Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 267
01/10/2021
Na prateleira – 268
01/11/2021
Medicina e Saúde – 267
01/10/2021
Na prateleira – 268
01/11/2021

Sob o governo do inimigo


Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice! E se demoram até à noite, até que o vinho os esquenta! Harpas, e alaúdes, e tamboris e pífanos, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.  Por isso, a sepultura aumentou o seu apetite e abriu a boca desmesuradamente; e a glória deles, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles folgavam a ela desceram (Is 5.11-14).

A visão do profeta Isaías sobre o povo de Deus era trágica, e fatos semelhantes têm afligido a maioria dos salvos. Por isso, muitos se revoltam contra o Senhor, dizendo a Ele que não O entendem, pois, aos próprios olhos, são puros, dedicados e fiéis. No entanto, esquecem-se da resposta do Altíssimo dada a Samuel, na ocasião da escolha de um dos filhos de Jessé para ser ungido rei de Israel: Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração (1 Sm 16.7). O Todo-Poderoso é perfeito!

Infelizmente, muitos pensam que Deus não vê todas as coisas, mas Ele conhece e registra a intenção do pensamento de todas as pessoas a cada segundo e sabe que já somos quase 8 bilhões em todo o planeta (Sl 139.1-4). Se não nos guardarmos, as tentações virão e nos desviarão do Caminho, e a queda impensada e trágica será irreversível.

ENTORPECIDOS PELO PECADO – Os israelitas estavam em uma trajetória descendente, e suas más atitudes os levaram ao cativeiro da Babilônia. Quando o homem começa a prosperar ou ter sucesso, ele se esquece de que o Inferno fará tudo para tirá-lo da presença de Deus. A revelação de Isaías não surtiu efeito neles, pois já estavam nas mãos dos espíritos do erro. Aquilo que ocorria com eles foi comparado ao que sucede quando alguém se torna dependente do álcool. Apesar de um novo dia ter nascido, renovando a chance de se resistir ao desejo das bebidas, o alcoólatra dá livre curso à sede que tem por elas e continua nisso até à noite, quando o vinho o esquenta.

Foto: NASA

Infelizmente, muitos pensam que Deus não vê todas as coisas, mas Ele conhece e registra a intenção do pensamento de todas as pessoas a cada segundo e sabe que já somos quase 8 bilhões em todo o planeta (Sl 139.1-4)

Isso também acontece quando as pessoas estão sob o controle de demônios, como os da lascívia e demais espíritos do reino da prostituição, da corrupção e de outros crimes. Para enganá-las mais, há ainda a música mundana, a qual verte muitos adoradores de Sião em adoradores de Baal, senhor da promiscuidade masculina, e de Aserá, senhora da promiscuidade feminina. Só mesmo a libertação concedida pelo Senhor Jesus pode livrar as pessoas do pecado: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo 8.36).

O GRANDE ERRO – Examinar as obras feitas por Deus no passado fará você se ligar a Ele de tal maneira que o diabo e seus demônios não conseguirão êxito nas tentações que lhe enviarão. Porém, se não estiver firme na fé em Cristo, você cairá em algum dos planos do reino das trevas (Mt 7.24-27). Ao estudar os feitos do Senhor, você perceberá que pode ter o mesmo poder operando em seu favor; basta crer na Palavra de Deus. Então, a força dEle começará a envolvê-lo, e você se sentirá mais forte e pronto para dar o fim que a tentação merece: ficar longe de você!

Desde a criação, sempre que o homem tinha ciência de alguma obra divina e a examinava, a fé surgia em seu coração. Com isso, o que o perturbava era expulso. Estamos tratando da sua vida, de ser bem-sucedido em tudo, e não de ganhar dinheiro, embora isso você também possa conquistar ao dar ouvidos ao Senhor. Estamos tratando da sua pessoa, que é eterna, pois a morte não será o fim para você. Quem olha para qualquer ação de Deus, registrada na Bíblia, torna-se vencedor. Tais realizações foram relatadas para entendermos que Ele quer fazer o mesmo em favor de quem crê nEle (Hb 12.1,2).

Foto: Diogo Brandao / Unsplash

A revelação de Isaías não surtiu efeito neles, pois já estavam nas mãos dos espíritos do erro. Aquilo que ocorria com eles foi comparado ao que sucede quando alguém se torna dependente do álcool

Considere a capacidade do Senhor de abrir o mar Vermelho como uma direção para você clamar pela sua libertação de qualquer mal. Afinal, ao Todo-Poderoso, não faltam poder nem capacidade (Êx 14.1-30). Aquilo que fazemos na seara divina prova que o Senhor é bom e nos ama. Os prodígios vindos diretamente das mãos do Altíssimo, como a abertura do mar Vermelho e a do rio Jordão, bem como a concessão do maná aos hebreus, que se alimentaram milagrosamente a cada dia, são evidências de que o Pai pode fazer hoje o necessário em nosso favor (Js 3.14-17; Êx 16.1-35).

O RESULTADO – A consequência da conduta irresponsável e pecaminosa do povo de Judá se revelaria em breve: por falta de entendimento, eles veriam os inimigos chegarem para expulsá-los da terra. Ora, aquele território foi dado aos descendentes de Abraão, mas a irresponsabilidade deles fez a Babilônia envergonhá-los. O profeta foi claro ao falar a profecia da destruição de Judá: Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede (Is 5.13). Hoje, encontramos pessoas nobres no Evangelho, mas que não conseguem sequer uma revelação que lhes dê fé para se livrar dos males: é a fome prevista. Uma multidão afirma ter sede do Espírito de Deus, mas não renova a unção que recebeu um dia. O pecado apaga os sonhos e risca do Céu o nome de quem pratica iniquidade! (Êx 32.33).

De igual maneira, o profeta Oseias falou sobre o mesmo assunto de Isaías: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Os 4.6). Que tristeza! Aqueles que receberam o duplo ministério das mãos do Senhor não serão mais sacerdotes diante dEle (Ap 1.6; 5.10). Nunca mais serão reconhecidos como tais. Visto que a lei do Céu tem sido esquecida, os filhos também o serão. Misericórdia devemos pedir!

Foto: Aaron Burden / Unsplash

Ao estudar os feitos do Senhor, você perceberá que pode ter o mesmo poder operando em seu favor; basta crer na Palavra de Deus

Não podemos ver a fome pela Verdade chegar e nada fazer. Mesmo que sejamos infiéis, jamais haverá mudança no Senhor. Ele permanecerá fiel (2 Tm 2.13). Já vemos a multidão sedenta; então, se fizermos o que Deus disse a Salomão, também O veremos levantar-Se e mudar esse quadro. Os servos do Altíssimo podem mudar o mundo, aceitando a seguinte promessa feita ao filho de Davi: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (2 Cr 7.14). Deus é o mesmo de sempre e ainda espera que acordemos desse pesadelo e façamos algo!

Na continuação da mensagem, Isaías declara: Por isso, a sepultura aumentou o seu apetite e abriu a boca desmesuradamente; e a glória deles, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles folgavam a ela desceram (Is 5.14). Que tragédia! O lago de fogo e enxofre aumentou o seu apetite e abriu a boca sem medida. Não podemos cruzar os braços e dizer que nada temos a ver com isso, porque somos o povo que Deus quer usar. Portanto, se clamarmos, mudaremos a sorte de muitos que saíram do primeiro amor para caminhar em direção à desmesurada boca da sepultura.

Isaías previu, Oseias profetizou, e o povo ficou inerte. Temos vivido dias em que isso tem acontecido com várias pessoas. Elas deixaram a vontade do Pai para caminhar em direção ao caos e à perdição eterna. Verdadeiramente, agem como ébrios, mas, certamente, se quiserem, não sofrerão a merecida pena. Basta que acordem e reajam. Assim, o poder do Senhor entrará em ação e as ajudará a se libertar das trevas, conforme declara a Palavra: Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá (Ef 5.14).

Além de despertar, os cristãos devem se levantar dentre os mortos. Morto representa quem ainda não recebeu Jesus como Salvador, vivendo distante de Deus sem buscá-Lo (Ef 2.1-3). Porém, se formos a esses “irmãos” e usarmos o poder de ressuscitar dado a nós (Mt 10.8), testemunharemos muitos voltarem à comunhão com o Senhor e serem esclarecidos por Cristo. Entretanto, se a mensagem ministrada a essas pessoas não for avivada, ungida pelo Todo-Poderoso, nunca conseguirão se levantar e sair do mundo dos mortos. Quando ressuscitou Lázaro, Jesus não mandou que o pegassem e o tirassem do túmulo, a fim de lhe ensinar a andar de novo. Ora, com quatro dias de sepultamento, ele não teria mais neurônios para entender as coisas. Pela Medicina, seria um caso perdido, mas para Jesus, não: E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora (Jo 11.43).

Foto: JF Martin / Unsplash

Se clamarmos, mudaremos a sorte de muitos que saíram do primeiro amor para caminhar em direção à desmesurada boca da sepultura

Adiantou o povo de Judá viver regaladamente, com pompa e comemorações, já que foram enviados para a sepultura – sepultados vivos nas mãos do inimigo? Durante 70 anos, eles viram e sentiram que não andar retamente diante do Senhor, descumprindo os Seus mandamentos, foi a causa de serem entregues nas mãos dos torturadores babilônicos. O Altíssimo quer outro futuro para Seu povo!

A PROPOSTA DIVINA – Deus enviou Seu único Filho para morrer em nosso lugar, a fim de nos livrar dos sofrimentos terrenos e na eternidade: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). O Salvador executou o plano divino, incluindo o perdão dos nossos pecados e a cura dos males: Assim Ele fala sobre o que foi feito em nosso favor: Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados (1 Pe 2.24).

O que fará? Você aceita Jesus agora? Se a resposta for positiva, você será salvo imediatamente!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *