Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Qual será a sua decisão?
10/06/2024
O castigo da traidora
11/06/2024
Qual será a sua decisão?
10/06/2024
O castigo da traidora
11/06/2024

R.: As verdades reveladas na Bíblia Sagrada são as escolhidas pelo Senhor para a nossa edificação e instrução. Elas trazem fé ao coração e nos habilitam para a boa obra (Rm 13.5; 2 Tm 3.12-15). As coisas não reveladas pertencem apenas ao Altíssimo e são de Sua competência. A predestinação é um exemplo disso, na medida em que aponta para a existência dos eleitos de Deus sem esclarecer como o fato de terem sido escolhidos pelo Senhor não conflita com a liberdade do homem quanto à salvação (Rm 8.29,30,33). Entretanto, pela revelação das Escrituras, é possível entender ao menos dois fatos fundamentais. Ambos são declarados no versículo 29: Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Os eleitos foram predestinados com base no conhecimento prévio do Senhor, como confirma o apóstolo Pedro (1 Pe 1.2). E a finalidade da predestinação é fazer de cada salvo alguém conforme a imagemdo Senhor Jesus. Em outra passagem, a Palavra acrescenta: E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito (2 Co 3.18 – ARA). Portanto, embora a questão completa da predestinação não seja explicada em pormenores, sabemos que ela se deu com base na presciência de Deus (Sl 139.1-4; Jr 17.10), e os eleitos devem ser um reflexo de Cristo neste mundo. Isso nos basta.


R.: O Salvador disse à igreja de Pérgamo que, naquela cidade, estava o trono de Satanás (Ap 2.12,13). Na Palavra de Deus, temos a nítida resposta à sua pergunta. Entretanto, não há, nessa passagem ou em qualquer outra das Escrituras, nenhuma instrução ou indicação para fazer o que sua indagação sugere. A batalha espiritual foi realizada por Jesus no Calvário, ocasião em que Ele esmagou a cabeça da serpente enquanto ela Lhe feria o calcanhar (Gn 3.15). Embora, aos olhos humanos, o Salvador estivesse sendo miseravelmente humilhado e derrotado na cruz, a verdade espiritual expressa em Sua agonia e morte foi outra: Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz (Cl 2.14,15 – ARA). Por causa dessa vitória definitiva de Cristo sobre Satanás, Deus nos deu autoridade para fazer o império dos demônios fugir quando invocamos o Nome de Jesus (Lc 10.19; Fp 2.10,11). Não vejo, na Bíblia, orientação para localizar o trono do demônio, e sim para declarar que Jesus reina e, em Seu Nome, expulsar todo o mal que Ele destronou (Mc 16.17,18).


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

R.: No casamento, o que vale é a aprovação do Senhor. Se Ele não estiver de acordo, o fracasso será inevitável (Sl 127.1). O fato de seu namorado ser divorciado deve ser levado em conta, mas não é proibitivo em si. A real conversão fez dele uma nova pessoa (2 Co 5.17). Entretanto, não é por ser cristão que ele está automaticamente aprovado para se tornar seu marido. Pondere em oração os aspectos que uma mulher sábia leva em consideração para se decidir a respeito. Mantenham-se em santidade. Do contrário, a bênção do Senhor não virá (Hb 13.4).


R.: Segundo especialistas, você está sofrendo do mal do século. A ansiedade é o excesso de preocupação com o futuro. Em termos bíblicos, é falta de confiança no Senhor e em Suas promessas. Deus garante cuidar de Seus filhos. Quem crê no Pai celeste pode descansar nEle (Mt 6.25-34; Lc 12.6,7). Por essa razão, a Bíblia Sagrada exorta: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1 Pe 5.6,7). Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Fp 4.6,7 – ARA). Note que os versículos preveem a ocorrência de ansiedade, até por causa da extrema maldade que assola o mundo. Porém, eles trazem a solução mais eficaz do que qualquer medicamento ou terapia: a oração sincera e humilde. Por meio dela, pode-se e deve-se derramar a alma no colo do Senhor. A repetição das declarações bíblicas acerca do amor de Deus e de Seu cuidado para com você lhe garantirá paz e a certeza da vitória, desde que a irmã esteja em sintonia com a vontade de Deus (Rm 8.31-39).


R.: A primeira providência você tomou: orar à procura de orientação. Se crermos no Senhor, nós O buscaremos de coração, e Ele nos ouvirá (Jr 29.11-13). Pode parecer óbvio, mas nos esquecemos disso facilmente: é preciso que, após clamarmos, estejamos atentos à resposta de Deus. Ela virá pela Palavra. Em boa parte das vezes, isso acontecerá com instruções que condicionarão a nossa vitória. Precisaremos pôr em ordem alguma área da nossa vida ou praticar algo que negligenciamos. Jesus ensinou quanto às nossas necessidades e concluiu: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. A passagem completa na qual esse ensinamento está inserido é maravilhosa e inclui uma promessa valiosíssima e eterna (Lc 12.22-34). Portanto, abra seu coração para discernir a orientação bíblica e aja conforme o Senhor conduzir você, crendo que Ele mesmo pavimentará o caminho para a solução, como uma renegociação vantajosa da sua dívida (Sl 5.8; Pv 5.21).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *