Saudáveis Advertências | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 270
01/01/2022
Carta do Pastor à ovelha – 272
01/03/2022
Medicina e Saúde – 270
01/01/2022
Carta do Pastor à ovelha – 272
01/03/2022

Saudáveis Advertências – 271

Foto: Tom Parsons / Unsplash

Oportunidades gratificantes

Diversos estudos têm demonstrado a importância de receber o suporte emocional de pessoas queridas nas horas difíceis. Mas, agora, os cientistas estão descobrindo os benefícios para a saúde daqueles que oferecem apoio aos necessitados. A sondagem avaliou dados de mais de mil indivíduos, todos saudáveis, com idades de 34 a 84 anos. Cada um dos entrevistados respondeu a um questionário que mediu seu nível de propensão a ajudar o próximo.

Dois anos depois, os participantes retornaram para fazer exames de sangue e avaliar o nível de interleucina-6 (IL-6), um marcador inflamatório associado ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares e câncer. Os pesquisadores descobriram que quem se declarou mais disponível para oferecer apoio emocional a outrem tinha um nível mais baixo de IL-6. Acredita-se que, quando essas pessoas socorrem alguém, elas experimentam oportunidades gratificantes que aliviam o estresse e, consequentemente, reduzem a inflamação. (Élidi Miranda, com informações de UOL)


Foto:  Viktor Forgacs / Unsplash

Desgaste celular

Casos graves de covid-19 estão relacionados a envelhecimento do sistema imunológico. Essa é a conclusão de um estudo realizado por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa, publicada na revista científica Journal of Infectious Diseases, avaliou amostras de sangue de 22 pacientes hospitalizados com a mazela e detectou sinais de que as células de defesa do organismo haviam passado por um processo de exaustão e envelhecimento. Conhecidas como linfócitos T, essas células têm a função de reconhecer proteínas virais e ativar outras capazes de produzir anticorpos. Porém, devido ao desgaste que sofreram em contato com o novo coronavírus, elas perderam a capacidade de provocar essa resposta. A constatação ajuda a explicar a incidência de reinfecção por covid-19 em pessoas que haviam se recuperado de casos graves da doença. (Élidi Miranda, com informações de Agência Brasil)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *