Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Entrevista – 268
01/11/2021
Carta do Pastor à ovelha – 270
01/01/2022
Entrevista – 268
01/11/2021
Carta do Pastor à ovelha – 270
01/01/2022

A porta grande e eficaz


Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários (1 Coríntios 16.9).

O apóstolo Paulo resolveu ficar em Éfeso, por causa de uma grande porta que lhe havia sido aberta, embora houvesse muitos adversários. Isso acontece hoje com todos os que fazem a obra divina. Porém, alguns, ao verem que há opositores, logo desprezam o plano do Senhor. Espero que os meus leitores sejam iluminados pelo Espírito Santo a respeito desse assunto. Jesus disse: Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem (Mt 7.14). Lute para caminhar na estreita estrada!

PORTA ABERTA PARA O MALIGNO – Deus havia criado o primeiro casal com o sonho de inundar a Terra com os seres que são à Sua imagem e semelhança (Gn 1.26-28). Ele chamou Adão e disse-lhe que tudo era deles, mas não poderiam comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, pois, se o comessem, morreriam (Gn 2.16,17). Eva se deixou levar pela conversa da serpente, e todos nós pagamos a conta, pois o ser humano morreu espiritualmente, sendo assim, foi separado do Senhor: E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela (Gn 3.6).

Foto: Chris Curry / Unsplash

Eva se deixou levar pela conversa da serpente, e todos nós pagamos a conta, pois o ser humano morreu espiritualmente, sendo assim, foi separado do Senhor

UMA ADVERTÊNCIA SÉRIA – Antes do desastroso e invejoso Caim matar seu irmão, Deus lhe falou que se cuidasse, porque, a partir daquele momento, o desejo do pecado estaria presente nele, entretanto cumpriria a ele dominá-lo: Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás (Gn 4.7). Muitos se deixam dominar pela ordem de Satanás, e o resultado é a segunda morte, a eterna separação deles do Criador.

Foto: Divulgação / AIG

Só o piedoso Noé, pregoeiro da justiça, achou graça diante do Senhor (Gn 6.1-8). A sua firmeza na verdade o fez ser escolhido pelo Altíssimo, para construir uma arca

A PORTA DA SALVAÇÃO – Com o pecado de Adão, o homem ficou sob o governo do diabo. Com o passar dos dias, a humanidade se corrompeu de tal modo que Deus resolveu acabar com todos. Só o piedoso Noé, pregoeiro da justiça, achou graça diante do Senhor (Gn 6.1-8). A sua firmeza na verdade o fez ser escolhido pelo Altíssimo, para construir uma arca. Nela, ele teria de receber, ao menos, um casal dos animais que habitavam a terra. As pessoas o ridicularizaram, por Noé afirmar que Deus faria chover dias seguidos e que abriria as comportas dos Céus e muitíssima água cobriria todo o planeta e todos morreriam. Para aquela gente, isso era uma piada, coisa de desocupados.

A ordem divina foi clara, e ele se dispôs a obedecer a ela, construindo a tal arca. O povo achou estranho o que ele dizia, e não lhe faltaram zombeteiros. Deus declarou: Farás na arca uma janela e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros (Gn 6.16). A arca representa a salvação que viria pela morte de Jesus. Os que caçoam desse relato bíblico, um dia, desesperados, irão chorar, mas não serão ouvidos.

O SENHOR FECHOU A PORTA – Após terem entrado os casais de animais, os três filhos e as noras de Noé, sua esposa e ele, o Senhor fechou a porta da arca (Gn 7.16). Ora, hoje a obra da salvação está disponível a todo aquele que crê no que Deus diz a respeito do fim do mundo. No entanto, quem deixa para o último momento para tomar a decisão de se converter e nascer de novo deve ficar esperto. Quando o Senhor fechar a arca da salvação, ninguém mais entrará. Naquele dia, ao ver a chuva que começava a cair e a balançar a arca, muitos vieram pedir permissão para entrar, e não puderam. Fique atento para não ser condenado ao lago de fogo.

Foto: Dev Benjamin / Unsplash

Seja uma pessoa salva, guardada pelo Altíssimo e pronta para escapar da ira vindoura, aceitando Jesus como Salvador e Senhor da sua vida

A PORTA DA PROTEÇÃO – A última praga que cairia sobre o Egito seria a morte dos primogênitos de cada família, inclusive dos animais. O Senhor ensinou aos filhos de Israel o que fazer para não cair com os egípcios nessa grande praga. Os egípcios pagaram para ver e viram. O primogênito de cada família morreu, bem como o dos animais. Para o anjo da morte não tocar em nenhum filho dos israelitas, eles foram orientados a agir assim: E tomarão do sangue e pô-lo-ão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem (Êx 12.7). Hoje, quem não for lavado no sangue de Cristo, purificado pela graça de Deus e pelo Espírito Santo, não subirá com Jesus no grande arrebatamento, que ocorrerá a qualquer hora, quando os convertidos que vivem como a Palavra diz subirão com o Messias para o Reino de Deus (1 Ts 4.13-18). Quem ficar verá o que é tribulação – o ódio do diabo (Ap 12.12).

O SANGUE NA PORTA ERA PROTEÇÃO – Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém, quando vir o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta e não deixará ao destruidor entrar em vossas casas para vos ferir (Êx 12.23). Seja uma pessoa salva, guardada pelo Altíssimo e pronta para escapar da ira vindoura, aceitando Jesus como Salvador e Senhor da sua vida (Jo 5.24; 1 Ts 1.10). Somente escaparão os que estiverem sob o sangue de Cristo.

PORTAS DA BEM-AVENTURANÇA – O livro de Provérbios fala quem serão os bem-aventurados: Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada (Pv 8.34). Há muita gente na igreja que ainda não é salva e pensa que isso não lhe trará problema algum, pois imagina que a bem-aventurança a atingirá. Mas não é isso o que o Senhor diz. Somente quem der ouvidos a Deus e estiver velando às Suas portas – as declarações bíblicas – será salvo. Vigie e ore para não perder a grande hora de entrar pela porta das ovelhas.

PORTA DAS OVELHAS – Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas (Jo 10.7). Não há outra maneira de entrar na Glória a não ser aceitando o Mestre como Salvador e Senhor da sua vida. Cristo foi claro quando disse a Nicodemos que a pessoa que não nascer de novo não poderá entrar no Reino dos Céus (Jo 3.3,5).

ELES SE CANSARAM PARA ACHAR A PORTA – Isso ocorreu na casa de Ló, que morava em Sodoma e foi visitado por três anjos de Deus. Os pecadores quiseram entrar para abusar daqueles servos do Senhor. No entanto, isso jamais seria possível, porque os anjos são espíritos e ali estavam manifestados como homens, para Ló e sua família poderem conversar com eles e ouvi-los. Os ímpios, porém, estavam a ponto de forçar a porta para entrar, e, como insistiram, a despeito dos rogos de Ló, os anjos usaram o poder que lhes fora dado: E feriram de cegueira os varões que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta (Gn 19.11). Quem rejeita a oferta do Senhor se torna cego espiritual!

NA PORTA DA CONGREGAÇÃO – Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação (1 Sm 2.22). É incrível como as pessoas se juntaram à porta do tabernáculo para pecar, não se importando com o que dizia o povo daquele lugar. Mas os filhos de Eli morreram prematuramente (1 Sm 4.11). Cuidado com escândalo na porta da casa de Deus! Isso é morte certa!

A PORTA DA FÉ – A nossa missão de pregar o Evangelho por todo o mundo é nobre. Com esse maravilhoso trabalho, fazemos muita gente entrar para o Reino de Deus. Não devemos dar trégua ao inimigo. Se pararmos, ele continuará a sua maldita missão de roubar, matar e destruir (Jo 10.10). E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé (At 14.27).

Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

A nossa missão de pregar o Evangelho por todo o mundo é nobre. Com esse maravilhoso trabalho, fazemos muita gente entrar para o Reino de Deus. Não devemos dar trégua ao inimigo

O nosso ministério é mostrar às pessoas o que fazer diante da porta da fé que está aberta. É fazê-las crer no Filho de Deus, que Se entregou por todos, para remir-nos de toda injustiça (Tt 2.13,14). Normalmente, nenhum perdido age errado por querer, e sim por não saber proceder de modo correto. Se deixarmos de mostrar a porta da fé que está aberta, eles não conhecerão o Filho de Deus e, assim, continuarão no pecado. Alguns deles podem ter um padrão de vida moral alto, mas, não vendo a porta da fé aberta, jamais conseguirão entrar na Mansão Celestial. Quem nada fizer para que eles entendam o valor da Palavra será responsável por eles continuarem nas trevas, que veio sobre a humanidade com o pecado adâmico. Jesus já desfez toda obra maligna que nos separava do Altíssimo. Enquanto ninguém lhes contar isso, não crerão no Senhor.

OREM POR NÓS – Esse era o pedido de Paulo aos colossenses, a fim de garantir que a porta da fé permanecesse aberta: Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso (Cl 4.3). Temos as chaves do Reino dos Céus, para abri-lo às pessoas que ouvem a pregação do Evangelho e creem (Mt 16.19). Por isso, devemos pedir pelos incrédulos. Isso porque, eles terão grande prejuízo se não entenderem o que fazer para serem salvos. Vamos nos unir e levar a mensagem do Evangelho aos quatro cantos do mundo, para a casa do Senhor ficar cheia: E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a minha casa se encha (Lc 14.23).

ABRA A PORTA – Só você pode abrir a porta para o Senhor entrar em sua vida e salvá-lo. Toda vez que você ouve a mensagem do Evangelho e adia o momento da sua decisão de receber Jesus como Salvador, corre o risco de se perder eternamente (1 Co 6.2). Alguns pensam que, na hora da morte, conseguirão orar e ser salvos. Mas estão apenas se arriscando: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo (Ap 3.20). Tome a sua decisão agora e seja salvo para sempre!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *