Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 273
01/04/2022
Família – 274
01/05/2022
Medicina e Saúde – 273
01/04/2022
Família – 274
01/05/2022

Missionário, existe mesmo predestinação?

Q. W. A., sem identificação da cidade

R.: Sim, ela existe, mas não nos termos que muita gente a usa. A Bíblia Sagrada, quando fala de predestinação, a vincula diretamente ao seu objetivo, que é tornar em filhos de Deus todos os que creem no Senhor Jesus, a fim de que sejam em tudo semelhantes ao Filho primogênito, Cristo: E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade […] nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade (Ef 1.5,11). Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8.29). Assim, a doutrina da predestinação é bíblica, porém não no sentido de que Deus escolheu e decretou, de antemão, quem seria salvo e quem iria para o Inferno, independentemente da vontade da pessoa. As Escrituras são claras ao afirmar que os salvos foram eleitos antes de Deus criar o mundo, entretanto, com base em Sua presciência em relação aos que dantes conheceu, isto é, Ele sabia quem se arrependeria ao ouvir o Evangelho e quem não o faria (Rm 8.29; Ef 1.4; 1 Pe 1.2).


Por que, em Jó 42.7,8, Deus diz que Elifaz e seus dois amigos não falaram dEle para Jó? Não foi isso o que eles fizeram o tempo todo?

T. I. U., sem identificação da cidade

R.: O que o Senhor reprovou foi o fato de os amigos de Jó não terem dito de Deus o que era reto, como fizera o patriarca. De fato, Elifaz, Bildade e Zofar falaram muitas coisas acerca do Senhor, mas nenhuma que o Altíssimo lhes concedera. Eles expuseram as opiniões pessoais, deram pareceres, censuraram Jó conforme suas convicções, entretanto nada do que disseram vinha da parte de Deus. Há um perigo enorme em falar do Todo-Poderoso sem que Ele tenha colocado Sua Palavra em nossos lábios. O servo fiel é aquele que dá o recado de Deus conforme lhe foi ministrado, sem nada acrescentar ou omitir. Por isso, a oração de Davi deve ser feita todos os dias: Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, rocha minha e libertador meu! (Sl 19.14).


Assisto ao seu programa e, a cada dia, descubro novas revelações. Certa vez, o senhor disse que é pecado pedir emprestado, porém o texto de Mateus 5.42 registra o seguinte: Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. É pecado pedir emprestado, mas dar empréstimo é permitido?

O. U. T., sem identificação da cidade

R.: Em Deuteronômio, há várias passagens que ensinam acerca desse assunto. Por causa do espaço, cito apenas uma: O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado (Dt 28.12). Se combinarmos esse texto com o de Malaquias 3.10-12, veremos que o Senhor Deus nos galardoa com promessas incomparáveis de prosperidade e abundância, a fim de que financiemos Sua obra e abençoemos os necessitados que estão no início da fé, bastando que sejamos fiéis (Rm 15.26; Gl 2.10; 6.10; Ef 4.28). Ora, diante disso, por que um seguidor fiel do Salvador iria se endividar? Bem diz a Palavra: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8).


Foto: Arquivo Graça / Marcelo Nejm

Como conseguir a estabilidade material e não passar necessidades e humilhações?

F. P. D., São Gonçalo (RJ)

R.: Em primeiro lugar, crendo de verdade que o Senhor Deus é bom e jamais desejou que qualquer de Seus filhos vivesse na miséria. Ao contrário, o Pai celeste, o qual dá sustento às ervas do campo e às aves do céu, provê o necessário para a manutenção digna e honrada daqueles que O temem e trabalham por Seu Reino (Sl 127.2; Ec 5.19; Mt 6.25-34). A seguir, buscando a sabedoria do Alto, a fim de exercer uma atividade profissional compatível com os talentos que recebeu de Deus e se esmerar nela com afinco (Pv 3.13-18; 6.6-11). Diante da prosperidade, vigie para não permitir que o egoísmo, o brilho deste mundo, a fascinação das riquezas e a vaidade pessoal venham corroer o desejo honesto e profundo de servir ao Senhor com todo o coração e simplicidade (Pv 3.1-10; Mc 4.19; Lc 12.34; 1 Tm 6.9,17). Outra providência fundamental é jamais negligenciar a fidelidade ao Senhor, tanto na esfera espiritual e moral (obediência aos mandamentos) quanto na material, consubstanciada na devolução dos dízimos e das ofertas (Ml 3.6-12). Um estudo detalhado dessa temática acerca da prosperidade dada por Deus você encontra em meu livro Bênçãos que enriquecem, publicado pela Graça Editorial.


Tenho 17 anos, sou cristão e estou me preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Escolhi cursar Direito, no entanto me angustia saber que o advogado seja obrigado a mentir. Não quero escolher uma carreira que me afaste de Deus. Poderia me orientar, Missionário?

A. M. B., Belém (PA)

R.: Cuidado com os estereótipos, pois eles sempre são uma caricatura da realidade. Essa imagem que se faz do advogado é falsa, maldosa e deturpada, como se ele não pudesse exercer seu trabalho de modo honesto e verdadeiro, como qualquer outro. Você já notou que não se fala de comerciantes e publicitários, por exemplo, com a mesma maldade? Sou advogado há décadas e jamais tive de faltar com a verdade em minhas atividades. Pelo contrário, determino aos operadores do Direito de nossa organização que nunca a falseiem ou a mascarem, seja qual for a causa em que estiverem trabalhando. O profissional que mente em seu trabalho, seja ele qual for, visa a benefícios e vantagens injustas. Do contrário, não se arriscaria a passar vergonha ao ser desmentido. Isso não é coisa de quem teme a Deus. A Bíblia Sagrada mostra que o diabo é o “pai da mentira” e que os mentirosos são seus filhos e terão o mesmo destino eterno e medonho de Satanás (Jo 8.44; Ap 21.8). As Escrituras também afirmam que o Senhor Jesus é justo e é nosso advogado junto ao Pai (1 Jo 2.1). Portanto, se a sua chamada for para servir a Deus advogando neste mundo, siga firme em frente e assente em seu coração não se contaminar com as “iguarias da Babilônia”, mas, sim, servir de exemplo de retidão, justiça e fidelidade ao Senhor, que o abençoará abundantemente (Dn 1.8; Fp 2.15).


Por que Deus fez Adão e Eva adultos, e não crianças?

E. R. T., sem identificação da cidade

R.: Os seres humanos são uma das espécies que necessitam de cuidados parentais por mais tempo, praticamente uma década e meia. Se Adão e Eva tivessem sido criados como criancinhas, quem lhes daria o cuidado cotidiano? Além disso, o homem foi criado à imagem e semelhança do Altíssimo, capaz de com Ele interagir em nível pessoal, governar e cuidar de tudo o que o Senhor fizera (Gn 1.26-28). Isso, obviamente, somente foi possível porque nossos primeiros pais foram criados adultos. Entretanto, isso não significa que não haja nobreza e virtude na tenra infância. O Senhor Jesus ensinou que Seus seguidores devem buscar a pureza e a simplicidade de fé das criancinhas (Mt 18.3-5; 1 Co 14.20; 1 Pe 2.2).


2 Comments

  1. Edilene disse:

    Tenho dúvidas ainda sobre tomar o copo com água.Porque preciso fazer isso

    • Editor disse:

      Tudo o que fazemos para Deus precisa ser com fé. Se tem dúvidas a respeito, ore e peça ao Senhor direção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *