Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Heróis da Fé | Reinhard Bonnke
31/01/2024
Medicina e Saúde – 295
27/02/2024
Heróis da Fé | Reinhard Bonnke
31/01/2024
Medicina e Saúde – 295
27/02/2024

A Vinha do Amado


Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha em um outeiro fértil (Isaías 5.1).

O Senhor usou o profeta Isaías para comparar Israel com Samaria, capital do reino que reuniu as dez tribos separadas da dinastia de Davi em Judá, que foi fiel à casa do rei amado. O alvo final da passagem é mostrar a Igreja de Cristo sendo denominada Sua Vinha e nos fornecer ensinamentos úteis. Em cada época, a Vinha do Senhor existiu por intermédio de pessoas chamadas para realizar a vontade de Deus na Terra. Em algumas gerações, ela foi atacada por diferentes meios, mas sobreviveu.

As portas do Inferno nunca prevalecerão contra Jesus e a obra dEle em nosso favor, pois elas não subsistirão ao avançar dos servos de Cristo (Mt 16.18). Ele comanda a luta até o fim com santidade, como convém à Sua casa. Devemos agir corretamente.

O Espírito da profecia fez Isaías compor o cântico do Seu querido, a respeito da relação da Sua Vinha para com Ele. Há muito o que falar ou cantar a respeito da Igreja do Senhor, a qual traz em si as vidas dos que O amaram até o fim. Por ela, eles não se importavam de ser presos, torturados ou até mortos, pois sabiam que eram usados para dar ao Altíssimo a honra e o louvor que promoveriam a salvação dos homens perdidos (Mt 5.10-12). Aqueles que se colocam contra o plano do Céu são tolos, quer atacando-o, quer perdendo a santidade. No final, a vontade divina reinará sobre qualquer desvio do objetivo celestial (Jó 42.1,2 – ARA).

Foto: Pexels / Jill Wellington

O Espírito da profecia fez Isaías compor o cântico do Seu querido, a respeito da relação da Sua Vinha para com Ele. Há muito o que falar ou cantar a respeito da Igreja do Senhor, a qual traz em si as vidas dos que O amaram até o fim

RESPONDEM PELA INFÂMIA – Imagine se Deus não usaria a Sua habilidade para guardar a Sua Vinha! Aquele que se deixasse usar pelo maligno e a infamasse responderia pelos prejuízos causados a ela, enquanto defendia os próprios interesses. É triste falar nisso, mas quem não faz a obra com coragem se torna responsável pelo escândalo, como o Mestre alertou: Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mt 18.7).

Os que partem para os pecados da carne, achando-se inimputáveis e prejudicando quem se dedica à obra, estarão em apuros no Dia da prestação de contas (Ec 12.13,14).

O TRIBUNAL DE CRISTO – Aqueles que exercem poder sobre o povo e se colocam a serviço do diabo para debochar ou até perseguir os servos de Deus não terão desculpas quando comparecerem ante o tribunal de Cristo: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal (2 Co 5.10).

As pessoas que pecam alegam uma série de desculpas, como a paixão inexplicável. Umas colocam a culpa no cônjuge. Há várias outras “justificativas” que desviam os fiéis soldados de Cristo. Nenhuma delas servirá como resposta ao justo Juiz. Entretanto, os motivos reais serão mostrados a todos (Mt 10.26). Os imprudentes não veem que estão maculando o Nome de Jesus com os seus apetites carnais (Fp 3.18,19). Infelizmente, muitos estão desafiando o Senhor, quando deveriam amá-Lo. O Pai ainda não agiu contra eles por ser misericordioso, pois espera que se convertam e se voltem para Ele (2 Pe 3.9).

Foto: Pexels / Tima Miroshnichenko

Veja o que a Bíblia fala sobre isso, ensinando-nos a fugir das armadilhas do maligno: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46.1)

Quem é tentado a pecar, desrespeitando o lar de alguém ou pensando apenas em suprir suas necessidades imediatas, precisa suplicar ao Senhor que o livre das armadilhas do inimigo. Se continuar nelas, experimentará o lago eterno de fogo e enxofre destinado ao diabo e seus anjos. Veja o que a Bíblia fala sobre isso, ensinando-nos a fugir das ciladas do maligno: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46.1).

Refugiar-se em Deus é o melhor a fazer. Portanto, quando perceber a tentação tomando sua mente, volte-se para o Altíssimo e peça ajuda. Ele é poderoso para impedi-lo de tropeçar (Jd 1.24). Com a força do Senhor, você será como Sansão, que derrotou o filho do leão com as mãos (Jz 14.5,6). Por fim, o Salmo 46 fala sobre o socorro de que tanto precisamos, a libertação da tentação, pois esta nos acarretaria fadiga e sofrimento. Seja sábio e vencedor na fé em Cristo!

SÁBIO CONSELHO – Andando no meio do povo, Jesus era questionado sobre diversos assuntos, que O faziam responder não somente a curiosidade de quem perguntava, mas também tinham o objetivo de ensinar a respeito da vida eterna, como foi registrado por Lucas, o médico amado: E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lc 13.23,24).

Algumas pessoas imaginam que se salvarão do Juízo divino, arrependendo-se ao morrerem. Isso é loucura. A maioria nem percebe a morte se aproximando. Sem contar os que partem dormindo. Temos de lutar para entrar pela Porta estreita, enquanto muitos estão no lado oposto, onde tudo é permitido. E o pior: amam viver assim. Quando o acerto de contas chegar, essas pobres vidas se perderão eternamente, sem entender por que não conseguiram escapar desse terrível desfecho.

Foto: Pexels / KoolShooters

Algumas pessoas imaginam que se salvarão do Juízo divino, arrependendo-se ao morrerem. Isso é loucura. A maioria nem percebe a morte se aproximando. Sem contar os que partem dormindo

A PORTA SE FECHARÁ – Jesus continuou ensinando sobre esse assunto essencial: Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes a estar de fora e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois (v. 25). Não sabemos quando se dará o levantar do Pai de família, pois é competência somente dEle (Mc 13.32). Já tendo dado todas as oportunidades aos rebeldes, e eles sentindo que não há mais jeito, suplicarão que a porta lhes seja aberta só uma vez. Deus não os reconhecerá como Seus. Muitos se desesperarão na tentativa de não se perderem para sempre, porém de nada adiantará esse “arrependimento” tardio. Releia o texto e veja que foi Jesus quem declarou isso!

As pessoas dirão ao Senhor que comiam e bebiam na Sua presença e participavam dos ensinamentos ministrados pelo Mestre nas ruas, na igreja e na casa de Fulano e Sicrano: Então, começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas (v. 26). As palavras delas evidenciarão que a chance lhes foi dada, mas a recusaram. Os santos não podem nem devem atender às tentações. Se o fizerem, agirão como os ímpios. A resposta será nítida e definitiva: […] Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade (v. 27).

Nós, propagadores do Evangelho, devemos nos esforçar para apontar aos perdidos a direção certa, convocando-os para irem a Jesus. No entanto, há quem ache cedo demais para isso. Muitos pensavam assim, porém não estão mais em nosso meio. Essas pessoas se desesperarão!

A GRANDE DESILUSÃO – Quantos se irritaram com a mensagem de salvação que Deus me conduziu a lhes entregar? Alguns disseram que eu só falava disso. Muitas vezes, falei da cura divina, da libertação dos oprimidos e dos sinais e prodígios presenciados em minhas reuniões e preguei também sobre a salvação. No entanto, parece que os ímpios vivem como insensatos, enganados pelo reino das trevas, para que não vejam a Verdade e se convertam (2 Co 4.4). Eles marcharão para a perdição eterna, como falou o Salvador: Ali, haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no Reino de Deus e vós, lançados fora (Lc 13.28).

Foto: Fallon Michael / Unsplash

Ainda há tempo para se consertar para a vida eterna. Obedeça à voz do Espírito Santo. A Igreja de Cristo é a Vinha plantada em área fértil. A terra foi preparada para receber essa árvore frutífera

Na hora da tribulação, fugir para o lugar determinado pelo Senhor é o único meio de escapar do lago de fogo e enxofre. Ainda há tempo para se consertar para a vida eterna. Obedeça à voz do Espírito Santo. A Igreja de Cristo é a Vinha plantada em área fértil. A terra foi preparada para receber essa árvore frutífera. O terreno tem um declive pouco acentuado. Se plantar a videira em uma localidade plana, a água da chuva encharcará a planta, e isso atrapalhará a produção. O solo precisa ter um pH entre 5 e 6, e ser profundo e bem drenado. Isso tudo pode ser transferido para a nossa preparação como a verdadeira Vinha do Salvador.

A canção da Vinha do Altíssimo deve ser uma agradável poesia, mesmo na parte que fala da luta dos irmãos contra o pecado, que os rodeia de tão perto. Essa luta nunca termina, porque o diabo, após nos tentar, afasta-se até o momento oportuno (Lc 4.13). Por isso, temos de vigiar e orar. A Igreja do Senhor foi colocada no melhor solo. Desculpas, tipo: “Não aguentei, por isso pequei”, são inadmissíveis. Deus cuida dos sinceros de coração.

Somos a Vinha de Jesus, mas, se cairmos, não seremos poupados no Seu tribunal. Não há desculpa para não nos manter santos; afinal, Ele nos deu o poder de sermos feitos Seus filhos (Jo 1.12). Aos que tropeçaram, eis a exortação: arrependam-se. O convite que os fiéis ouvirão será: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.34b). Que tal se acertar com Deus agora para viver no mundo da felicidade eternamente? Qual será a sua escolha?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *