Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Telescópio – 262
01/05/2021
Carta do Pastor à ovelha – 264
15/07/2021
Telescópio – 262
01/05/2021
Carta do Pastor à ovelha – 264
15/07/2021

Quero fazer a vontade de Deus, mas não consigo parar de assistir a coisas imorais. Sei que isso é errado e desagrada ao Senhor. Depois que erro, peço perdão a Ele, mas logo volto a cometer o mesmo pecado. Sei que estou brincando com a paciência dEle. Porém, não consigo me libertar dessa dependência. O que eu faço?

I. R. E., via internet

R.: Você não está levando a Palavra a sério. Ela diz que você pode resistir à tentação (1 Co 10.13). Será que a Bíblia está mentindo ou é você que, no íntimo, não quer perder o prazer que o pecado lhe proporciona, ainda que seja fugaz? Tanto pode ser assim que se trata de algo repetitivo, como uma dependência a algo. Portanto, tome a posição de vencedor que as Escrituras declaram ser de todo aquele que é de Jesus e expulse esse mal de sua vida (Jo 8.36). Talvez seja necessário cortar situações e condutas que são legítimas, mas que o levam ao pecado (Mc 9.43-48). Não hesite em fazê-lo, por mais preciosas que sejam, e não se envergonhe de buscar libertação nas reuniões da igreja, pois abusar da misericórdia de Deus conduz à destruição irremediável (Pv 29.1).


Quando comecei a estudar e a pregar sobre cura divina, várias pessoas do meu círculo familiar ficaram doentes. Meu sogro sofreu uma cirurgia por causa de uma hérnia, e minha avó caiu, quebrou o fêmur e foi operada. Depois, ela teve um problema no ouvido e fez uso de muitos medicamentos. Em seguida, minha tia passou por uma cirurgia no joelho. Meu filho de dois anos sofre convulsões quando está com febre. Missionário, o que devo fazer?

M. P. T., sem identificação da cidade

R.: Não tem nada a ver o fato de você ter descoberto a Verdade e ter se dado a pregá-la com o que mencionou. Essas coisas acontecem com muita gente, portanto é mera coincidência. O triste é você ainda não ter um conhecimento maior da Verdade, e sai da Palavra para levar em consideração o que o diabo faz para assustá-lo. Os crentes, muitas vezes, creem mais no diabo do que no Senhor, creditando a ele uma ira que nem ele mesmo sabe possuir: a de perseguir os pregadores da Verdade com a sua mentira. Infelizmente, muitos servos do Senhor caem nessa história inventada pelo inimigo. Leia o meu livro Como tomar posse da bênção e medite nele. Você se levantará em o Nome de Jesus e exigirá a saída de todo mal que os perturba.

Lembre-se, você foi chamado para ser mais que vencedor (Lc 10.19; Rm 8.31-39). Portanto, tome sua posição e enfrente as batalhas em o Nome de Jesus.


Missionário, cometerei pecado ao buscar um amor com auxílio de sites?

L. D. T., via internet

R.: Ainda que você possa não estar pecando, estará se expondo a riscos tremendos com essa atitude, como mostram, praticamente todos os dias, as reportagens jornalísticas. Se você é do Senhor Jesus, tem promessa de suprimento de todas as suas necessidades (Mt 6.25-34). Assim, a irmã deve orar acerca de sua vontade de se casar e buscar a indicação do Senhor exclusivamente entre Seu povo. Não é facultada a possibilidade de encontrar esposo ou esposa fora do grupo daqueles que são do Senhor Jesus (2 Co 6.14-18). Isso não significa que basta ser um rapaz da igreja, pois, infelizmente, nem todos os que lá estão têm de fato temor a Deus (Rm 9.6). Mas, se você agir com sinceridade e sabedoria em sua busca aos pés do Mestre, logo será atendida (Mt 7.11; Lc 18.7,8).


Meu marido quer se separar de mim. Temos uma filha de um ano e não sei o que fazer. Missionário, poderia me dar algum conselho, alguma direção do Senhor?

L. N. B., sem identificação da cidade

R.: Todo conselho e toda direção para alguém que teme a Deus têm de vir direta e exclusivamente de Sua Palavra. Portanto, não fique em busca de revelações e profecias de outros, mas vá à presença do Altíssimo, em consagração, e busque em Sua Palavra a resposta de que precisa. É assim que procede toda mulher sábia, lembrando que a verdadeira sabedoria está no temor ao Senhor (Pv 1.7; 14.1). Seu marido pode estar sendo alvo dos demônios que promovem a cobiça e a promiscuidade, e cabe à irmã lutar espiritualmente por sua libertação, edificando, assim, sua casa, como dizem as Escrituras. Portanto, revista-se da armadura espiritual e vença, em o Nome de Jesus (Ef 6.10-18).


As pessoas dizem que, ao nos reconciliarmos com Deus, precisamos nos batizar de novo para Ele nos aceitar. Pergunto: o Senhor exige que passemos por um segundo batismo nas águas?

U. C. V., via Internet

R.: Não. O batismo nas águas é um só, a menos que você não fosse de fato de Jesus quando a elas desceu. Nesse caso, por não haver arrependimento e fé genuínos, o ato do batismo não passou de um banho. Agora, se você, ao se batizar, cria de coração no Salvador, ainda que tenha se desviado depois, ao voltar para o Pai, não deve batizar-se, pois já o fez (Ef 4.5). Quanto ao que “as pessoas dizem”, cuidado! A ovelha do Senhor ouve apenas a voz de Seu Pastor. Logo, ouça apenas a Palavra, nossa regra única e infalível de fé e de prática (Jo 10.27; Sl 119.105).


Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

Missionário, gostaria de saber qual é o significado de Malaquias 2.13-16. Poderia explicar?

T. P., sem identificação da cidade

R.: Essa passagem, assim como várias outras desse profeta do Altíssimo, adverte duramente acerca da deslealdade, tanto para com o cônjuge, quanto para com a aliança com Deus. O casamento é algo santo, idealizado e realizado na presença do Senhor (Mc 10.5-12). Trata-se de uma aliança espiritual, e não somente um arranjo humano que pode facilmente ser rompido, como muitos pensam. Tanto é assim, que a deslealdade com o cônjuge corrompe a relação com o Santo Deus, mesmo que a parte infiel continue apresentando suas ofertas e cultos ao Senhor, como mostra o texto de Malaquias e outros (Hb 13.4). A Palavra ensina que a maneira como lidamos com o cônjuge afeta nossa comunhão com Deus, a ponto de impedir nossas orações (1 Pe 3.7). Trata-se de algo sério, razão pela qual todo aquele que teme o Senhor nem sequer pensa em divorciar-se e, muito menos, em trair seu par (Pv 6.32-35).


Após a morte, quem aceitou Jesus terá logo o seu julgamento ou isso só sucederá quando acontecer o arrebatamento?

O. M. B., via Internet

R.: Sinceramente, para os salvos, não faz a menor diferença, pois, para quem morreu, não há o que possa ser feito a fim de melhorar a avaliação que o Senhor fará das obras feitas em Seu Nome aqui na Terra (1 Co 3.11-15). Assim, seja de forma imediata à morte, seja mais tarde, na ocasião do arrebatamento, nada muda. O que importa é trabalhar na seara do Mestre enquanto podemos, fazendo o melhor e melhorando a cada dia (Jo 9.4; Ef 4.15,16; Fp 2.12 –ARA).


O que o senhor pensa a respeito do chamado rock evangélico?

V. C. X., via internet

R.: Para assuntos como esse, e todos os que envolvem opinião, uso os princípios de Romanos 14, texto basilar sobre como lidar com as divergências dentro do Corpo de Cristo. Tenho, como todos, meus critérios e minhas preferências, entretanto, quando se trata de ministério (como o da música), deixo que o próprio Senhor cuide do cantor ou da cantora. Afinal, não é a mim que darão contas, e sim a Ele (v. 4). Sabendo, então, que também darei contas, procuro agir para ser aprovado, sem me concentrar nos demais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *