivamente leite em pó.

Foi observado que os pequenos amamentados apenas com leite materno tinham duas vezes mais células de defesa que os demais. O estudo foi pioneiro na avaliação da influência do tipo de leite recebido nas primeiras semanas de vida para o desenvolvimento da resposta imunológica. Esperamos que essa nova descoberta inestimável leve a um aumento nas taxas de amamentação e faça com que mais bebês se beneficiem das vantagens de receber leite materno, destacou o neonatologista Gergely Toldi, um dos autores da pesquisa. (Élidi Miranda, com informações de Metrópoles)


Foto: Malvestida Magazine / Unsplash

Maior prevalência

O maior levantamento já realizado sobre a saúde mental durante a pandemia do novo coronavírus mostrou um aumento significativo na prevalência de certos problemas, como insônia, depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. A meta-análise, levada a efeito por cientistas da Universidade de Ottawa, no
Canadá, reuniu dados de 55 estudos internacionais sobre o tema. Foram cruzadas informações de 190 mil pessoas, coletadas de janeiro a maio de 2020.
Os especialistas ressaltaram que 24% dos respondentes tiveram insônia (foto); 22% sofreram de transtorno por estresse pós-traumático; 16% sentiram depressão, e 15% enfrentaram crises de ansiedade. O transtorno de estresse pós-traumático, a ansiedade e a depressão se tornaram muito mais prevalentes no período analisado do que habitualmente costuma ser registrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em novembro, a revista científica The Lancet Psychiatry publicou uma sondagem segundo a qual 18% dos norte-americanos contaminados pelo vírus da covid-19 receberam diagnóstico de transtorno mental de 14 a 90 dias depois de obterem resultado positivo da doença. (Élidi Miranda, com informações de Veja Saúde)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *