Telescópio | Revista Graça/Show da Fé
Palavra dos Patrocinadores – 290
25/09/2023
Carta do Pastor à ovelha – 292
25/11/2023
Palavra dos Patrocinadores – 290
25/09/2023
Carta do Pastor à ovelha – 292
25/11/2023

Geração crente

Foto: Edward Cisneros / Unsplash

A edição 2023 da Pesquisa Global de Religião do instituto de pesquisas Ipsos apontou uma tendência interessante na Europa: os integrantes da geração Z (nascidos a partir da metade da década de 1990) tendem a orar mais e a frequentar mais os cultos do que seus avós, os chamados baby boomers (nascidos de 1945 a 1964). Os mais jovens também são mais propensos a crer na existência do Céu. O percentual de europeus da geração Z que acredita no Paraíso após a morte é quase 20% superior aos boomers. A mesma diferença é observada quando os dois grupos são questionados sobre a existência de espíritos sobrenaturais, do diabo e do inferno. O levantamento, realizado em 26 países, buscou avaliar o relacionamento das populações com diversos aspectos relacionados às crenças religiosas. (Élidi Miranda, com informações de Evangelical Focus)


Evento destrutivo

Foto: Divulgação / Simon & Schuster / Foto de Jeffrey Worthington

O arqueólogo Steven Collins (foto), reitor da Faculdade de Arqueologia da Universidade Trinity Southwest, em Dallas, no estado norte-americano do Texas, acredita ter encontrado a localização exata de Sodoma e Gomorra. Na contramão do que fizeram outros pesquisadores, Collins usou a passagem de Gênesis 13.10 para iniciar as escavações: A pergunta apropriada a fazer é: onde Ló estava quando levantou os olhos e viu que toda a planície do Jordão era bem regada?, questionou ele. Essa dúvida levou o pesquisador e a sua equipe a Tall el-Hammam, na Jordânia. Lá, eles descobriram cidades da Idade do Bronze com muitos objetos derretidos ou chamuscados. As evidências físicas de Tall el-Hammam e locais vizinhos exibem sinais de um evento violento e térmico, altamente destrutivo, compatíveis com o que se poderia esperar do que é descrito em Gênesis 19, asseverou Collins em artigo publicado na renomada revista Nature. (Élidi Miranda, com informações de All Israel News)


Volte para a igreja

Foto: Razorface914 / Wikipedia

A solidão, um problema comum na atualidade, vem sendo estudada a fundo pelo psiquiatra norte-americano Daniel Amen (foto). Estamos mais desconectados do que nunca. Desconectados de nossas próprias famílias, porque quando as pessoas estão juntas, seus rostos ficam enterrados em seus celulares, declarou ele em entrevista à rede de TV norte-americana Christian Broadcasting Network (CBN). Pesquisas têm mostrado que a solidão aumenta o risco do desenvolvimento de doenças, como demência, depressão e ansiedade. Segundo o especialista, a possibilidade de morte prematura para quem vive sozinho pode ser igual a de alguém que fuma 15 cigarros por dia. Contra esse mal, o médico, um dos mais renomados dos Estados Unidos, fez uma recomendação simples, mas muito útil: Volte para a igreja. Envolva-se. Envolva-se com grupos. Temos de voltar. E realmente, não há lugar melhor para resolver isso do que a igreja. (Élidi Miranda, com informações de Christian Broadcasting Network – CBN)


Pedras santas

Foto: Taubmendy / Wikimedia

Uma empresa familiar israelense é a primeira a detectar e comercializar pedras preciosas extraídas da Terra Santa. Com o negócio, Tali Shalem-Taub, diretora-executiva da Holy Gems (Pedras Santas, em tradução livre), garante estar cumprindo uma antiga profecia: Eis que eu porei as tuas pedras com todo o ornamento e te fundarei sobre safiras (Is 54.11).

Em entrevista ao canal norte-americano Fox News, Shalem-Taub declarou: Esta é uma promessa de Deus a Israel. Entre as pedras, está a safira do Carmel, ou carmeltazite (foto), um tipo raríssimo de coríndon que acreditava-se existir apenas no espaço. Reconhecemos […] a santidade desta terra. Mas não sabíamos que era especial também em termos de Geologia, completou a diretora. (Élidi Miranda, com informações de Fox News, Holy Gems e Shefa Yamim)


Portão milenar

Foto: Yoli Schwartz / IAA

Arqueólogos encontraram um gigantesco portão de 5.500 anos em Israel, o qual demonstra um avanço civilizatório da região muito antes da chegada de Abraão, primeiro patriarca hebreu, que viveu há cerca de quatro mil anos. A estrutura foi encontrada em Tel Erani, perto de Kiryat Gat, no Sul de Israel.

A descoberta do novo portão e de parte de uma muralha mostra que o processo de urbanização do território é anterior ao que se imaginava. Esta é a primeira vez que um portão tão grande, datado do início da Idade do Bronze, é descoberto. Para construí-lo, assim como a muralha, foi necessário trazer pedras de longe e fabricar tijolos de barro. Isso é uma evidência da organização social que representa o início da urbanização, explicou Emily Bischoff (foto), diretora da escavação. (Élidi Miranda, com informações de The Jerusalem Post)


Ladrão arrependido

Foto: Gage Skidmore / Wikimedia

Um mês após ter seu violão preferido roubado, um ministro de louvor norte-americano viu o homem que cometeu tal ato se render a Cristo. Sean Feucht (foto) tem realizado uma série de eventos musicais de cunho evangelístico em diversas cidades dos Estados Unidos. Porém, em julho, a van do ministério foi violada em Spokane, no estado de Washington. O ladrão levou o instrumento do pregador, um raro Gallagher 1967, o qual foi recuperado dias depois em uma loja de penhores da região.

Durante um evangelismo de rua, um amigo de Feucht encontrou o meliante por acaso. O homem, identificado como Zach, confessou ter levado o violão para comprar drogas, mas se dizia arrependido. Ele foi convidado a participar de outro evento do ministro na cidade em agosto e, lá, entregou-se ao Salvador, fez sua pública profissão de fé e foi batizado no mesmo dia. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *