Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 270
01/01/2022
Carta do Pastor à ovelha – 272
01/03/2022
Medicina e Saúde – 270
01/01/2022
Carta do Pastor à ovelha – 272
01/03/2022

Sei que a Bíblia não contém erro ou contradição. Mas perdoe-me dizer, Missionário: não consigo entender Tiago 5.16. Nele, é dito que a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Em Romanos 3.10, está escrito que não há um justo sequer. Já em Romanos 1.17, é declarado que o justo viverá pela fé. Poderia me ajudar a compreender esses versículos?

Y. N. F., sem identificação da cidade

R.: A resposta está no próprio livro de Romanos: Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1). Todos nós nascemos com a herança de Adão – o pecado que nos impossibilita de sermos justos por nós mesmos e nos separa de Deus (Rm 3.16). Porém, o Senhor, rico em amor e misericórdia, enviou Seu Filho, o qual assumiu toda nossa culpa e, na cruz, pagou por nossos pecados (Ef 2.1-10). Quem crê nessa verdade, isto é, quem se reconhece indigno e pecador diante de Deus, confiando (exercendo a fé) na salvação que Ele nos dá em Seu Filho, é justificado e salvo (Jo 3.16; Rm 3.26). Portanto, o justo citado por Tiago é alguém que passou por esse processo, que o Senhor Jesus chama de novo nascimento (Jo 3.3-8). Lembre-se de que a Bíblia se refere àqueles que praticam o Evangelho chamando-os de justos (1 Jo 3.7).


É pecado uma pessoa que tem loja de comércio ou é empregado trabalhar aos domingos?

F. R. Q., sem identificação da cidade

R.: O maior mandamento de todos é amar a Deus acima de todas as coisas e com todo o empenho da alma, do coração, do entendimento e do corpo (Mc 12.28-30). Nesse ensinamento do Salvador, fica claro que o Senhor tem de ser o centro absoluto e Sua Palavra o alicerce da vida de quem O teme (Mt 7.24-27). Portanto, todo o nosso tempo e esforço devem ser dedicados à glorificação do Altíssimo e ao cumprimento de Sua boa, perfeita e agradável vontade (1 Co 10.31; Rm 12.2). Assim, separar um dia da semana para a busca exclusiva do Senhor, em Sua casa, adorando-O na companhia de outros irmãos e sendo alimentado pela Palavra, não é fardo, pelo contrário. Agora, se esse dia não pode ser o domingo por alguma circunstância legítima, que seja escolhido outro, até porque os primeiros cristãos se reuniam todos os dias, e não apenas aos domingos (At 2.46,47). Deixar de frequentar a igreja, a não ser por enfermidade impeditiva, é erro grande (Hb 10.25).


Missionário, como deve ser o namoro cristão?

U. R. D., sem identificação da cidade

R.: Como qualquer outra atividade exercida por quem teme a Deus: pautada por Sua Palavra e nunca pelas práticas do mundo (2 Tm 3.15-17; 1 Jo 2.15). Isso implica necessariamente que o jovem deve ter maturidade emocional e espiritual para discernir a idade e o momento certo de se interessar pelo assunto namoro (Ec 3.1-8; Ct 2.7). Além disso, na hora adequada, buscar a pessoa que poderá vir a ser seu futuro cônjuge apenas entre as que também servem a Cristo com fidelidade (2 Co 6.14-18). E, mesmo assim, debaixo de oração, para não se deixar enganar pelos sentimentos, pois o coração é terrivelmente enganoso (Jr 17.9). Uma vez iniciado o namoro, a Bíblia tem instruções claras quanto ao relacionamento com o indivíduo do sexo oposto, que deve ser realizado em santificação e honra, não dando espaço para a paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus (1 Ts 4.4,5). Os versículos precedentes e seguintes a esses alertam de modo forte quanto à vontade do Senhor e Sua reação irada contra os que Lhe desobedecem. O sexo é uma dádiva do Pai celeste reservada apenas aos casados entre si, e quem o pratica fora dos padrões divinos se condena ao juízo eterno (1 Co 6.9,10; Hb 13.4; Ap 21.8).


Missionário, tenho consciência de que é pecado fazer aborto. Fiz um, mesmo sendo líder de célula da minha igreja. O Senhor Jesus me perdoa? Estou namorando uma pessoa que não sei se é de Deus. Desejo demais me casar e ter filho, mas fiquei triste comigo mesma por não querer enfrentar a realidade. Sofro por causa de tudo isso. Poderia me dar conselhos?

Y. Q. B., sem identificação da cidade

R.: Na resposta que dei à pergunta anterior, você verá que seu erro não começou no aborto, e sim no fato de ter agido fora da Palavra desde o comecinho desse “namoro”. Deixou-se levar pelo coração, envolveu-se com um homem que não se mostrava do Senhor, deu vazão aos desejos da carne, e o resultado foi dramático e trágico, como acontece a todo aquele que é guiado pelo diabo (Sl 42.7). Agora, só há uma solução: a misericórdia do Senhor, que é rico em perdoar aos que se convertem a Ele (Is 55.7). A palavra converter-se, nessa passagem, é a mesma usada para arrepender-se, que, na Bíblia, não é apenas entristecer-se ou envergonhar-se pelo que se fez, mas também mudar completa e imediatamente de conduta (Ef 4.17—5.16; Cl 3.1-17). Portanto, busque a Deus em contrição real e confesse a Ele tudo quanto tem feito de errado, e não só o aborto (1 Jo 1.9—2.1). Medite nos Salmos 51 e 32, além de pôr fim a esse tipo de relacionamento torpe. Depois, procure seus pais e os líderes da igreja e confesse tudo a eles (Tg 5.16). Sujeite-se à disciplina e admoestação do Senhor, e a paz chegará ao seu coração.


Foto: Arquivo Graça / Marcelo Nejm

Existe mesmo significado para nomes de pessoas como dizem por aí?

D. J. F., via internet

R.: Em certas culturas, como a dos tempos bíblicos, os nomes dados aos filhos tinham, sim, significados importantes. Por exemplo, quando Israel perdeu a arca da Aliança para os filisteus, a esposa de Fineias deu à luz um menino, ao qual chamou Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel (1 Sm 4.19-22). O Senhor Jesus recebeu esse Nome, que significa Deus é salvação, justamente porque veio para salvar Seu povo dos pecados (Mt 1.20,21). Em nossa cultura, não há tal costume, embora eu nunca tenha visto alguém dar o nome de Belzebu a seu filho (Lc 11.15) (misericórdia, não é mesmo?). Quanto à ideia de que determinados nomes acarretam maldição a quem os têm, é bom lembrar-se do Nome acima de todos os outros, pois, para quem está em Cristo, já não existe maldição alguma, tenha ela a origem que tiver (Gl 3.13; Fp 2.9-11). Ademais, no Céu, todos os salvos receberão um novo nome, uma nova identidade dada por Deus e válida por toda a eternidade (Ap 2.17).


Salomão teve várias mulheres e concubinas. Elas seguiam os mandamentos de Deus? Há registro no Livro Sagrado sobre quantos filhos ele teve?

C. D. E., via internet

R.: As Escrituras não informam quantos filhos Salomão teve, porém o apresenta como um forte exemplo do quanto é fundamental manter-se fiel ao Senhor até o fim, de acordo com o ensinamento do Senhor Jesus (Mt 24.13). Salomão começou bem, pedindo sabedoria a Deus e recebendo-a como nenhum outro homem (1 Rs 3.3-14; 4.29-34). Serviu e amou ao Altíssimo e edificou um templo tão suntuoso que é considerado, até hoje, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Na consagração desse santuário, o Senhor lhe fez uma das mais maravilhosas promessas da Sua Palavra (2 Cr 7.14). Entretanto, ao longo dos anos, Salomão deixou-se levar pelo coração enganoso e, por não vigiar e não perseverar nos caminhos do Todo-Poderoso, casou-se com várias mulheres ímpias, que lhe perverteram terrivelmente o coração (1 Rs 11.1-8). Chegou até a praticar idolatria e abominações diante de Deus, que Se irou, levando severo juízo contra seu reinado (1 Rs 11.9-25). Mas, como ensina o Livro Santo, onde o pecado abundou, superabundou a graça (Rm 5.20b), de sorte que o Senhor Jesus, o Salvador, é descendente de Salomão e de seu filho Roboão (Mt 1.7).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *