Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Minha Resposta – 299
11/06/2024
Descansou no Senhor
12/06/2024
Minha Resposta – 299
11/06/2024
Descansou no Senhor
12/06/2024

O castigo da traidora

Man standing at the edge of a cliff on a summer day, looking down at the blue ocean. Freedom, travel, adventurous lifestyle, and conquering fear.

O castigo da traidora


Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derribarei a sua parede, para que seja pisada (Isaías 5.5).

É duro pensar que a vinha do Senhor, símbolo da Igreja de Cristo, pode ser chamada de traidora. Isso mostra como age o cristão que deixa o Caminho e toma atalhos que levam ao precipício. Quem percebe a chegada das tentações do diabo e nada faz para se libertar delas logo entra em sofrimento e desespero na companhia dos familiares. Agora, quando ele se volta para Deus, tudo passa. A pessoa que deixa de buscar o Senhor acaba procurando hospitais, delegacias de polícia e gerentes de banco a fim de se livrar dos apuros. Longe de Cristo, só há dor e desencanto. O casamento se torna algo difícil de suportar, quando deixamos de nos dobrar à vontade do Altíssimo! Como a vinha do Senhor se embrenhou por caminhos não planejados por Ele, uma vez que eram malignos e destrutivos, Deus tomou a seguinte decisão: Tirarei a sua sebe. O Senhor fez a igreja daqueles dias saber, pela pena do profeta Isaías, que o pecado a afastou da Sua presença. O Altíssimo sempre revela como agirá em relação a quem se porta de modo enganoso, e a sentença é a mesma para os traiçoeiros de todas as eras: Tirarei a sua sebe. A sebe é uma cerca de arbustos que cresce de maneira compacta e impede a entrada de alguém ou algum animal na vinha. Quando o muro de fogo é tirado, a casa fica aberta ao maligno (Zc 2.5).

Foto: Arte sobre foto de Studio Light & Shade / Adobe Stock

É duro pensar que a vinha do Senhor, símbolo da Igreja de Cristo, pode ser chamada de traidora. Isso mostra como age o cristão que deixa o Caminho e toma atalhos que levam ao precipício

MUDANÇA INCOMPLETA – Muitos foram para a igreja desestruturados, envergonhados e humilhados, mas receberam os ensinamentos de Jesus na Sua casa. A Palavra de Deus os fez levantar a cabeça e crer que seriam libertos pela fé. Assim, logo passaram a agir como vencedores sobre qualquer situação. Entretanto, alguns relaxaram no amor e na fé em Cristo, por isso surgiram os pecados não confessados e os não praticados fisicamente. Mesmo que a transgressão tenha sido na mente, ela é classificada por Jesus como pecado: Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela (Mt 5.28).

O diabo não age somente para iludir os incautos com tentações que levam ao adultério, mas também usa as que induzem a cobiçar virtudes ou posses de quem é bem-sucedido na vida empresarial, artística ou intelectual. A Bíblia fala sobre a cobiça: E não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo (Dt 5.21). Vale lembrar o recado de Jesus: aqueles que não perseverarem até o fim ficarão de fora do Reino de Deus: E sereis aborrecidos por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo (Mc 13.13).

DEFEITOS EXISTENTES – O apóstolo Pedro mencionou cinco defeitos que todo cristão precisa eliminar por ter nascido de novo: Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações (1 Pe 2.1). Toda advertência bíblica deve ser recebida com alegria. Os nossos pecados nos impedem de receber mais revelações dos Céus; então, se não os tirarmos da nossa vida com urgência, enfrentaremos tribulações no tribunal de Cristo. Ora, quer tenhamos feito o bem ou o mal, nós nos assentaremos diante da Verdade (2 Co 5.10). Lá, os fatos serão descobertos, nada passará despercebido ou será ignorado. A Bíblia fala da capacidade de Deus de ver o que está encoberto: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar (Hb 4.12,13). Prepare-se para passar de cabeça erguida!

Vamos falar dos cinco defeitos descritos por Pedro. Quanto ao primeiro, Deus declara: Deixando, pois, toda malícia. Não podemos ter nem um pouco dela, ou abrigaremos o seu autor – o diabo – em nossa vida. Agir com malícia é ter a intenção de machucar alguém, obter lucro desonesto ou se conduzir com má-fé. Quando alguém decide proceder dessa maneira, passa por alguns processos para alcançar o seu objetivo, e nisso, sem dúvida, há a operação de espírito maligno. Quem está sob tentação precisa ser liberto do demônio que procura aprisioná-lo; do contrário, cairá e nunca irá parar de pecar. A pessoa que deixa a maldade operar em seu interior já deu autorização ao diabo para fazer o que quiser com ela.

Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

Muitos foram para a igreja desestruturados, envergonhados e humilhados, mas receberam os ensinamentos de Jesus na Sua casa. A Palavra de Deus os fez levantar a cabeça e crer que seriam libertos pela fé

Infelizmente, muitos se entregam ao segundo defeito – o engano –, levando outros ao erro, o qual os machuca, desorienta e prejudica. Certa vez, na minha terra, ouvi o caso de um homem que vendeu seu cavalo para um amigo à noite. O comprador perguntou: “Quanto você quer por esse cavalo branco?”. O vendedor respondeu: “Quero tal valor”. Porém, o amigo retrucou: “Este animal vale tudo isso?”, e o outro disse: “Isso é para você, porque para outro seria muito mais; afinal, somos amigos, não é?”. O comprador indagou: “Esse cavalo tem algum problema?”, ao que o homem respondeu: “Para ficar bem claro e você não me perguntar mais: o problema está na vista”. O amigo, então, pagou a quantia pedida e levou o animal. No outro dia, o comprador voltou querendo devolvê-lo, dizendo: “Você me enganou, o cavalo é cego”. O vendedor retrucou: “Eu falei que o defeito estava na vista, mas você o levou”.

O terceiro defeito é o fingimento. Ele abrange o desejo de iludir, de se passar por alguém bom e sincero. Esse indivíduo diz que ama uma pessoa, mas, na ausência dela, afirma não suportá-la. Há quem finja estar sob as ordens do diabo somente para se separar do cônjuge com quem se casou. Outro exemplo é quando alguém usa uma avaliação falsa e causa prejuízos aos outros. Quem estiver nessa situação deve se emendar o mais rápido possível, ou será envergonhado diante do Senhor e sofrerá o castigo.

Já a inveja é capaz de levar à angústia, cobiça, frustração e ao rancor. Esse mau sentimento é seguido do anseio de atrapalhar alguém em alguma área da vida. A inveja pode levar alguém a cometer atos contrários à Palavra de Deus, a fim de alcançar os seus objetivos egoístas. Se não se arrepender, a pessoa padecerá as consequências legais e espirituais, respondendo neste mundo e na eternidade pelas suas más escolhas.

Em relação às murmurações, o Senhor disse que ouviu as palavras de insatisfação dos filhos de Israel durante os 40 anos a caminho da Terra Prometida: Depois, falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo: Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim (Nm 14.26,27). Murmurar é falar baixo, sozinho ou com uma ou mais pessoas, reclamando de alguém ou até de Deus. Ele não tolera essa conduta na Sua casa.

Foto: Guy / Gerado com IA / Adobe Stock

A pessoa que deixa a maldade operar em seu interior já deu autorização ao diabo para fazer o que quiser com ela

A VINHA SEM SEBE – Quando os irmãos da igreja começam a formar grupos para falar do líder ou de outros membros, abrem caminho para os demônios se aproveitarem da videira e do fruto produzido por ela. Depois, algo muito sério acontece. Você tem honrado o plano do Senhor para sua vida ou pecado até em pensamento? Para alguns, abandonar determinada transgressão é difícil, pois ela é praticada pelos seus familiares, mas, se desejam entrar nos Céus, precisam ir a Cristo para serem transformados. O pecado compensa? Vigie e ore!

Sem a cerca protetora, a sua vida será um campo aberto para todo tipo de predador. Medite nas palavras do Salvador: Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela (Mt 5.28). A paixão proibida ilude qualquer um que não esteja firme na fé em Cristo. Liberte-se de toda opressão!

Há uma parede espiritual impedindo o diabo de tocar nos santos. No entanto, quando alguém decide seguir o mundo, é quase impossível demovê-lo dessa ideia, porque o “demônio-cola” já grudou nele e se tornou seu mestre. Digamos que tal paixão dure cem anos (o que é impossível); depois de mil anos, um milhão, um bilhão e trilhões de anos vezes o mesmo resultado, onde você estará? Seja sábio!

Deus é o Senhor da eterna bênção e sentenciou a vinha rebelde. Isso nos faz ficar arrepiados. Mesmo que não queiramos, a pena virá. Não precisamos orar sobre a sebe, e sim confessar e conseguir o perdão pelos erros e pelas afrontas a Ele. Jamais ceda ao desejo de pecar, resista firme na Palavra. O bom juízo virá sobre quem é ovelha do Senhor (Sl 119.66).

Foto: ra2 studio / Adobe Stock

Murmurar é falar baixo, sozinho ou com uma ou mais pessoas, reclamando de alguém ou até de Deus. Ele não tolera essa conduta na Sua casa

Sem a proteção do Altíssimo, ficaremos vulneráveis aos poderes das trevas. Mas, com o perdão, chegaremos mais perto do Onipotente, acima do diabo e de seus demônios. Não queira ser pisado pelo maligno, mas pise-o em o Nome de Jesus (Rm 16.20).

A parede colocada por Deus o separa do reino satânico, mas será derrubada e pisada como terra de ninguém. Certamente, você sentirá dores excruciantes e estará coberto das chagas colocadas pelos demônios naqueles que se desviam da Verdade. Volte para Cristo já!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *