Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Sociedade
01/07/2020
Brasil
01/07/2020
Sociedade
01/07/2020
Brasil
01/07/2020

A INSISTÊNCIA DIVINA –Portanto, ainda pleitearei convosco, diz o SENHOR; e até com os filhos de vossos filhos pleitearei (v. 9). Deus sabe que o destino dos rebeldes será muito sofrido. Eles não creem nas Escrituras e ainda divulgam as mentiras propagadas pelos mestres das universidades. Estão cometendo os mesmos erros do passado, quando a Igreja do primeiro século teve medo do que diziam os apologistas do Império Romano e passou a orientar o povo a estudar, para que, no mesmo nível em que era desmoralizada por aqueles “sábios”, também os desmoralizaria. A mensagem da cruz foi substituída pelo ensino de Minerva, a deusa grega da sabedoria. Algo parecido tem acontecido hoje, e as pessoas nem sequer acordam para o perigo que correm. É preciso deixar Deus nos usar para que os perdidos sejam salvos. O cativeiro será eterno, e ninguém poderá sair de lá!

O EXEMPLO DOS PAGÃOS –Porquanto, passai às ilhas de Quitim e vede; e enviai a Quedar, e atentai bem, e vede se sucedeu coisa semelhante (v. 10). Tanto os descendentes de Quitim (bisneto de Noé), que colonizou Chipre, como os de Quedar (segundo filho de Ismael, nascido de Abraão com Agar) servem de exemplo para nós. Apesar da fama que possuíam, não lhes sucedeu nada semelhante ao que ocorreu com os israelitas durante o tempo em que amavam o Senhor. Israel era privilegiado por conhecer o Operador de Maravilhas, mas, pelo fato de substituí-Lo pelos falsos deuses, seriam enviados ao cativeiro. Entre eles, havia pessoas em comunhão com Deus, mas a maioria preferiu a vida da porta larga, principalmente o rei da nação. Os habitantes de Chipre e os de Quedar, com as suas tendas famosas (Ct 3.15), não conseguiram continuar sendo autônomos. Com o passar do tempo, foram feridos e dispersos entre outros povos (Jr 49.28).

Jason Cooper / Unsplash

Os perdidos adoravam seus deuses e não os trocaram pelo verdadeiro Deus, porque não tinham visto a manifestação do Seu poder. Da mesma forma, muitos vivem longe do Senhor pelo fato de não O terem visto operar

DE NENHUM PROVEITO – Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito (v. 11). Os perdidos adoravam seus deuses e não os trocaram pelo verdadeiro Deus, porque não tinham visto a manifestação do Seu poder. Da mesma forma, muitos vivem longe do Senhor pelo fato de não O terem visto operar. Mas veja: Israel trocou o verdadeiro Deus pela mentira dos derrotados. Ora, o povo santo recusou o Todo-Poderoso e se entregou a algo sem valor algum.

OS CÉUS POR TESTEMUNHA – Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR (v. 12). Hoje, os Céus estão tristes, porque não se veem mais as comemorações por causa de um pecador que se converte na Terra. No mundo, só há as mentiras da carne que enganam até os escolhidos. Por que isso continua acontecendo, se Jesus nos deu a autoridade para realizar as mesmas obras feitas por Ele? Temos falado em línguas, mas não da virtude que recebemos para cumprir as ordens divinas. O que será de nós?

A DESASTROSA TROCA – Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas (v. 13). Eles substituíram a Fonte de águas vivas – cujo poder cura, liberta e prospera – por uma mentira que não resiste a nenhum confronto. Pobres das almas que são mal pastoreadas! Se continuarem desse jeito, o Céu receberá pouca gente para viver lá após a volta de Jesus. Examine-se e mude! Seja a pessoa que subirá com Cristo. Não perca essa oportunidade!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

O seu pastor da TV


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *