Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Na prateleira – 265
15/08/2021
Família – 267
01/10/2021
Na prateleira – 265
15/08/2021
Família – 267
01/10/2021

Ele não aceitou o amor de Jesus


Na vida, encontramos pessoas capazes de tomar decisões que lhes custarão bastante sofrimento pelos séculos dos séculos. Mesmo sabendo que o Senhor não falou à toa, elas desprezam a orientação celestial e, com isso, selam o seu destino eterno longe do meigo Salvador.

Não dá para entender a razão de muita gente não se entregar a Jesus e de diversos convertidos deixarem de procurar a vontade de Deus, vivendo de modo contrário às Escrituras (Mt 7.24-27). O homem pode escolher o caminho que deseja trilhar, mas, se ele buscar na Palavra o que o Senhor diz a seu respeito, entenderá por que o Pai quer ajudá-lo a ser quem foi programado desde o início da criação. Ora, como o Planejador de todas as coisas, Deus almejou que todos vivessem bem, decente e vitoriosamente aqui na Terra.

Segundo o relato da Bíblia, o diabo tentou Eva, a qual caiu na conversa dele, embora soubesse da advertência de Deus: não comer do fruto da árvore do bem e do mal, localizada no centro do jardim do Éden (Gn 3). O erro dela começou quando deu ouvidos ao maligno, que fez a única coisa da qual é mestre: mentir. O inimigo insinuou que o Altíssimo sabia que o casal poderia conhecer o bem e o mal, tornando-se igual a Ele, e, por isso, fez tal proibição. Depois de examinar o fruto, Eva chegou à conclusão de que era bom para ser ingerido; agradável aos olhos e desejável para dar entendimento. Assim, ao ser tomada pela presença de Satanás, ela transgrediu a ordem divina.

Quando encontrou Adão, contou-lhe as palavras do diabo, dizendo-lhe que comera do fruto e não morrera. Fisicamente, não, mas espiritualmente sim. Ora, Deus nunca mentiu nem tinha por que enganá-los, visto que Ele é a Verdade (Jo 14.6). Após o pecado, os descendentes de Adão – a humanidade – ficaram escravos de Satanás, e, consequentemente, todo tipo de sofrimento passou a existir. Ficar rico deslumbra quase todo mundo, e experimentar os prazeres proibidos da carne é outro forte atrativo para o pecado.

Foto: Arte sobre foto de Pat Whelen / Unsplash

O homem pode escolher o caminho que deseja trilhar, mas, se ele buscar na Palavra o que o Senhor diz a seu respeito, entenderá por que o Pai quer ajudá-lo a ser quem foi programado desde o início da criação

Na verdade, as pessoas procuram segurança para aquilo que virá após a morte, mas fazem isso longe do Senhor e da Sua Palavra. No entanto, as que escolhem conhecer a Verdade logo aprendem a viver bem e a ter certeza do que lhes ocorrerá após a partida desta vida: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo 5.24). A Bíblia começou a ser escrita há quase 3.600 anos, e, nela, não há um só equívoco. Por que muitos não se acertam com o Senhor? Porque são fascinados pela riqueza, perdem-se nos cuidados da vida e ambicionam coisas sem utilidade (Mc 4.19).

Um homem rico, do qual falaremos a partir de agora, procurou o Mestre e conseguiu ter um encontro com Ele. Assim registra a Palavra de Deus: E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? (Mc 10.17).

O ENCONTRO – Aquele homem já devia estar bastante chateado com Deus, porque, toda vez que ia à sinagoga, quando as Escrituras eram lidas, o Senhor sempre falava ao seu coração para que vendesse as suas posses e distribuísse a quantia apurada entre os pobres. Essa era a melhor coisa a ser feita, mas, na sua sinceridade, ele perguntava ao Altíssimo o motivo de não ter certeza da vida eterna, embora se esforçasse sobremaneira para Lhe agradar e, assim, garantir o seu lugar no Reino dos Céus.

Alguém deve ter-lhe falado sobre Jesus e das curas realizadas por Ele sem cobrar nada de ninguém, bem como dos Seus conselhos e das multidões que se acotovelavam para chegar até Ele. Isso alegrou o coração daquele homem. Então, indagando daqui e dali, ele soube onde o Mestre estava e partiu em Sua direção, correndo para encontrá-Lo. Diante dEle, ajoelhou-se e Lhe perguntou como proceder para herdar a vida eterna. O rico chamou o Mestre de bom, ao que Este retrucou: E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos (Mt 19.17). Bem, ele pensava diferente de Jesus sobre Deus ser considerado bom.

Foto: Xan Griffin / Unsplash

Como o Planejador de todas as coisas, Deus almejou que todos vivessem bem, decente e vitoriosamente aqui na Terra

Muitas pessoas sentem a mesma coisa em relação ao Pai celestial, achando que Ele é a parte má da Trindade santa e que Jesus é a boa. Ora, Eles são Um e, por isso, são bons. Na verdade, ninguém pode ir a Cristo se o bom Deus não levar tal pessoa ao Seu Filho: Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia (Jo 6.44). Quem se aproximar do Senhor jamais será lançado fora, mas o coração daquele homem resolveu fingir que não entendera a repreensão e esperou que lhe fosse explicado como deveria agir. O Rei dos reis também estava levando-o ao Seu Pai pela Palavra que lhe dava, e isso ele ainda não sabia.

NÃO GUARDAVA OS MANDAMENTOS – O homem perguntou o que devia fazer para herdar a vida eterna, e, respondendo, Jesus indagou se ele sabia os mandamentos. A essa altura, seu coração se alegrou, pois, de fato, ele os conhecia e se esforçava por cumpri-los; por isso, logo respondeu: Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mt 19.18,19). Provavelmente, nos estatutos citados pelo Mestre, o rico não estava tão bem quanto pensava estar. Em seu olhar, ao declarar que os guardava desde a mocidade, ele esperava que lhe fosse dito que não precisava se preocupar com nada. Afinal, tendo-lhes obedecido, nada o impediria de herdar a vida eterna. Porém, não ouviu isso do Senhor.

O evangelista Marcos afirmou que o Salvador o olhou e o amou. Cristo provou esse amor, dizendo-lhe claramente: E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me (Mc 10.21). Pode-se dizer que o rico guardava os mandamentos do jeito que lhe parecia melhor, mas não como Deus exige: Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento (Mc 12.30). Amar a Jesus é ter e guardar os mandamentos.

Hoje, aqueles que os “guardam” à sua própria maneira desconhecem que isso nunca será aceito pelo Senhor. Não se consegue enganar o Onisciente Deus, pois Ele vê as nossas ações com verdadeira pureza. Ora, o Altíssimo pesa o que se passa em nosso coração antes mesmo de praticarmos qualquer ato. O moço guardava tudo a seu modo. Diante disso, Jesus falou abertamente, para que não se enganasse mais e o orientou a vender suas propriedades, socorrer os pobres com o dinheiro apurado e passar a segui-Lo. Assim, teria não somente a salvação, mas também um tesouro na vida eterna.

Foto: Daria Nepriakhina / Unsplash

Jesus falou abertamente, para que não se enganasse mais e o orientou a vender suas propriedades, socorrer os pobres com o dinheiro apurado e passar a segui-Lo. Assim, teria não somente a salvação, mas também um tesouro na vida eterna

SUA FÉ NÃO ERA GENUÍNA – O amor do Senhor iria perdoá-lo dos erros passados, se ele entendesse e fizesse o necessário. No entanto, a sua fé era de interesse próprio, e não uma fé nascida de Deus, por obediência à divina Palavra.

Muita gente se ilude com o próprio modo de vida, criando situações ao se passar por servo fiel e obediente, e isso é ruim. Quem deseja que Jesus, o qual é a Verdade, o Caminho e a Vida, habite nele e resolva os seus problemas, precisa se esforçar a cumprir os preceitos divinos da maneira que Deus o faz entender na Bíblia. Não podemos propor acordos ao Senhor, e sim obedecer a Ele. Tudo o que contém qualquer engano vem do diabo.

O questionamento do Mestre feito ao homem acerca dos mandamentos foi profundo. Assim diz a Palavra: Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente (Dt 4.6).

Se ele os tivesse seguido fielmente, conforme ele dizia, nem precisaria ter ido ao encontro do Mestre. Veja como Deus Se pronunciou: Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo (Ec 8.5).

Como sempre faz, o Senhor ainda o amou, revelando-lhe como agir para herdar a vida eterna. Jesus o orientou acerca da única coisa que lhe faltava para completar a sua felicidade: devia vender tudo quanto possuía e dar aos necessitados.

Foto: Arquivo Graça / Marcelo Nejm

Cristo já pagou o preço da nossa salvação e nada mais há de ser feito quanto a isso. Devemos anunciá-la aos ímpios, tornando-a real na vida de quem recebe Jesus como Salvador e Senhor

DECISÃO ERRADA – Lamentavelmente, o moço saiu desse encontro triste, retirando-se para a perdição (Mt 19.22). Ora, toda palavra vinda do Todo-Poderoso destina-se a nos alegrar, porque, nessa alegria, reside a nossa força (Ne 8.10b). Se ele não teve outra oportunidade de se converter, hoje se encontra na condenação eterna e, certamente, não se perdoa por ter amado mais os bens materiais do que o Senhor.

Prepare-se para não se perder eternamente! Não haverá outra chance. Cristo já pagou o preço da nossa salvação e nada mais há de ser feito quanto a isso. Devemos anunciá-la aos ímpios, tornando-a real na vida de quem recebe Jesus como Salvador e Senhor. Agora, atenção à advertência vinda dos lábios dEle: E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo (Mt 10.22).

Que Deus o abençoe mais e mais!

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *