Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 270
01/01/2022
Carta do Pastor à ovelha – 272
01/03/2022
Medicina e Saúde – 270
01/01/2022
Carta do Pastor à ovelha – 272
01/03/2022

Exemplos do Bom Mestre


Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim (Jo 13.1).

O Senhor continua com o mesmo amor, levando Seus filhos e discípulos a entender a Sua vontade para todos os homens e ajudando-os a cumpri-la. Quando Ele dá uma missão a qualquer pessoa, também lhe concede as ferramentas para executá-la (2 Co 9.10). Após ressuscitar, Jesus disse aos Seus discípulos que fossem a certo monte na Galileia, onde Ele os encontraria. Ao vê-los reunidos no lugar determinado, revelou a parte final do Seu plano: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt 28.18b-20).

SABEDORIA NO ENSINAR – E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina (Mt 7.28). O Mestre proferiu o sermão da montanha, que é chamado por muitos de a Constituição do Reino de Deus. A Sua maneira simples e precisa de ensinar fez todos os presentes ficarem admirados com a Sua doutrina, porque lhes ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas (v. 29). Tempos depois, Pedro e João deixaram os sacerdotes do judaísmo impressionados com a capacidade e a sabedoria deles: Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus (At 4.13). Os que passam tempo na presença de Jesus se tornam sábios e ousados!

Foto: Pexels / Cottonbro

O Senhor continua com o mesmo amor, levando Seus filhos e discípulos a entender a Sua vontade para todos os homens e ajudando-os a cumpri-la. Quando Ele dá uma missão a qualquer pessoa, também lhe concede as ferramentas para executá-la (2 Co 9.10)

Tanto o povo que ouviu o Mestre no sermão da montanha como os discípulos que lá estavam foram capacitados na Verdade eterna. Isso porque escutaram que o Senhor lhes dá entendimento para irem ao encontro dos perdidos. O Senhor nos habilita e ordena que façamos as mesmas coisas que Ele (Jo 14.12). Mas por que o homem não cumpre seu chamado, se Jesus tem todo o poder? Tristemente, muitos recheiam suas pregações com criações humanas – credos, dogmas e ensinos que nada têm do Reino dos Céus (2 Tm 4.3,4). Aprenda a extrair a sabedoria diretamente dos ensinamentos do Senhor Jesus!

SERVOS SATISFEITOS – Davi, o homem segundo o coração de Deus (At 13.22), afirmou: Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração (Sl 40.8). Esse prazer era constante no coração do rei, pois, dentro dele, havia a lei divina. Ora, quem buscá-la também sentirá seu interior se exultar, mas os que não a buscam vivem debaixo da lei do pecado e da morte (Rm 8.2).

Fazer a obra com amor tem como recompensa o deleite santo. O Altíssimo brinda cada um que se esforça para mostrar ao mundo o quanto vale estar debaixo da unção, sob o manto de Cristo. Os rebeldes, porém, nunca provarão esse bem, e sim viverão de queda em queda, de problema em problema: Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomaram conselho, mas não de mim! E que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado! (Is 30.1). Com o que você tem se coberto? Com o ensino do Mestre ou com os palpites dos homens rebeldes?

Fazer a obra com dedicação leva o discípulo do Senhor à plena realização. No entanto, efetuá-la sem temer Quem é o Caminho, a Verdade e a Vida conduz qualquer um para longe do Todo-Poderoso (Jo 14.6). Por que alguém prefere trilhar a estrada da perdição a andar na da Luz e da Verdade? Como alguns deixam o reto Caminho para ir em direção ao lago de fogo e enxofre? Eles, provavelmente, estão cegos pelo Inferno (2 Co 4.4). Os que forem genuinamente salvos jamais deixarão o Senhor para correr atrás de vaidades!

Realizar a obra com sabedoria leva o cristão a vencer as mais árduas batalhas até o fim (2 Tm 4.7,8). Os que cumprem os santos mandamentos descobrem a importância dessa boa atitude. A Bíblia ensina juízos e estatutos, os quais trazem o poder de nos tornarmos especiais para o Altíssimo: Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente (Dt 4.6).

Foto: Pexels / Cottonbro

Mas por que o homem não cumpre seu chamado, se Jesus tem todo o poder? Tristemente, muitos recheiam suas pregações com criações humanas – credos, dogmas e ensinos que nada têm do Reino dos Céus (2 Tm 4.3,4)

PROCEDIMENTO NO SOFRIMENTO – Quando o Salvador viu que se aproximava a hora da Sua morte, falou a verdade: Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora (Jo 12.27). Ele não recuou, apesar de saber o sofrimento que vinha ao Seu encontro, por isso pôde contar com a ajuda divina. Esse versículo deve chamar a sua atenção para o ensinamento implícito nele. O Senhor tinha vindo exatamente para isto: salvar-nos morrendo na cruz. Por isso, nunca recusaria passar pelo que estava escrito a Seu respeito (Lc 24.25-27). Do mesmo modo, quando você estiver cumprindo uma ordem de Deus, ignore o inimigo. Você e Deus são imbatíveis se estiverem juntos. A decisão é unicamente sua!

Como ocorreu com Jesus, sucederá conosco. Portanto, temos de vigiar e orar para o maligno não nos vencer com suas tentações. Ora, quem começar a sua carreira de maneira torta e não se corrigir com o poder divino, um dia, será afastado do Altíssimo e estará no Juízo Final para ouvir sua sentença (Ap 20.11-15). Por que alguns teimam em permanecer longe da vontade do Senhor, recusando-se a conhecer as misericórdias divinas? Os escolhidos para atravessar maus pedaços por amarem a Deus não devem deixar o medo e a angústia assumirem o controle da vida deles (Fp 4.11-13).

Foto: Timothy Eberly / Unsplash

Os que cumprem os santos mandamentos descobrem a importância dessa boa atitude. A Bíblia ensina juízos e estatutos, os quais trazem o poder de nos tornarmos especiais para o Altíssimo

SERVOS FIÉIS EM TODO O TEMPO – Deus deseja que Seus servos sejam fiéis em tudo. Assim, estarão diante dEle pelos séculos dos séculos. Porém, Ele não admitirá alguém que não se esforce em se mostrar apto ao título que lhes está preparado: o de servo (Lc 12.42-44). Cristo deseja isto: Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo (Jo 17.24). Os fiéis verão a glória do Senhor, indescritível pelo homem: E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21).

ISENÇÃO DE INTERESSE PRÓPRIO E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar (Jo 16.23). Vez após vez, o Salvador revelava claramente o segredo que faria dos discípulos vencedores, sem monopolizar as informações necessárias. Nós, igualmente, precisamos saber nos portar diante de todos os discípulos de Cristo, e estes devem proceder da mesma forma em relação aos que virem depois deles.

Temos de ministrar os mesmos ensinamentos transmitidos por Jesus. Desse modo, o Reino de Deus não sofrerá prejuízo ou interrupções. O rebelde deve ser advertido, e os que já se deram ao pecado precisam ser cuidados com amor e firmeza, para se libertarem dos laços do diabo. É essencial observar o agir de Deus na vida dos que estão começando na caminhada cristã, ensinando-os a fazer somente a vontade do Pai, para que não ajudem o mentiroso na tentativa de destruir a obra divina (1 Co 10.31).

Foto: Aliane Schwartzhaupt / Unsplash

É essencial observar o agir de Deus na vida dos que estão começando na caminhada cristã, ensinando-os a fazer somente a vontade do Pai, para que não ajudem o mentiroso na tentativa de destruir a obra divina (1 Co 10.31)

CONFIANÇA COMPLETA – Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo (Jo 16.32). No mundo tereis aflições, disse o Mestre (Jo 16.33), e isso é real na vida de quem consegue vencer e chegar aonde o Senhor planejou. O Filho de Deus sabia o que Lhe aconteceria para Se tornar nosso Salvador. Ele revelou ao Seu grupo de aprendizes a verdade, a fim de nenhum se escandalizar. Eles seriam dispersos, voltando cada um para a sua casa, e isso não O incomodava. Apesar de ser deixado sozinho, não continuaria nesse estado, porque o Pai estaria com Ele. Também devemos estar preparados para qualquer situação ruim. Os fiéis serão recompensados!

Se todas as ovelhas abandonarem o Senhor, permaneçamos firmes! Deus sabe o que há no coração dos Seus servos. No entanto, nunca se entregue à iniquidade. Se tiver caído no engano, ore confessando-o para ser perdoado (1 Jo 1.9). Em seguida, aceite o perdão e volte depressa ao redil do bom Pastor. Você só precisa do Senhor ao seu lado para vencer!

NÃO CORRA DOS PERIGOS – E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém (Lc 9.51). Conscientemente, o Salvador caminhou em direção ao sofrimento. Entretanto, como Ele disse, para isso veio ao mundo. Você já sabe por que nasceu no Reino de Deus? Certamente, não foi para ser causa de escândalos ou trazer o escândalo à tona, e sim pagar o preço necessário sem abrir a sua boca: Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca (Is 53.7). A repetição dupla de que não abriu a Sua boca prova a vontade e a pressa do Senhor (Gn 41.32). Vigie e ore!

TERMINE A OBRA – Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer (Jo 17.4). Os que tiverem juízo façam o mesmo!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *