Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Heróis da Fé | Reinhard Bonnke
31/01/2024
Medicina e Saúde – 295
27/02/2024
Heróis da Fé | Reinhard Bonnke
31/01/2024
Medicina e Saúde – 295
27/02/2024

Moro com minha noiva, e, em nosso coração, somos marido e mulher. Vamos nos casar em breve. Pergunto: o fato de vivermos assim impede que recebamos o batismo no Espírito Santo?

Y. C., via internet

R.: O que lhes direi é duro, mas o faço com amor em Cristo. Isso que vocês têm no coração é o resultado de uma mentira diabólica, pois não há como Deus compreender nem aprovar a condição de viverem como se já fossem casados. Essa atitude afronta a vontade expressa do Senhor em Sua Palavra, além de ser um mau testemunho para aqueles que os conhecem. O maior problema é o risco de vocês irem para o lago de fogo e enxofre, caso percam a vida nessa situação (Ef 5.5; 1 Tm 1.8-11). A Palavra é incontestável ao tratar da fornicação, destacando que a Lei, a revelação da vontade do Senhor, destina-se aos obstinados em torcer as Escrituras, a fim de adaptá-las aos seus propósitos egoístas e pecaminosos. Pensem: caso um de vocês decidisse desmanchar o noivado, essa escolha teria a mesma dimensão e o mesmo impacto que um divórcio? Não! Haveria até os que minimizariam o fato, alegando não ter problema, porque vocês nem casados eram. Então, tal situação não vem do Senhor, e sim do deus deste século, que cega o entendimento de quem se recusa a dar ouvidos à Verdade (2 Co 4.4). Arrependam-se agora, separem-se imediatamente e confessem ao Senhor seu pecado. Levem a Palavra a sério, se não quiserem amargar consequências terríveis, contra as quais Ele mesmo adverte aos que relativizam o valor bíblico e espiritual do matrimônio (Hb 13.4). Qual seria a verdadeira razão de ainda não terem se casado, uma vez que até moradia vocês já têm? A falta de condição financeira para dar uma festa? Se fosse esse o motivo, bastaria que se casassem no civil e fizessem a festa se e quando fosse possível. Seja qual for o motivo, vocês não podem continuar imitando o mundo, achando que não há nada de mais nisso (1 Ts 4.3-5; Tg 4.4-10). Depois de reconhecerem seu erro e obedecerem ao Senhor apartando-se do mal, busquem nEle o caminho a trilhar, que obviamente pode incluir o casamento. Uma coisa vocês têm de muito positivo: o interesse e desejo de receberem o batismo no Espírito Santo. Com o arrependimento sincero e a confissão do pecado, estarão habilitados a obter essa promessa maravilhosa do Pai celestial.


Recebi uma folha da Bíblia. Onde diz, nas Escrituras, ser pecado rasgá-las?

S. C., via internet

R.: Não há tal proibição na Bíblia, embora a reverência a ela como Palavra de Deus torne isso óbvio (Jo 17.17; 2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.20,21). As Escrituras Sagradas determinam que nunca e por nenhum motivo se retire algo delas ou se acrescente qualquer coisa a elas (Ap 22.18,19). Em países onde o Evangelho é proibido e os seguidores de Jesus são perseguidos, é comum que eles compartilhem páginas da Palavra para estudo e edificação, pois a posse de uma Bíblia completa é algo raro. Na internet, há vídeos da entrega secreta de exemplares dela em alguns lugares, e o que impressiona são a alegria e a emoção daqueles que a recebem. Que isso nos sirva de exemplo! Devemos vigiar, para que a liberdade religiosa no Brasil jamais deixe de existir, e dar o devido valor às Escrituras em nosso cotidiano, não apenas as honrando, mas também tornando vivos Seus ensinamentos em cada decisão, escolha, palavra e gesto.


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Se um casal tem relações sexuais, mas a parceira não pode gerar filhos, é pecado colher o esperma do homem e o óvulo da esposa, para tentar gerar o filho na barriga de outra mulher?

T. X., sem identificação da cidade

R.: A fecundação in vitro é um recurso da ciência contemporânea, e casais podem recorrer a ela quando não conseguem ter filhos pelas vias naturais. Entretanto, trata-se de um procedimento bastante caro e, muitas vezes, doloroso, além de não oferecer garantia de sucesso. Não é pecado buscar a cura de algum mal na Medicina, mas é importante desenvolver a fé vitoriosa, a confiança bíblica nas promessas do Senhor. Por meio dela, obtemos as bênçãos de que necessitamos e às quais temos direito. Na Bíblia, há exemplos de mulheres estéreis – Sara, Rebeca, Ana, Isabel – que se tornaram mães e deram ao mundo gigantes da fé. O Todo-Poderoso Se inclina dos Céus para ver aqueles que O temem, agindo sobrenaturalmente para tornar a infértil uma alegre mãe de filhos (Sl 113.5-9). Além disso, a barriga de aluguel é proibida por lei, embora exista a barriga solidária, quando não há vantagem de qualquer natureza à mulher que “empresta” o útero. Entretanto, o caso de Sarai e Agar nos leva a pensar. Exorto você a conhecer melhor o Senhor e as Suas promessas. Nesse sentido, meu livro Como tomar posse da bênção lhe será de grande utilidade.


Oro constantemente, mas creio que estou fora de sintonia com o Senhor. Na minha faculdade, tenho tirado notas ruins, mesmo estudando bastante. Enquanto isso, os bêbados, fornicadores e desinteressados obtêm mais sucesso do que eu. Além de cursar a faculdade, trabalho muito e só durmo seis horas por dia. O que estou fazendo de errado?

G. F., Curitiba (PR)

R.: Seria preciso conhecer mais da sua rotina para uma resposta satisfatória. Então, direi o que for possível. Se você ora constantemente, eis a primeira orientação: intensifique sua vida de oração, pois assim ensinou Jesus, ao narrar a parábola do juiz iníquo (Lc 18.1-8). Cabe também indagar: você está pedindo a bênção certa, ou apenas o sucesso nos estudos? O correto é agir como Salomão, pedindo a Deus sabedoria (1 Rs 3.5-14; 4.29-31). Nunca é demais lembrar ser essencial clamar com fé genuína, como adverte Tiago. Do contrário, a oração será em vão (Tg 1.5-7). Quanto ao desempenho escolar e à intensidade do seu trabalho, uma coisa pode afetar a outra, como ocorre por causa da falta de sono adequado. Verifique se o curso escolhido é compatível com seus anseios e planos. Por falar em planos, já perguntou ao Senhor se é do agrado dEle a carreira escolhida? A sabedoria dada por Deus fará você ver as mudanças necessárias, para que o propósito dEle prevaleça e você seja mais do que vencedor em tudo (2 Co 2.14).


Estou casado há dois anos. Antes do meu casamento, eu era convertido, mas minha esposa não. Por isso, comecei a levá-la à igreja. Em um período de oito meses, ela foi comigo aos cultos e até manifestou o desejo de ser batizada. Resolvemos nos casar e, desde então, ela não quis mais ir à igreja. Diz que eu devia me casar com uma pessoa convertida. Como devo agir?

J. D. A., sem identificação da cidade

R.: Agora você percebe que a precipitação é tão perigosa, que a Palavra de Deus a equipara ao pecado (Pv 19.2 – ARA). O fato de sua namorada ter ido à igreja e até desejado se batizar não garantia a conversão dela (Mt 7.21-23). Mesmo que ela tivesse nascido de novo, nem por isso vocês combinariam automaticamente em tudo, como é necessário em um casamento. Faltou, entre outras coisas, você buscar a orientação divina antes de se casar. Faça isso logo, pedindo ao Pai que guie você em ações e palavras, a fim de ganhar a sua esposa para Cristo (2 Tm 2.24-26). Medite em 1 Coríntios 7.10-16, intercedendo por ela. Participe de campanhas na igreja, determinando a salvação da sua família e crendo na promessa das Escrituras (At 16.31). Se agir com fé e sinceridade, o Senhor o conduzirá à vitória (Rm 8.31,32,37).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *