Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Atualidade
04/03/2023
Missões – 284
30/03/2023
Atualidade
04/03/2023
Missões – 284
30/03/2023

Missionário, meu pai aceitou Jesus assistindo ao seu programa pela TV. Ele sentiu uma vontade muito grande de ser batizado nas águas e pediu a um pastor de uma igreja perto da casa dele que o batizasse. No entanto, o pregador não marcou a data, e meu pai ficou bastante fraco e doente, teve de ser internado e veio a falecer. Pergunto: ele foi salvo pela graça de Deus?

Q. M. Z., sem identificação da cidade

R.: O batismo nas águas é um mandamento de Cristo e, portanto, pertence aos estatutos da salvação (Mc 16.16). Entretanto, o batismo não tem poder para salvar ninguém, e sim declarar para o mundo físico e espiritual que aquela alma que desce às águas reconheceu Jesus como seu único Senhor e Salvador e está, simbolicamente, morrendo para este mundo e ressurgindo para uma nova vida regida pela vontade de Deus, expressa em Sua Palavra (Rm 6.1-4). Assim, devem se batizar aqueles que creem no Redentor e possam fazê-lo. Em muitos casos, isso se torna impossível, como no do ladrão que se converteu quando estava crucificado ao lado do Mestre (Lc 23.33,39-43). Aquele homem não pôde descer às águas, mas foi declarado salvo pelo Salvador. Quero também esclarecer o seguinte: as pessoas são salvas apenas pela graça de Deus, mediante a fé, sem necessidade de obra humana para realizar o que Ele planejou (Ef 2.8-10). A graça alcançou seu pai e quer alcançar todos da sua família, pois esse é o desígnio do Senhor para vocês (At 16.31). Já que existe essa preocupação com o destino eterno do seu pai, exorto você e os seus a se achegarem a Jesus. Desse modo, servirão a Ele da mesma maneira como seu pai e partilharão da eternidade na companhia do Senhor (Jo 5.24).


Missionário, tenho 18 anos e namorei uma menina durante sete meses, mas ela terminou comigo. Sonhávamos em nos casar e servir a Deus juntos. Já se passaram nove meses desde o rompimento. Ainda sonho em nos casarmos, mas ela foi para outro estado e diz que não me ama mais. O que faço para parar de amá-la?

J. Y. T., via internet

R.: Você precisa entender e aceitar algumas coisas importantes a respeito da vontade de Deus, se quiser ser um homem segundo o coração do Pai e amá-Lo como Ele deseja (Jo 14.21). Primeira: o Senhor deve ser o Centro do nosso amor e interesse, acima de todas as coisas e das pessoas ao nosso redor (Mc 12.30). É compreensível que, na sua idade, você esteja voltado para o sexo oposto, mas o plano divino para Seu povo estabelece um tempo para todas as atividades humanas. Aos 18 anos, você deveria colocar todo o foco na construção do seu futuro espiritual e profissional (Ec 3.1-8). Portanto, concentre-se no estudo da Palavra de Deus e das ciências desta vida, aproveitando que ainda tem tempo disponível, visto que não necessita manter uma família. Segunda: sendo Deus o Senhor e Guia da sua vida, a esposa certa virá dEle oportunamente (Pv 19.14). Terceira: jamais podemos nos guiar pelos sentimentos, pois estes foram totalmente maculados pela queda de Adão. Embora a maioria das pessoas ache normal e até bonito “seguir o coração”, se ele não for domado pelo Espírito Santo, é extremamente perigoso por causa da sua maldade latente (Jr 17.9). Note que o versículo 10 afirma: Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Então, nunca permita que aspirações que não venham do Senhor se mantenham em seu interior, pois isso contaminaria sua mente e o desviaria dos propósitos de Deus (Pv 4.23). Ore, repreendendo, em o Nome de Cristo, esse sentimento que o aprisiona na ilusão e deixe-se conduzir pela Palavra de Deus em todas as áreas da sua vida. Assim, você será extremamente bem-sucedido (Sl 1.1-3).


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?

Z. N. D., sem identificação da cidade

R.: Trata-se do único pecado para o qual não há perdão (Mc 3.22-30). Ele consiste em, deliberadamente, atribuir ao demônio as obras de salvação realizadas por Jesus diretamente ou pelos Seus seguidores, usando Seu Nome. Foi isso que os pretensos sábios e teólogos do tempo do Mestre fizeram, porque não aceitavam que o Messias fosse tão diferente deles. Em Mateus, capítulo 23, há um resumo de como os líderes religiosos eram vistos pelo Senhor, que enxerga o íntimo de cada um. Os escribas e fariseus sabiam perfeitamente que Cristo vinha da parte de Deus e tinha tudo para ser o Messias aguardado, mas endureceram o coração contra Ele, por causa da hipocrisia e do orgulho espiritual (Jo 3.1,2,19-21) – são exatamente esses os pré-requisitos para o pecado sem perdão. Agora cuidado: o inimigo, pai da mentira, costuma atormentar os incautos, acusando-os de não terem mais chance de salvação, por terem pecado contra o Espírito Santo. O objetivo do maligno é retê-los na culpa e mantê-los longe do Salvador, a fim de levá-los à condenação eterna. Ora, ninguém que se importe ou se preocupe com esse pecado o cometeu de fato. Portanto, quem sente uma pontada no coração ao pensar nesse assunto deve buscar a Deus em oração contrita, porque foi tocado pelo Espírito Santo para se reconciliar com o Pai (2 Co 5.18-21).


Sinto desejo dia e noite pela pessoa que amo e que me ama. Ela é uma bênção de Deus em minha vida, e determinei, em o Nome de Jesus, que a amarei fielmente. Nunca passei dos limites nem passarei até o casamento, mas pergunto ao senhor: é errado desejá-la tanto assim?

U. V. B., via internet

R.: O desejo pela pessoa amada é normal e aprovado pelo Senhor (Pv 5.18,19). Mas, como tudo na vida, a sexualidade também possui parâmetros e limites, mesmo dentro do relacionamento entre marido e mulher, a despeito do que o mundo diz (1 Co 6.13). A Palavra de Deus preceitua claramente que os seguidores de Cristo vivem de modo diverso do deste mundo e por nada são dominados, muito menos pela paixão da concupiscência (Ef 4.17-20; Cl 3.5; 1 Ts 4.5; 1 Jo 2.16,17). Então, você deve vigiar de perto esse desejo, expondo-o em oração ao Altíssimo e pedindo que o Santo Espírito o sonde, retirando do seu coração tudo o que não corresponda à plena saúde espiritual e emocional (Sl 139.23,24).


A religião judaica tem alguma semelhança com o cristianismo? É correto seguir a fé dos judeus?

U. G. F., sem identificação da cidade

R.: Vou separar a resposta, levando em conta duas palavras que você usou: religião e fé. Como religião, tanto o judaísmo como o cristianismo são semelhantes a qualquer outra, no que diz respeito à capacidade de levar o homem a se religar a Deus: ineficazes. Embora as religiões do mundo tenham coisas boas e más, nenhuma delas pode levar o ser humano a ter comunhão com o Pai celestial, por mais contribuições positivas que deem à humanidade. Apenas Jesus faz isso, mais nada nem ninguém (Jo 14.6). Ele é o único Mediador entre Deus e o homem. Para isso, Ele Se tornou homem (Jo 1.14; 1 Tm 2.5). Jesus Cristo não é uma religião, e sim uma Pessoa como eu e você. Para estar com Ele, é necessário comunhão, e não rituais ou costumes religiosos (Jo 15.1-11). Quanto à fé, o judaísmo possui a sua base no Antigo Testamento; logo, é bíblico. Entretanto, ele foi totalmente complementado pela ação do Filho de Deus, que, por meio da vida e do ensino, lançou luz sobre rituais e crenças judaicas, ampliando seu alcance e sua relevância. O Novo Testamento foi escrito justamente para divulgar esse fato, mas, de modo mais concentrado, você pode ler Gálatas e Hebreus para se certificar disso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *