Telescópio | Revista Graça/Show da Fé
Capa | Igreja
01/06/2022
Medicina e Saúde – 277
01/08/2022
Foto: Reprodução

Antigo refúgio

Uma grande cidade subterrânea construída há cerca de dois mil anos foi descoberta no Sul da Turquia. Especialistas acreditam que as extensas galerias tenham servido de refúgio para os cristãos do segundo século quando eles buscavam escapar da perseguição do Império Romano. O enorme sítio arqueológico subterrâneo, conhecido como Matiate, jaz sob a atual cidade histórica de Midyat – distante 1.500km de Istambul. O arqueólogo Gani Tarkan, diretor do Museu de Mardin (situado no Sul da Turquia) e chefe da escavação, informou que Matiate (foto) foi certamente feita para ser um lugar de refúgio ou uma área de escape. De acordo com ele, era comum que famílias e outros grupos de pessoas que haviam abraçado a crença em Cristo construíssem estruturas subterrâneas para escapar da tirania dos césares. (Élidi Miranda, com informações de Aleteia)


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Ganho acumulado

Idosos que acreditam ter um relacionamento sólido com Deus tendem a ter melhor saúde mental. Foi o que concluiu uma investigação realizada por cientistas da Universidade Baylor, no estado norte-americano do Texas. Os pesquisadores constataram que as pessoas mais velhas (foto) que se mantêm ligadas fortemente à sua crença no Senhor ficam mais otimistas com o passar do tempo. Além disso, aqueles que creem no perdão divino para seus pecados apresentam autoestima mais elevada e índices mais altos de satisfação geral com a vida. A ciência já tem demonstrado, por meio de vários estudos, que crer no Altíssimo é um fator importante na manutenção da qualidade de vida. (Élidi Miranda, com informações de Baylor University)


Minoria fiel

Nos Estados Unidos, poucos pregadores sustentam uma visão de mundo realmente bíblica. É o que revela uma sondagem realizada recentemente pelo Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona. O estudo mostrou que apenas 37% dos pastores que desenvolvem seus ministérios nos EUA sustentam uma cosmovisão bíblica.
Nessa investigação, a terceira de uma série iniciada em 2020, foram analisadas respostas de mais de dois mil pastores, escolhidos aleatoriamente em todo o território norte-americano. O levantamento continha 54 questões sobre crença e comportamento, com o fim de determinar a visão dos entrevistados a respeito de temas, como pecado, salvação, família, relacionamentos, verdade e moralidade. (Élidi Miranda, com informações de Faithwire)


Foto: Divulgação / Missão Portas Abertas

Pela liberdade

O presidente e diretor-executivo da Missão Portas Abertas nos Estados Unidos, David Curry (foto), foi recentemente nomeado membro da Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF, a sigla em inglês). A USCIRF é um grupo independente indicado pelo Congresso norte-americano que analisa e reporta questões relacionadas à liberdade religiosa em todo o planeta. As recomendações feitas pelos comissários ajudam a nortear a política externa dos EUA. (Élidi Miranda, com informações de Open Doors USA e Gospel Prime)


Foto: Gage Skidmore / Wikipedia

Falando de fé

A atriz norte-americana Candace Cameron Bure (foto), conhecida por sua participação na série Fuller house (Três é demais), tem dado testemunho da fé cristã em diversas oportunidades. Há pouco tempo, ela, que é casada e mãe de três filhos, contou como enfrentou uma batalha espiritual em casa. Por meio de um story, no Instagram, a atriz disse que notou a presença de um espírito de confusão no seio de sua família porque, de repente, todos estavam brigando. Candace informou que repreendeu o mal e que, agora, coloca louvores para tocar todos os dias e declara a Palavra de Deus sobre seu lar. Recentemente, ela foi responsável por levar a Cristo a atriz Danica McKellar, conhecida pela série The wonder years (Anos incríveis). (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Deus tinha um plano

Foto: Reprodução

O jogador de basquete norte-americano Stephen Curry (foto), 34 anos, é considerado o maior arremessador da história da NBA, a liga de basquete dos EUA. Principal estrela do Golden State Warriors, ele é o jogador com mais bolas de três pontos convertidas na história da liga. Contudo, ele poderia nem sequer ter vindo ao mundo. Em livro lançado, há pouco tempo, por sua mãe, Sonya Curry, ela revelou que estava decidida a interromper a gestação do filho. Com o procedimento de aborto já agendado, entretanto, mudou de ideia. Deus tinha um plano para aquela criança, informou em uma entrevista recente. Posteriormente, Sonya se tornou uma cristã fervorosa, e seus passos foram seguidos pelo pequeno Stephen, que se converteu a Cristo ainda na adolescência. (Élidi Miranda, com informações de Christian Headlines)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.