Família | Revista Graça/Show da Fé
Na prateleira – 251
01/06/2020
Telescópio – 252
01/07/2020
Na prateleira – 251
01/06/2020
Telescópio – 252
01/07/2020
Pr. Rogério Postigo

Perfume da vitória


O Salmo 84.5 declara: Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.

Quando Gideão malhava o seu trigo para salvá-lo dos midianitas (eles empobreciam o povo santo, roubando suas colheitas), o anjo lhe garantiu: O SENHOR é contigo, varão valoroso […] Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? (Jz 6.11-14). Esse homem de fé sabia que, se o Senhor fosse com ele, os inimigos seriam destruídos. Confie em Deus, e Ele o sustentará!

O salmista prossegue no verso 6: […] o qual, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Observe que é usado o termo “passando”, e não “ficando”. O destino de quem ia por Baca era alcançar Sião. Era um vale árido, de difícil travessia. No entanto, esse caminho era necessário àqueles que estavam ansiosos por chegar a Jerusalém para adorar a Deus no templo.

Segarão com alegria A palavra baca, em hebraico, quer dizer choro, lágrimas. É contado que as plantas desse vale vertiam gotas de uma resina de aroma agradável, um bálsamo perfumado, por isso o significado. Nos momentos de desafios, temos o Senhor como nosso Socorro. Com Ele ao nosso lado, conseguiremos o perfume da vitória, e todos ao redor exaltarão a Jesus.

monicore / Pixabay

Contudo, cabe uma ressalva: quando ouvimos um testemunho de bênção, nós nos emocionamos e louvamos ao Pai celeste pelo milagre, mas nem sempre atentamos às lágrimas derramadas na batalha pela pessoa vitoriosa. Porém, em Mateus 5.4, o Salvador afirma: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; e lemos em Salmo 126.5,6: Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

O verso 6 do Salmo 84 indica ainda: a chuva também enche os tanques. Em Baca, o solo é árido, e há escassez de água. Para lidar com as agruras daquele lugar, os peregrinos cavavam poços. Por isso, foi dito que esses reservatórios seriam cheios pelo Senhor. Os poucos recursos e a passagem pelo vale nos fazem perceber o quanto necessitamos do Criador. Contudo, se dEle dependermos, conheceremos a Sua provisão. No final dessa trajetória, glorificaremos o Seu Nome!

Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus no Rio de Janeiro


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *