Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Palavra dos Patrocinadores – 290
25/09/2023
Carta do Pastor à ovelha – 292
25/11/2023
Palavra dos Patrocinadores – 290
25/09/2023
Carta do Pastor à ovelha – 292
25/11/2023

Como livrar os jovens das atrações exercidas pelo mundo?

R. N. J., sem identificação da cidade

R.: Só existe uma maneira, que é a mesma para livrar os mais velhos: promover o envolvimento deles direto com o Senhor. Quem se entrega realmente a Deus muda sua concepção de mundo, aquilo que os pensadores chamam de cosmovisão (Rm 12.1,2). A renovação da mente promove a transformação do indivíduo, para o qual as coisas deste mundo perdem todo o encanto. Estas, além de serem passageiras, são profundamente ilusórias (1 Pe 1.24,25; Pv 31.30). No entanto, esse envolvimento pessoal não acontece pela via mística ou por experiências com estado alterado de consciência, como muita gente, infelizmente, pensa. Quem nos envolve com o Senhor é o Espírito Santo, pela Sua Palavra (Tg 1.21,22; Jo 14.26). O texto de Efésios 3.14–19 descreve o caminho para que o genuíno discípulo de Jesus seja revestido de conhecimento, sabedoria e demais bênçãos que o encherão de toda plenitude de Deus. Ora, nessa situação, o brilho do mundo, com seus prazeres enganosos e mortais, perde o espaço, uma vez que a pessoa concentra o olhar nas coisas do Alto, e não nas que a farão caminhar rumo à destruição (Cl 3.1-3). Portanto, os líderes que promovem atividades recreativas para segurar os jovens na igreja, ainda que bem-intencionados, cometem grave erro. Fomos chamados pelo Altíssimo e equipados pelo Santo Espírito para ensinar o Evangelho completo, assim como o Mestre fazia, com autoridade sobre os demônios e as enfermidades (Mt 28.18-20; Jo 13.15; 14.12).


Nasci em uma família evangélica, mas pressinto coisas. Não sei explicar se é um aviso ou uma intuição. Mas é algo tão forte que chego a saber quem é quando toca o telefone. Isso é um problema?

R. T. Y., via internet

R.: Depende. Embora tenha evitado o termo, você deixa transparecer certa preocupação com a capacidade de “adivinhar” aquilo que acontecerá. De fato, a adivinhação é uma atividade condenada nas Escrituras Sagradas, como deve ser do seu conhecimento, já que pertence a uma família cristã (Lv 19.26,31; 20.27; Dt 18.9-14). Isso ocorre porque essa pretensa capacidade humana é, na verdade, demoníaca – a pessoa está dominada por um espírito de adivinhação (At 16.16ss). Por outro lado, pode ser apenas intuição, algo inerente a todos nós, que, por alguma razão, leva você a exacerbar os acertos e minimizar os erros. Isso a faz acreditar que seja algo mais eficiente do que o normal, considerando-o sobrenatural. De todo modo, meu conselho é: busque a Deus com toda sinceridade do seu coração, pois nEle reside a verdade e a justiça (Sl 89.14). No Senhor, você encontrará as respostas que deseja e, o mais importante, a vida abundante e eterna (Jo 10.10). A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a qual Cristo identificou como a Verdade (Jo 17.17). Portanto, examine-a e permita que o Espírito Santo a guie. Assim, além de se libertar de qualquer influência maligna, você encontrará a salvação, a paz e o descanso genuinamente divinos (Mt 11.28-30).


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Meu ex-namorado disse que foi dormir gostando de mim e acordou não gostando mais. Uma pessoa pode deixar de gostar da outra da noite para o dia?

P. Z., sem identificação da cidade

R.: É óbvio que o sentimento que ele nutria por você não era amor genuíno, e sim uma paixão. Nas Escrituras, há a triste história do “amor” extremo e arrebatador de um rapaz por uma jovem. Ele não conseguia pensar em mais nada a não ser tê-la para si. Então, armou um plano sórdido, usando o próprio pai, para convencê-la a visitá-lo, pois fingia estar doente. Assim que a moça chegou, ele trancou a porta e a violentou, consumando sua paixão. De acordo com o texto, uma vez satisfeita a concupiscência daquele rapaz, todo o “amor” que ele tinha pela jovem se transformou instantaneamente em desprezo (2 Sm 13.1-19). Infelizmente, isso se repete diariamente pelo mundo afora, como resultado da falta de temor a Deus e da desobediência à Sua Palavra (1 Ts 4.1-8). Diante disso, irmã, não lamente o afastamento do seu ex-namorado, pois ele, certamente, não a amava. Apegue-se ao Senhor, santifique-se e busque ardentemente viver como Ele ensina. Desse modo, toda a dor e frustração sairão do seu coração, e, no momento certo, o Pai lhe enviará alguém digno (Mt 7.7-11).


Nos últimos meses, tenho sentido uma tristeza muito grande. Não consigo sorrir ou fazer qualquer tarefa. Fui ao médico, e ele disse que estou com depressão. Tenho tomado remédios há, mais ou menos, 15 dias e ainda me sinto triste. Por que será?

U. B. F., via internet

R.: A Palavra ensina que a alegria do Senhor nos fortalece (Ne 8.10). Ora, Deus Se alegra com o quê? Com a obediência de Seus filhos (Mq 6.6-8; 3 Jo 1.4). Você já se examinou espiritualmente? Verificou se há qualidade em sua comunhão com o Altíssimo? Segundo as Escrituras, embora existam motivos materiais para o desânimo e a depressão, no Senhor encontramos a Fonte sobrenatural de contentamento (Sl 4.7; 30.5,11). Derrame, como Ana, o seu coração diante do Pai celestial, acerte-se com Ele em tudo o que o Espírito Santo lhe revelar necessário e, assim, poderá declarar com toda a convicção: Então, irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu. Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu (Sl 43.4,5).


O que significa batismo com fogo, conforme descrito em Mateus 3.11 (E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo)?

T. C. M., sem identificação da cidade

R.: Muita gente boa, serva de Deus, entende o batismo com fogo como sinônimo do batismo com o Espírito Santo, uma vez que quem passa por ele é imediatamente inflamado pela autoridade e pelo poder prometidos por Cristo (At 1.8). Entretanto, é perfeitamente possível entender, na citação bíblica, que João Batista se referia a duas atividades distintas do Salvador: o Mestre batizaria com o Espírito Santo os que nEle cressem; já aqueles que Lhe resistissem seriam lançados no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte (Ap 21.8). Isso fica ainda mais claro no versículo 12 de Mateus: Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Essa passagem serve para nos lembrar de uma terrível verdade: o mesmo Salvador daqueles que nEle creem e O amam, por guardarem os Seus mandamentos, é também a Pedra na qual tropeçam e perecem os que se Lhe opõem (Jo 5.24; 14.21; Rm 9.32,33; 1 Pe 2.4-8).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *