Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Cultura & Cristianismo
15/06/2023
Carta do Pastor à ovelha – 288
01/07/2023
Cultura & Cristianismo
15/06/2023
Carta do Pastor à ovelha – 288
01/07/2023

Que mesa é essa!


Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda (Sl 23.5).

Davi foi usado no Salmo 23 de modo especial, ao dizer que o Senhor preparava uma mesa para Seu povo. Certamente, foi mostrada ao salmista a importância dessa revelação, a qual não se destinava somente a ele, mas também a todos aqueles que cressem em Cristo e se dispusessem a viver pela fé. Até então, o diabo e seus demônios, os nossos inimigos, agiam na Terra como se fossem os donos do planeta. Entretanto, aproximava-se o dia em que ele perderia a batalha, e, então, uma mesa seria colocada diante de quem recebesse Jesus como Senhor e Salvador.

MESA COMPLETA – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bên­çãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Ef 1.3). A vinda do Filho de Deus ao mundo era o plano perfeito do Altíssimo, elaborado antes mesmo da criação do mundo material. Cristo veio operar a salvação completa do homem, na qual ele é liberto de uma vez por todas das obras do reino das trevas (Cl 1.13).

Foto: Javier Art Photography / Adobe Stock

A vinda do Filho de Deus ao mundo era o plano perfeito do Altíssimo, elaborado antes mesmo da criação do mundo material. Cristo veio operar a salvação completa do homem, na qual ele é liberto de uma vez por todas das obras do reino das trevas (Cl 1.13)

Essa mesa tem vários significados, mas todos se referem a Jesus, ao Autor e Consumador da fé que nos foi dada, para nos livrarmos das artimanhas do maligno (Hb 12.1,2). Cristo é a Mesa que nos fornece todos os meios para uma vida plena. No deserto, onde não se plantava nem se colhia, nem havia mercados vendendo comida aos filhos de Israel quando ali estiveram, nunca houve problema para que se alimentassem corretamente e se mantivessem vivos. Todos os dias, chovia algo parecido com uma semente de coentro. Eles saíam para pegar a sua porção e dela faziam pães. Com isso, ninguém ficou doente ou morreu por falta dos nutrientes para passar 40 anos naquele lugar inóspito (Êx 16.31,35). O maná era o pão dos anjos, que os sustentava perfeitamente.

DADO E ENTREGUE – Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo (2 Pe 1.3,4). A presciência de Deus viu tudo aquilo de que precisaríamos para participar da salvação e colocou na Mesa o alimento necessário. Assim, poderíamos utilizar o poder divino concedido a nós. No quinto versículo do Salmo 23, Davi disse que havia uma segunda bênção: a nossa cabeça seria ungida com o Óleo, o Espírito Santo. Jesus completou dizendo que o Santo Espírito nos ensinaria todas as coisas: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (Jo 14.26).

Tudo o que foi colocado na Mesa tem a missão de nos fazer conhecer as grandíssimas e preciosas promessas. Assim, por elas, participaremos da natureza de Deus, uma vez que escapamos da corrupção e dos desejos desenfreados existentes no mundo. É maravilhoso entender a posição dos salvos em Cristo, o Salvador.

Foto: VadimGuzhva / Adobe Stock

Essa mesa tem vários significados, mas todos se referem a Jesus, ao Autor e Consumador da fé que nos foi dada, para nos livrarmos das artimanhas do maligno (Hb 12.1,2). Cristo é a Mesa que nos fornece todos os meios para uma vida plena

VIVENDO NA GRAÇA – Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo e maiormente convosco (2 Co 1.12). O Evangelho não pode ser comparado com outras religiões. O novo nascimento é o maior milagre que alguém pode receber do Altíssimo (Jo 3.3-8). Segundo a revelação do Senhor dada a Paulo nesse versículo, temos o testemunho da nossa consciência, garantindo-nos que, com a simplicidade e a sinceridade de Deus isentas da sabedoria carnal, podemos estar no mundo sem nos entregar ao mundanismo, e sim viver mais achegados aos irmãos em Cristo. Essa é a nossa glória, a qual, sem sombra de dúvida, é a maior de todas que alguém possa desfrutar aqui na Terra.

A nossa missão consiste em entender e viver a Palavra, compartilhando-a com outras pessoas. Essa é a maior bênção da qual jamais imaginaríamos participar. A Deus seja a glória!

A VOSSA GLÓRIA Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no Dia do Senhor Jesus (2 Co 1.14). Quanta responsabilidade! Somos a glória dos irmãos que se abriram para o Senhor e foram iluminados. A nossa responsabilidade e obrigação é vivermos de modo justo e santo (Mc 6.20). Se obedecermos à Palavra e permanecermos na Sua trilha, seremos a glória um do outro no Dia do Senhor. Ele voltará para buscar a Igreja que Ele mesmo comprou com o Seu sangue (1 Ts 4.16,17). Portanto, nunca ceda às mentiras do diabo, pois não será nada agradável para você e seus familiares, caso se deixem levar pelo reino das trevas.

SEGUNDA GRAÇA E, com essa confiança, quis primeiro ir ter convosco, para que tivésseis uma segunda graça (2 Co 1.15). Essa declaração de Paulo é bem oportuna. Muitas pessoas, por terem se desviado do Caminho e caído em pecado, não sentem mais o desejo de voltarem para o Reino de Deus. Contudo, sabendo da possibilidade de haver uma segunda graça, elas podem aproveitar e clamar ao Senhor, para que Ele lhes seja misericordioso. Sem dúvida, Ele o será!

O apóstolo tinha certeza de que deveria ir até os irmãos de Corinto para renová-los na graça e no amor do Salvador. Foi bom ele ter sentido essa vontade e levado as Boas-Novas a eles. Ao descrevê-las em sua carta, ele nos alegrou sobremodo. O melhor de tudo é que são a Verdade, que jamais será mudada.

MISERAVELMENTE ENDEMONINHADA E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada (Mt 15.22). Jesus tinha ido aos termos de Tiro e Sidom com a tarefa de levar a cura, a esperança e a libertação a uma pessoa que estava tomada pelo diabo, e isso era sério!

Foto: altanaka / Adobe Stock

Tudo o que foi colocado na Mesa tem a missão de nos fazer conhecer as grandíssimas e preciosas promessas. Assim, por elas, participaremos da natureza de Deus, uma vez que escapamos da corrupção e dos desejos desenfreados existentes no mundo

O evangelista Marcos nos informa que Ele não queria que ninguém soubesse da Sua estada naquela parte do mundo, porque, pelo que viria mais tarde, haveria uma lição preciosa para quem tomasse conhecimento do que foi feito lá: E, levantando-se dali, foi para os territórios de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, queria que ninguém o soubesse, mas não pôde esconder-se (Mc 7.24).

Por que Jesus não queria que ninguém soubesse que Ele estava ali? Para evitar que muitas pessoas fossem à Sua procura; afinal, Cristo desejava tratar de um caso especial. Uma mãe soube da presença do Salvador naquela casa e foi atrás dEle em busca de libertação para sua filha. A lição começou no momento em que essa mulher se prostrou diante dEle, clamando por misericórdia, pois a filha estava miseravelmente endemoninhada.

DEUS OPERA PELA FÉ – Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós (Mt 15.23). Para os discípulos, expulsar aquele demônio logo os aliviaria dos gritos da mãe e da insistência dela em ver a filha liberta, mas Jesus não age sobre o pedido de alguém sem fé. Para que Ele opere, é preciso fé, e eles O veriam em ação. Sempre deixe o Senhor ministrar, e, ao final, o que Ele disser acontecerá.

A RESPOSTA DO MESTRE – E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15.24). Quando os discípulos pediram que Jesus despedisse a mãe por conta do barulho que ela fazia, o Mestre respondeu-lhes o que ela precisava ouvir: Ele fora enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel. O Salvador nunca perdeu uma só batalha, e aquela não seria perdida. Se aceitarmos os ensinamentos de Jesus, sem dúvida, o número de pessoas curadas, libertas e salvas em nossas reuniões aumentará. Cristo sabe de todas as coisas; então, Ele tinha conhecimento de que aquela siro-fenícia de nação (Mc 7.26) havia se convertido ao judaísmo. Porém, ao ter sido maltratada por não pertencer ao povo escolhido, deixara de ir à casa de Deus. No mesmo instante, o diabo entrou e começou a destruir sua filha. Ao ouvir a declaração do Mestre, ela deve ter sorrido e dito: “Era isso o que queria ouvir dEle!”. O que o Senhor lhe falar será a melhor coisa que você poderia ouvir.

Foto: tutye / Adobe Stock

O Senhor também há de ajudá-lo a receber a sua bênção, desde que você se deixe ensinar por Ele. Creia, viva e vença!

A APROXIMAÇÃO CORRETA – Então, chegou ela e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me (Mt  15.25). Essa frase mostrou que uma mudança acontecia naquela mulher. Então, Cristo preparou a grande lição, dizendo-lhe: Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos (Mt 15.26b). Ora, o Senhor falou de modo igual a quem a havia discriminado; no entanto, agora, a mulher percebia a maldade que ela fizera para com Deus por causa de um mal-educado da sinagoga, levando aquele espírito a possuir sua filha. Ela abandonaria a segunda graça?

DEBAIXO DA MESA – E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores (Mt 15.27). Ela respondeu sabiamente, mostrando ser isso o que Jesus deseja ouvir daqueles que vão até Ele, e não o que a carne, ou o diabo, manda. Ela disse: Sim, Senhor! A sua afirmação resolveu tudo, pois era como se dissesse: “Verdade, Senhor, fui uma irresponsável”. Jamais deixe o diabo usá-lo, mas espere o Santo Espírito falar por seu intermédio. Ele lhe dará a palavra certa!

A EXCLAMAÇÃO DE JESUS – Então, respondeu Jesus e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã (Mt 15.28). Ao concordar com a Verdade, a mulher fez o diabo perder o domínio sobre ela e sua filha. O Senhor também há de ajudá-lo a receber a sua bênção, desde que você se deixe ensinar por Ele. Creia, viva e vença!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *