Família | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 270
01/01/2022
Carta do Pastor à ovelha – 272
01/03/2022
Medicina e Saúde – 270
01/01/2022
Carta do Pastor à ovelha – 272
01/03/2022
Foto: Johann Siemens / Unsplash

Não julgue o próximo!


ABíblia ensina que a soberba é pecado e, portanto, desagrada ao Senhor. Em sua epístola, o apóstolo Tiago destaca: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes (Tg 4.6). Contudo, muitas vezes, ela aparece disfarçada de julgamento, por isso o mesmo autor recomenda: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz (Tg 4.11,12).

Inúmeras vezes, escorregamos em nossa natureza humana, prepotente e julgadora, dando, assim, espaço para Satanás. Insistir nesse erro nos aprisiona ao pecado da religiosidade, que envolve orgulho, prepotência, arrogância e altivez, travestidas de falsa espiritualidade. Mas, se guardarmos os mandamentos do Todo-Poderoso e nos “vestirmos” de humildade, estaremos sujeitos a Ele e teremos condições de resistir ao ataque do diabo, o qual fugirá de nós (Tg 4.7).

Outro pecado que está ligado à soberba é a autoconfiança. A história do apóstolo Pedro é um exemplo. Durante três anos, ele andou diariamente com Jesus, no entanto não se converteu de fato. Sua mente estava presa ao raciocínio humano, e, por isso, repreendeu o Messias quando Ele anunciou que seria perseguido e morto pelos judeus. E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do Homem padecesse muito. […] E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte e começou a repreendê-lo. Mas ele, virando-se e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens (Mc 8.31-33).

Servo de todos – Aos olhos humanos, Pedro parecia estar certo, entretanto o raciocínio do homem natural está preso a uma fortaleza de pensamentos que não entendem os propósitos do Alto. Sem o novo nascimento, sem uma mente renovada pelo Espírito Santo, não conseguimos entender os Seus planos (Rm 12.1,2). Embora tenha andado com Jesus e aprendido bastante sobre o Reino de Deus, Pedro ainda não havia tido seu entendimento renovado pelo Espírito. Por esse motivo, Satanás teve acesso ao coração desse ousado discípulo, o qual, três vezes negou que conhecia Jesus (Lc 22.61).

Vestir a “capa da humildade” é fundamental. O Mestre ensinou: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos (Mc 9.35). Tal princípio também deve reger as relações familiares. Nos lares problemáticos, encontramos o oposto: corações cheios de soberba, que se recusam a perdoar, competição e sentimento de superioridade, orgulho e prepotência. Não tropece nesses erros! O orgulho precede a queda (Pv 16.18), mas a humildade alcançará o favor do Senhor.

Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus no Rio de Janeiro


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *