Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Na prateleira – 251
01/06/2020
Telescópio – 252
01/07/2020
Na prateleira – 251
01/06/2020
Telescópio – 252
01/07/2020

Namoro um irmão da igreja na qual congrego há 16 meses. Mas meu pai não gosta dele por causa da sua cor. Nosso pastor prega sobre a autoridade dos pais e a submissão a eles. Pensamos em nos casar. Tenho 18 anos, e ele, 24. Eu me sinto muito bem ao seu lado. Como devo proceder, Missionário?

G. T. E., via Internet

R.: Você é nova para tomar uma decisão tão importante e definitiva, como a de com quem se casar. As áreas da vida mais urgentes e adequadas para sua idade estão planejadas? Falo de sua relação com o Senhor por meio do crescimento na fé e na maturidade espiritual. Também me refiro ao preparo para seu futuro profissional, o qual se dará pelos estudos. Os sonhos românticos são naturais na adolescência, porém é preciso ser sábia para não se deixar levar por eles. A Palavra adverte sobre os perigos de se guiar pelos sentimentos (Jr 17.9). Por isso mesmo, ela ensina a guardar o coração acima de todas as coisas (Pv 4.23), e isso significa entregar a direção do seu caminho a Deus, como Ele pede (Pv 23.26). Quanto a quem namorar, é fundamental o rapaz ser, assim como você, do Senhor Jesus (2 Co 6.14-18). Agora, em relação ao seu pai, ele é o líder do lar, logo você lhe deve honra e obediência, enquanto isso não implicar pecado. Será que as restrições dele a seu namorado são realmente fruto de preconceito, ou isso é o que você pensa, para justificar o “erro” dele em não apoiar a sua escolha? Ore, depois de se consagrar, a fim de obter a direção certa de como agir. Caso seu pai esteja errado, o Senhor mostrará isso a ele (Pv 21.1).


Missionário, sou evangélica, entretanto meu esposo ainda não é crente em Jesus. Ele tem um pouco de conhecimento bíblico, porém acha que ir a festas, tomar bebida alcoólica, dançar e participar de carnaval sem exagero não é pecado. Quando ele me convidar para ir a certos lugares, o que devo fazer?

J. J. C., sem identificação da cidade

R.: Quero crer que essa situação vivida pela irmã seja em razão de a senhora ter se casado antes de conhecer o Evangelho. Isso porque todo seguidor do Senhor só pode unir-se a alguém da mesma fé (2 Co 6.14-18). As consequências da não obediência a esse preceito são nefastas. Entretanto, quando o casal é ímpio, mas um dos cônjuges se entrega ao Salvador, a situação é completamente diferente. Em 1 Pedro 3.1-6, o Livro Sagrado ensina como deve ser a conduta da esposa diante do marido incrédulo. Tal submissão, claro, tem o limite óbvio do pecado. Sendo assim, ela pode existir desde que não acarrete transgressão aos mandamentos divinos. Isso porque importa mais obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29). Se acontecer de o cônjuge ímpio insistir em práticas pecaminosas, a parte cristã deve manter firme sua fidelidade à Palavra, com sabedoria e espírito de oração, nunca de briga. Nesses casos, o incrédulo escolherá, com seu livre-arbítrio, se reconhece a virtude de quem está ao seu lado, como indica o apóstolo Pedro, ou se prefere desfazer o casamento e continuar perdido (1 Co 7.12-16). A irmã, portanto, deve cercar seu companheiro com sua fé, sem jamais ceder ao pecado. Desse modo, o Espírito Santo irá guiá-la à vitória.


O senhor acha que os extraterrestres existem?

E. Q. T., via Internet

R.: As Escrituras apresentam tudo o que necessitamos para estar de acordo com a vontade de Deus. Seguindo suas diretrizes, alcançaremos a salvação eterna e também a realização total neste mundo (Jo 10.10). No entanto, elas silenciam sobre alguns temas, por não terem implicação prática na Terra e no porvir ou por serem de exclusiva competência do Senhor, não nos cabendo lidar com eles (2 Tm 3.14-17; Dt 29.29). O assunto “extraterrestres” não é abordado pela Palavra, de sorte que qualquer opinião a respeito dele, pelo prisma bíblico, é especulação inútil. O Texto Santo expressa que não devemos temer os sinais dos Céus (Jr 10.12; Lc 21.11).


Ouvi o Missionário declarar na TV que bênção não contada é anulada. Alguém me mandou ler Romanos 4, porém não encontrei nada nessa passagem. O senhor poderia me mostrar onde isso está na Bíblia?

J. S., via Internet

R.: Se eu falei anular, usei um verbo fraco, pois quem se envergonha de Jesus será roubado do que recebeu.Em nossas reuniões, após a oração da fé, exortamos as pessoas a fazer o que antes não podiam, como movimentar os membros do corpo que estavam impedidos, a fim de verificar a efetivação da bênção. A cura ocorre, nesse instante, naqueles que agiram pela fé (Mc 5.36ss). Todo mal procede do diabo, pois seu único intento é roubar a glória do Altíssimo, matar a confiança no Senhor e destruir o ser humano (Jo 10.10a). No entanto, todo bem tem origem em Deus, toda luz, verdade e vida vêm do Salvador (Tg 1.16,17; Jo 1.1-4; 10.10b; 14.6). Portanto, em cada milagre, há uma ação direta do Onipotente, invocada por meio do Nome de Jesus, desfazendo uma obra do Inferno (1 Jo 3.8). Ora, aquele que obtém tamanha graça não deveria confessá-la aos homens, com o intuito de glorificar o Senhor? Afinal, até então, sua dor e enfermidade exaltavam Satanás, não é? Por que “poupá-lo” da humilhação, escondendo sua derrota? O Mestre enfatizou o seguinte: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus (Mt 10.32,33). Se o agraciado vier a negá-Lo, por certo, o maligno roubará o que ele recebeu (Ap 3.11)


Missionário, qual é a sua opinião sobre doações de órgãos e de sangue?

T. N. M., via Internet

R.: Não vemos problema algum em doar órgãos, até porque o Pai doou Seu único Filho em nosso favor (Rm 8.32). Por Sua vez, o Messias Se entregou por nós, oferecendo Seu corpo em sacrifício para sermos salvos (Jo 10.15,17,18). Ao doar os órgãos, os quais não usamos depois da nossa morte, ajudamos a prolongar a vida das pessoas que os recebem. Assim, aumentamos as chances de conhecerem o Evangelho e terem vida eterna por meio da fé em Cristo. Haveria motivação mais nobre do que essa?


Há quem diga que se alimenta de luz. Isso é de Deus?

K. O. Y., sem identificação da cidade

R.: O termo luz, na Palavra, indica conhecimento, verdade, entendimento, vida, em oposição à ignorância, mentira, confusão, morte (Jo 1.4). Essa luz é associada, invariavelmente, ao Redentor, como os versículos precedentes e posteriores dessa passagem apontam. Então, se for dela que as pessoas se alimentam, ótimo! Todo mundo deveria fazer isso, e não só alguns indivíduos (Jo 1.9; 8.12). Agora, se a sua pergunta expõe a luz física, como a do Sol, os seres que se alimentam apenas dela são os que fazem fotossíntese, processo bioquímico não realizado, de forma direta, por seres humanos. Dessa maneira, quis o Senhor.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *