Cultura & Cristianismo
15/06/2023
Carta do Pastor à ovelha – 288
01/07/2023
Cultura & Cristianismo
15/06/2023
Carta do Pastor à ovelha – 288
01/07/2023

Texto oculto

Foto: Academia Austríaca de Ciências

O medievalista Grigory Kessel (foto), da Academia Austríaca de Ciências, descobriu uma porção do evangelho de Mateus em siríaco antigo, um dialeto do aramaico que surgiu no século 1, no Oriente Médio. O texto estava oculto em um pergaminho e fora apagado propositalmente por algum escriba a fim de reaproveitar o material. O escrito, datado do século 3 d.C., foi descoberto com o uso de uma técnica de fotografia chamada fluorescência visível com radiação ultravioleta (UV). A passagem escrita vai de Mateus 11.30 a Mateus 12.26. De acordo com o pesquisador, a tradição cristã siríaca tem várias traduções, feitas ao longo dos séculos, tanto do Novo quanto do Antigo Testamento. No entanto, manuscritos em uma versão tão antiga da língua são raríssimos e evidenciam que o texto bíblico vem sendo preservado por dois milênios. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Para celebrar

Foto: Divulgação / Graça Kids

O novo projeto da Graça Kids, em parceria com a Graça Music, é Kellynha: Datas para guardar no coração. O primeiro lançamento da série, o single Eu te amo, mamãe!, aborda, de forma lúdica e poética, o conceito bíblico de honrar os pais, conforme Deuteronômio 5.16. Nele, a personagem-título demonstra todo o amor, o carinho e toda a admiração que tem por sua mãe.

Inspirada na cantora Kelly Benigno, a personagem é uma menina alegre, que ama servir ao Senhor e semear a Palavra de Deus por onde passa, especialmente por meio de canções. Eu te amo, mamãe! (foto) foi lançado por ocasião do Dia das Mães e está disponível no canal da Graça Kids no YouTube.

Criada há mais de dez anos como um selo da Graça Editorial, a Graça Kids visa contribuir para a formação educacional e espiritual das crianças, promovendo a elas os ensinos das Escrituras Sagradas. (Élidi Miranda, com informações de Graça Kids)


Cientificamente comprovado

Foto: Geurt Mouthaan / Het Kontakt

O médico holandês Dick Kruijthoff (foto) sempre foi cético em relação ao poder da fé para curar doenças. Isso até conhecer o caso de Janneke Vlot, uma mulher cristã que sofria de síndrome dolorosa regional complexa, ou distrofia pós-traumática. Ela experimentou a cura em 2007. Intrigado com a história, Kruijthoff decidiu investigar a existência de outras manifestações similares. O resultado se tornou sua tese de doutorado, apresentada recentemente em uma universidade em Amsterdã. O especialista e mais cinco médicos se debruçaram sobre algumas dezenas de casos de cura a fim de saber se eram verdadeiros. Além de comprovarem a veracidade dos eventos, eles descobriram que a maioria acontece de forma repentina em cultos dominicais, reuniões de oração ou mesmo quando as pessoas estão sozinhas em suas casas. (Élidi Miranda, com informações de Het Kontakt)


Esperança na Palavra

Foto: Timothy Eberly / Unsplash

Os norte-americanos que se engajam regularmente na leitura da Bíblia (foto) são mais propensos a terem esperança do que aqueles que não a leem. É o que revela o State of The Bible 2023 (Estado da Bíblia 2023, em português), levantamento anual encomendado pela Sociedade Bíblica Americana. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram a Escala de Esperança e Perseverança, um instrumento de aferição muito popular no campo da Psicologia. Eles consideraram como engajados com o Texto Sagrado pessoas que dizem ler as Escrituras com frequência e acreditam que a Palavra impacta a vida delas diariamente. Estas tiveram uma pontuação média de 4.1 na escala. Já os não leitores do Texto Santo obtiveram nota bem menor: 3.7, de acordo com o estudo. (Élidi Miranda, com informações de Christian Headlines)


Descansou no Senhor

Foto: Divulgação / In Touch Ministries

O pregador norte-americano Charles Stanley (foto), autor de diversos best-sellers, como A arte de superar problemas (Thomas Nelson Brasil), partiu para a Glória eterna em abril, aos 90 anos, em sua casa. Fundador do In Touch Ministries (Ministérios em Contato, em tradução livre), Stanley era pastor sênior da Primeira Igreja Batista de Atlanta, no estado da Geórgia. Ao longo de seu ministério, o líder, que também era Doutor em Teologia, escreveu dezenas de livros, publicados em diversos idiomas, os quais venderam mais de 10 milhões de cópias. Sempre buscando formas diferentes de espalhar o Evangelho, ele criou seu próprio programa de rádio em 1972 e, posteriormente, passou a atuar também na TV, atingindo milhões de pessoas com a Palavra de Deus. (Élidi Miranda, com informações de Fox News e Christian Broadcasting Network – CBN)


Discurso de ódio?

Um estudante da Faculdade do Condado de Norris (CCM, a sigla em inglês), uma instituição pública de Randolph, no estado de Nova Jersey (EUA), está sendo acusado de praticar crime de ódio por citar versículos bíblicos sobre homossexualidade. Em comunicado à imprensa, a CCM informou que o aluno cristão mencionou, dentro das dependências da instituição, ensinamentos da Bíblia, os quais advertem os homossexuais praticantes de que eles não herdarão o reino de Deus a menos que se arrependam. Ainda de acordo com a universidade, um colega fez a denúncia após ouvir o estudante citar as passagens bíblicas no campus. Como punição, o rapaz, que já havia sido advertido a não citar os versículos, foi suspenso por 11 dias e poderá ser expulso em caso de reincidência. O jovem está processando a instituição. (Élidi Miranda, com informações de Fox News)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://fkm.ui.ac.id/user/
https://diskes.tabanankab.go.id/wp-includes/fonts/slot gacor