Carta do Pastor à ovelha | Revista Graça/Show da Fé
Entrevista – 268
01/11/2021
Carta do Pastor à ovelha – 270
01/01/2022

Carta do Pastor à ovelha – 269

Missionário R. R. Soares

Obedeça prontamente!

E

xaminemos o relato de Jeremias sobre uma ordem que Deus lhe deu: Assim me disse o SENHOR: Vai, e compra um cinto de linho, e põe-no sobre os teus lombos, mas não o metas na água (Jr 13.1). Ele prontamente atendeu a essa ordenança (v. 2). Os servos têm de servir, não é verdade? E isso, para eles, é agradável!
Os dias passaram, e o Senhor falou-lhe de novo: Toma o cinto que compraste, e trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates e esconde-o ali na fenda de uma rocha (v. 4). Assim, ele o fez e retornou para casa (1.600km, ida e volta). Nunca diga que está cansado, que não entende a razão de andar tanto só para atender ao que muitos chamariam de “um capricho” de Deus (Pv 23.15). Tal atitude é murmuração, e esse ato o Céu deplora. A Bíblia diz: Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10).

Tempos depois, a divina voz volta a falar com Jeremias: Sucedeu, pois, ao cabo de muitos dias, que me disse o SENHOR: Levanta-te, vai ao Eufrates e toma dali o cinto que te ordenei que escondesses ali (v. 6). Novamente, ele andou mais 800km até o Eufrates e outros 800km para retornar: E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido e para nada prestava (v. 7). Servos têm de servir, sem se queixarem, como o profeta ao fazer uma caminhada tão extensa. Esse homem de Deus, somente em relação ao cinto de linho, andou um total de 3.200km! O porquê disso lhe seria mostrado mais adiante.

A lição parecia banal, mas, para o Altíssimo e Seu servo, era um precioso ensinamento. Por que interceder, preparar um sermão ou dar um copo de água fria a um dos discípulos? Muitos indagam qual é a utilidade disso, se o Mestre já sabe de tudo! Ora, se o Pai celestial lhe der alguma missão, cumpra-a de pronto!

Israel, o reino do Norte, e Judá, o reino do Sul, tiveram de andar a mesma distância por causa de um erro que gera a morte espiritual: Assim diz o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém (v. 9). Eles se distanciavam do Criador! O reino do Norte já havia acabado, e Judá seria levado ao cativeiro na terra do Eufrates e lá ficaria por 70 anos (2 Rs 17; Jr 25.11).

Outra vez, Deus falou ao Seu escolhido: Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração e anda após deuses alheios, para servi-los e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta (v.10). Receba a lição e se humilhe diante do Onipotente, pois Ele é misericordioso e impedirá que o seu sofrimento perdure.

Por fim, o Todo-Poderoso explica: Porque, como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos (v. 11).
Eles não Lhe deram ouvidos, e você dará?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *