Carta Viva | Missionário R. R. Soares | Revista Graça/Show da Fé
Carta do Pastor à ovelha – 248
01/03/2020
Entrevista | Pra. Thaís Benevente
01/03/2020
Carta do Pastor à ovelha – 248
01/03/2020
Entrevista | Pra. Thaís Benevente
01/03/2020

O nascimento da Igreja de Cristo


Enquanto estava entre nós, Jesus disse que edificaria a Sua Igreja e as portas do Inferno não prevaleceriam contra ela (Mt 16.18). O nascimento dela ocorreu no Pentecostes (At 2). Essa palavra de origem grega significa quinquagésimo – referindo-se a 50 dias, cuja contagem começava no segundo dia depois da Páscoa. No dia de Pentecostes, ainda bem cedo, perto das nove horas da manhã, um som de um vento veemente e impetuoso passou por toda Jerusalém. As pessoas, que ficaram alarmadas com aquilo, seguiram o som e viram que ele entrava em uma casa, no cenáculo. Lá estavam 120 pessoas que obedeceram à ordem de Jesus, dada a mais de 500 pessoas (1 Co 15.6). Tendo perseverado em oração, todos foram cheios do Espírito Santo, segundo a promessa feita por Cristo (At 1.1-4). Naquele dia, a Igreja de Jesus se iniciou com tal derramamento.

OS JUDEUS FICARAM COMPUNGIDOS – As pessoas que seguiram o som encontraram os discípulos falando em línguas. Isso as fez acharem que eles estavam embriagados. Alguns dos prosélitos judeus – estrangeiros convertidos ao judaísmo que estavam lá para a festa das sete semanas, uma das três maiores em Israel – ficaram intrigados pelo fato de ouvirem os discípulos pronunciarem as línguas de seus países de origem. Porém, outros debochavam dizendo que eles tinham feito uso de bebidas alcoólicas, apesar de ser tão cedo para isso. O apóstolo Pedro tomou a palavra e deu um grande sermão. Quando ele terminou, indivíduos consternados correram até ele perguntando como deveriam proceder: Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? (At 2.37). Eles queriam saber como agir para assumir o que Joel havia falado.

Sander Crombach / Unsplash

No dia de Pentecostes, ainda bem cedo, perto das nove horas da manhã, um som de um vento veemente e impetuoso passou por toda Jerusalém

A RECEITA DA FELICIDADE – Era evidente: algo sobrenatural ocorria ali, porque ninguém que bebe consegue falar a língua de outro país, sem tê-la aprendido antes. A maioria dos discípulos, porém, era iletrada, que mal havia frequentado uma escola. Os prosélitos judaicos viram que aquilo era a mão de Deus, pois os ouviam falar bem no idioma materno deles, glorificando ao Senhor. A mensagem dada por Pedro foi longa; nela, ele discorreu sobre as palavras do profeta Joel. Por fim, falou da salvação eterna, quando eles lhe perguntaram o que deveriam fazer. A resposta foi: E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2.38). Esses três pontos são importantes para a salvação de qualquer pessoa.

QUEM PODERIA PARTICIPAR DA SALVAÇÃO – Quando as pessoas veem o poder de Deus se manifestar, logo querem saber como se portar; como cooperar com o Senhor, para que Ele possa operar nelas. Pedro não deixou dúvida e disse: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar (At 2.39). A obra realizada por Jesus na Terra, para nos tirar das mãos do diabo, destina-se a todos, sem exceção. É fácil você encontrar pessoas que querem ir a Nova Iorque, Londres e outras capitais de países ricos, mas é difícil encontrar quem deseja ir ao Burundi, país de 10 milhões de habitantes, bem pobre, cuja capital se chama Gitega, onde moram cerca de 140 mil pessoas. Mas tanto a promessa como a chamada são para todos.

GERAÇÃO PERVERSA – Pode-se dizer que as palavras de Pedro em seu sermão foram dadas pelo Espírito Santo, pois muitos se arrependeram e aceitaram Jesus como o Senhor de suas vidas. E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa (At 2.40). A mensagem do apóstolo é atual e serve para todos em qualquer lugar do mundo. Embora alguns tenham diplomas de graduação, mestrado, doutorado ou livre docência, em nada diferem dos necessitados que moram nos mais remotos lugares. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus […] Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus (Jo 3.3-5). Essa advertência dirige-se tanto aos mais pobres como aos mais ricos, aos iletrados e aos que têm muito estudo, a homens e mulheres de quaisquer idades.

COMO ELES RECEBERAM A MENSAGEM – De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas (At. 2.41). No primeiro culto da igreja, quase três mil pessoas foram batizadas. Há poder na Palavra que o homem ainda não conhece, a qual pode solucionar os problemas. O segredo é recebê-la de bom grado, com satisfação. Ao ouvirmos a explicação das Escrituras, a alegria que vem dos Céus logo invade o nosso coração. Nessa hora, devemos ordenar, em o Nome de Jesus, que aquilo se realize, assumindo-o como real. Ao conhecermos a Verdade, virá a libertação (Jo 8.32). Daqui a dias, meses, anos ou muitos anos, ao sentir que o mal está voltando e lembrar que Deus lhe falou a respeito da substituição feita por Jesus na cruz em nosso favor e a alegria voltar ao seu coração, proíba que aquele sofrimento entre em sua vida. A seguir, creia e continue curado! O Senhor declara que a Palavra jamais voltará vazia para Quem a pronunciou (Is 55.11).

CONTINUE NA VITÓRIA – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2.42). Um dos segredos dos primeiros membros da Igreja do Senhor foi perseverar na doutrina dos apóstolos, a qual não era propriamente deles, e sim a que aprenderam com o Mestre e continuaram a ensiná-la como parte da salvação. Jesus nos ensinou a ouvir a santa Palavra, porque tudo o que foi escrito jamais será mudado. Além disso, naquilo que Deus fala está o poder para fazer a obra anunciada por Ele. Aqueles cristãos perseveravam também na comunhão, que acontece pelo respeito mútuo, obedecendo à Bíblia. Não se pode colocar nada na Palavra do Senhor nem tirar dela. Os responsáveis por qualquer acréscimo ou decréscimo darão contas disso naquele Dia, pois terão causado prejuízo a muitos que creram em mentiras. A pena para esses casos é gravíssima (Ap 22.18,19). Misericórdia!

Jack Sharp / Unsplash

Quando as pessoas veem o poder de Deus se manifestar, logo querem saber como se portar; como cooperar com o Senhor, para que Ele possa operar nelas

A alma dos fiéis a Cristo era tão pura e desejosa de fazer a vontade divina, que eles se juntavam continuamente no partir do pão e nas orações. Essa é a Igreja que o Senhor chama de Casa de Oração para todos os povos (Is 56.7).

4 Comments

  1. Rosangela Cardoso bispo disse:

    Amo a Palavra de Deus, principalmente explicada pelo Senhor.
    Deus te abençoe poderosamente.

  2. Beatriz barbosa disse:

    Muito importante para esse estudo. Muito a aprender. Creio em tudo que está escrito. É maravilhoso importante e verídico. É o poder de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *